sexta-feira, 19 de junho de 2015

O TCU e as pedaladas golpistas

Por Altamiro Borges

A presidenta Dilma Rousseff não terá paz até o final do seu mandato em dezembro de 2018 – isto se conseguir chegar até lá. Apesar dos otimistas de plantão, em especial daqueles que bajulam pelos corredores do Palácio do Planalto, a oposição de direita não vai dar trégua, seja tentando “sangrar” o seu governo ou apostando no impeachment. Neste esforço, o dispositivo partidário composto por PSDB, DEM, PPS e SDS conta com a barulhenta militância da mídia privada, que se comporta como o principal partido golpista e atingiu um ponto de não-retorno. A cada semana, um novo petardo é lançado contra Dilma Rousseff. Nos últimos dias, entrou em campo com estridência o sinistro Tribunal de Contas da União (TCU), hoje dominado por ministros declaradamente de oposição.

O racismo mata nos EUA. E a mídia abafa!

Por Altamiro Borges

Na quarta-feira (17), o jovem branco Dylann Roof, de 21 anos, ingressou na mais antiga igreja de negros em Charleston, no sul dos EUA, e atirou friamente nos fiéis que participavam de um estudo da Bíblia, matando nove pessoas. Um dia depois, ele foi preso e veio à tona a sua repugnante história de racismo e ódio. Em sua página no Facebook, o criminoso posa trajando um uniforme com bandeiras da África do Sul da época do regime de segregação do “Apartheid”. Mais este triste episódio de crime racial, que já virou rotina nos EUA, intensificou o debate na sociedade sobre as causas desta onda de violência. Em seu talk-show na tevê, o humorista Jon Stewart dispensou as suas costumeiras piadas e criticou a cobertura da mídia no massacre da igreja de Charleston.

Boechat detona o "pilantra" Malafaia

O "arregão" Aécio visitará Assange?

Por Altamiro Borges

Julian Assange, criador do WikiLeaks - organização que vazou milhares de documentos confidenciais sobre as ações terroristas dos EUA no planeta -, completou nesta sexta-feira (19) três anos de refúgio na embaixada do Equador em Londres. Perseguido implacavelmente pelo império, alvo de acusações levianas e ameaçado de extradição para a base militar ianque de Guantánamo, o ciberativista padece do asilo político numa pequena sala, cedida humanitariamente pelo governo equatoriano.

Ódio fascista: "Morra Jô Soares"

Por Altamiro Borges

O apresentador Jô Soares, da TV Globo, é o novo alvo da direita debilóide. Uma semana após a sua entrevista com Dilma Rousseff, ele foi ameaçado de morte na porta da sua residência, no bairro nobre de Higienópolis, no centro da capital paulista. Os fascista picharam na rua "Morra Jô Soares". Diante da ameaça, ele não perdeu o senso de humor: "Ainda bem que não marcaram a data". O ódio mortal ao apresentador deriva das suas posições recentes contra as tentativas golpistas de impeachment da presidenta. Ele inclusive já chegou a polemizar, ao vivo, com as próprias "meninas de Jô", famosas pelo oposicionismo raivoso e o catastrofismo militante.

A provocação de Aécio na Venezuela

As novas aventuras da coluna Aécio

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais de sexta-feira (19/6) tratam como saga a barafunda em que se meteram senadores brasileiros que tentavam intervir em problemas internos da Venezuela. Como se sabe, os parlamentares liderados pelo senador Aécio Neves, do PSDB, candidato derrotado à Presidência da República em 2014, voaram até a capital venezuelana mas não puderam sair da região do aeroporto, que foi bloqueada por manifestantes e agentes de trânsito.

Violência: quem lucra, quem morre

Por Celso Vicenzi, no site Outras Palavras:

A violência toma conta das cidades. É o que se ouve, é o que se vê, é o que se lê, cada vez mais, nos principais veículos de comunicação. A tese não é equivocada, apenas é incompleta e mal explicada. Não faltam evidências empíricas, no dia a dia dos brasileiros, para concluí-la verdadeira. Tampouco as pesquisas e os estudos desmentem o que a mídia esforça-se por ampliar: a sensação de insegurança, de viver num cenário de permanente violência.

Os aspectos políticos do ajuste fiscal

Por Gustavo Noronha, no site Brasil Debate:

Quarta-feira, 6 de dezembro de 1995, noite chuvosa no Rio de Janeiro, mais de 100 mil pagantes e cerca de 130 mil presentes para ver a vitória do Flamengo sobre o Independiente na final da Supercopa dos campeões da Libertadores no Maracanã. A vitória foi do escrete rubro-negro, mas quem se sagrou campeão foi o time argentino.

Maioridade: No dos outros é refresco

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A questão sobre a redução da maioridade penal é, na verdade, uma discussão sobre filhos e filhas… dos outros.

A classe média alta, na qual, eu, esquerda caviar de boa qualidade me incluo, demonstra reações diferentes dependendo dos envolvidos na história.

Sabemos que é mais fácil uma pessoa que foi acusada de roubar um xampu, um litro de leite ou meia dúzia de coxinhas ir amargar uma temporada no xilindró do que um rico que atropelou e matou passar uma temporada fora de circulação.

Lobão desiste de derrubar Dilma e Lula

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Quer rir um pouco nestes dias tão tensos?

Bem, é só se debruçar sobre o Conclave de Oslo, uma reunião que a extrema direita tenta, desesperadamente, colocar de pé.

Por trás dela estão os suspeitos de sempre: Olavo de Carvalho, Lobão e Gentili. Entre os coadjuvantes estão figuras como o ex-cantor e eterno analfabeto político Ciro Pessoa e o jornalista Claudio Tognolli, que a cada 15 dias anuncia ter bombas que vão sacudir a política nacional.

O vexame de Aécio e Cia. em Caracas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Que vexame! E o que se poderia esperar de uma excursão promovida por oito senadores brasileiros a Caracas para apoiar a oposição venezuelana que quer porque quer derrubar o presidente eleito Nicolás Maduro? O que a excursão promovida por Aécio e Cia. nas asas de um avião da FAB foi fazer lá?

Um juiz a serviço da Globo e do PSDB

Por Emanuel Cancella, no site Carta Maior:

A esposa do juiz Sérgio Moro, que está à frente da Operação Lava Jato, advoga para o PSDB do Paraná e para multinacionais de petróleo. A denúncia foi publicada no Wikleaks.

O fato já seria suficiente para inviabilizar a participação do juiz Moro no processo que apura a corrupção na Petrobrás (Operação Lava Jato). O Código de Processo Civil, em seu artigo 134, manda arguir o impedimento e a suspeição do juiz: “ IV- Quando nele estiver como advogado da parte o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consanguínio ou afim, em linha reta: ou na linha colateral até o segundo grau”.

A palhaçada dos senadores na Venezuela

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Não surpreende que figuras como Aécio Neves, Aloisio Nunes Ferreira e Ronaldo Caiado, que exalam ódio e intolerância por todos os poros e defendem abertamente o golpe contra o mandato constitucional da presidenta Dilma, não tenham a menor noção de uma regra básica da diplomacia, que é o princípio da não ingerência em assuntos internos de outros países.