sexta-feira, 8 de maio de 2015

Site G1, da Globo, desmente O Globo

Do site do Instituto Lula:

O site de notícias G1, das Organizações Globo, ouviu Andrés Danza, um dos autores do livro “Una oveja negra al poder”, sobre o ex-presidente do Uruguai, José Mujica. O autor desmentiu qualquer tipo de “confissão” sobre o mensalão e portanto negou a manchete publicada hoje por O Globo.

O autor foi perguntado sobre matéria do e respondeu que Lula e Mujica não estavam conversando sobre o mensalão quando Lula se referiu a conviver com chantagens como “a única forma de governar o Brasil”.

Mujica, O Globo e o “chupa petralhas!”

Por Pablo Villaça, no blog Limpinho e Cheiroso:

Algo havia acontecido. De repente, dezenas de tuites, comentários no Facebook e mesmo mensagens inbox chegavam trazendo o grito de guerra da neodireita. Havia algo errado. Além, claro, do erro na concordância verbal e da falta de vírgula e de argumentos.

Curioso, fui diretamente ao UOL, pois se há um lugar que é repositório constante de retórica reacionária, é este portal. Eu poderia ter ido ao site daVeja, mas a Vigilância Sanitária barrou o acesso a este título aqui em meu escritório.

Em dez segundos, a causa da gritaria: “Lula confessou a Mujica que sabia do ‘mensalão’”.

Lula, Mujica e o jogo sujo de O Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Trechos do novo livro sobre Mujica, escrito por dois jornalistas uruguaios, que o Globo tenta converter em factóide político contra Lula:

*****

“Lula teve que enfrentar um dos maiores escândalos da História recente do Brasil: o mensalão, uma mensalidade paga a alguns parlamentares para que aprovassem os projetos mais importantes do Poder Executivo. Compra de votos, um dos mecanismos mais velhos da política. Até José Dirceu, um dos principais assessores de Lula, acabou sendo processado pelo caso.

Uma triste notícia para o trabalhador

Por Umberto Martins, no site da CTB:

A aprovação da MP 665 pela Câmara Federal foi mais uma triste notícia para a classe trabalhadora brasileira, que vem no rastro de outro golpe (ainda pior), a terceirização generalizada do PL 4330, também aprovado pela mesma Casa. A medida governamental retira de milhões de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, sobretudo jovens, o direito ao seguro desemprego, enquanto a economia ingressa num ambiente de recessão e multiplicam-se as notícias de demissões em massa na indústria.

A frente conservadora contra Fachin

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Qualquer operador de direito minimamente informado sabe que, antes da Constituição, procuradores tinham autorização para advogar. Não se trava de um vácuo na legislação, mas de autorização expressa para advogar.

Apenas com a nova Constituição proibiu-se essa advocacia, mesmo assim para os novos procuradores que entravam, não para os anteriores.

A Petrobras e a disputa do pré-sal

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Os jornais voltam a anunciar que se discute, dentro e fora do governo, o fim da atuação da Petrobras como operadora exclusiva do pré-sal, com fatia mínima de 30%.

Alegam, entre outras coisas, seus adversários que seria inviável para a Petrobras continuar a explorar o petróleo do pré-sal com a baixa cotação atual do barril no mercado global, quando a produção oriunda dessa área cresceu 70% em março e se aproxima de 500 mil barris por dia.

70 anos da gloriosa vitória de um ideal

Editorial do site Vermelho:

Corria a madrugada do dia 9 de maio pelo horário de Moscou, ainda dia 08 de maio em Berlim e na maior parte da Europa.

A capital da Alemanha estava em destroços. No prédio da administração militar soviética em Berlim, encontravam-se reunidos representantes franceses, americanos e o Marechal do Exército Vermelho Gueorgui Konstantinovitch Jukov.

Mídia abafa Zelotes e protege ricaços

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Marco Weissheimer, no blog Escrevinhador:

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), relator da subcomissão da Câmara dos Deputados que acompanha as investigações da Operação Zelotes, está cogitando a possibilidade de solicitar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que acompanhe os desdobramentos do caso para evitar uma “operação abafa” sobre a operação que envolve grandes empresas nacionais e multinacionais. Pimenta reuniu-se nesta terça-feira, em Brasília, com o Procurador da República Frederico Paiva, que lidera a equipe que atua no caso.

O deputado da bala que ameaçou Jandira

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Alberto Fraga, deputado do DEM que disse que Jandira Feghalli deveria “apanhar como homem” foi poupado, no noticiário, de seu currículo “pacifista”.

O Globo o divulgou:

“Fraga, ex-policial, foi o deputado mais votado no DF. Ele é réu em ação de improbidade, em ação penal por peculato, é investigado por crime previsto na Lei de Licitações e já foi condenado por porte ilegal de armas. O deputado já exerceu o cargo na Câmara, ocasião em que foi acusado de remunerar a empregada com recursos da Casa. No exercício da atividade policial, foi acusado de homicídio”.

Dilma defende Jandira e ataca machismo

Da revista Fórum:

A presidenta Dilma Rousseff manifestou solidariedade à deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que foi alvo de agressões dos também deputados Alberto Fraga (DEM-DF) e Roberto Freire (PPS-SP). Nas redes sociais, Dilma criticou o preconceito que as parlamentares ainda precisam enfrentar para exercerem suas atividades.

O jornalismo do “jornalista” da Globo

Por Nirlando Beirão, na revista CartaCapital:

O problema do jornalismo da Globo começa com aquele “jornalista” que Roberto Marinho tanto insistia em apor à sua condição inequívoca, categórica e bastante autoritária de patrão.

Jornalista ele pode ter sido, sim, lá nos primórdios bicudos do século XX, mas, quando o doutor Roberto se firmou depois como operoso empresário, transitando alegremente na avenida de mão dupla aberta pelos interesses convergentes das Organizações Globo e do regime fardado, jornalista ele deixou de ser. Por mais que reivindicasse a mítica insígnia e a usasse abusivamente para constranger seus subordinados, o “jornalista” faleceu no momento em que passou a traficar a notícia em favor de suas finanças pessoais.