quarta-feira, 10 de junho de 2015

Congresso do PT e o legado de Dilma

Por Altamiro Borges

Após muita especulação da mídia, a presidenta Dilma Rousseff confirmou que participará do 5º Congresso Nacional do PT, que ocorre em Salvador (BA) de 11 a 13 de junho. A decisão é sábia, já que cresce o descontentamento na base petista sobre os rumos do governo neste segundo mandato. Além das críticas à ausência do enfrentamento político – o que mostra que a tal “batalha da comunicação” proposta em janeiro pelo Palácio do Planalto ainda não foi deflagrada –, há também fortes temores sobre o impacto das medidas de ajuste fiscal adotadas sob o tacão do ministro ortodoxo Joaquim Levy. Os dados mais recentes da economia são preocupantes e podem corroer ainda mais a popularidade da presidenta Dilma Rousseff e prejudicar os projetos eleitorais do PT.

"Malafeia devia se casar com Feliciano"

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o milionário "pastor" Silas Malafaia protagonizou mais um episódio patético de homofobia explícita. Enraivecido, ele propôs uma campanha de boicote aos cosméticos da empresa O Boticário, que produziu um comercial para o Dia dos Namorados incluindo casais gays. A campanha, porém, não empolgou os fiéis, virou motivo de chacota nas redes sociais e até gerou um pequeno desentendimento entre ele e o também "pastor" e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP). Vale conferir a notinha publicada nesta segunda-feira (8) no site de entretenimento F5, da Folha:  

Eduardo Cunha é refém da mídia

Por Altamiro Borges

A revista "Veja" até já implorou aos seus leitores para esquecerem o passado de Eduardo Cunha, o atual presidente da Câmara dos Deputados. Afinal, argumentou, o "peemedebista rebelde" é hoje o maior entrave ao governo Dilma e ao "lulopetismo". O restante da mídia também evita dar destaque para a extensa ficha corrida do lobista. Como gratidão, Eduardo Cunha tem feito reiteradas declarações em defesa da "sagrada" liberdade de imprensa. Logo que assumiu o comando da Câmara, ele jurou que o debate sobre a regulação da mídia "só passa sobre o meu cadáver". No domingo (7), Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, ele interrompeu seu passeio por Moscou para reafirmar que segue como refém dos barões da mídia.

EUA ampliaram vigilância na internet

Por Altamiro Borges

E ainda tem otário que considera os EUA a "pátria da democracia" e saia às ruas carregando faixas em inglês para rosnar pelo impeachment da presidenta Dilma. Na semana passada, o jornal "New York Times" e a organização "ProPublica" divulgaram novos documentos que comprovam que o governo ianque ampliou a vigilância na internet nos últimos anos. A desculpa utilizada agora é o da defesa de informações contra hackers estrangeiros; antes, era o fantasma do terrorismo. O resultado concreto é que milhões de cidadãos tiveram suas vidas monitoradas pelos serviços de "inteligência" do império. As liberdades individuais e a privacidade seguem sendo bens em extinção nos EUA.

A mídia e o playboy que esfaqueia

Da coluna "Notas Vermelhas", no site Vermelho:

Um personagem tem 28 anos, é alto, forte, e conta oito passagens pela polícia por lesão corporal, invasão de domicilio e constrangimento ilegal, sendo conhecido por seu temperamento violento. No último sábado (6), na Gávea (RJ), portando um saca-rolha, ele perfurou três vezes o peito de Ana Carolina Romeiro, 21 anos, que está desde então em uma UTI, lutando pela vida. O noivo da moça, Gabriel Silva, que tentou defendê-la do ataque, teve a orelha decepada pelo agressor, e também está internado.