sábado, 25 de abril de 2015

O tucano Anastasia escapou da PF?

Por Altamiro Borges

Já está virando motivo de piada. Nenhum tucano é julgado, condenado ou preso no Brasil! Dá até para desconfiar das instituições do Estado – verdadeiros aparatos de hegemonia da direita. Ministério Público, Polícia Federal e o próprio STF mais se parecem com biombos do PSDB, que deixou o poder faz 12 anos, mas mantém forte influência sobre estes órgãos. Na semana passada, mais um fato cômico confirmou esta hipótese. A Polícia Federal informou que ainda não conseguiu ouvir o funcionário do doleiro Alberto Youssef, que relatou ter entregado pessoalmente uma mala com R$ 1 milhão ao senador Antonio Anastasia, ex-governador de Minas Gerais e filhote do cambaleante Aécio Neves.

Ex-chefão do FMI é preso por corrupção

Por Altamiro Borges

Na semana passada, a polícia espanhola deteve por oito horas o ex-chefão do Fundo Monetário Internacional, Rodrigo Rato. A mídia colonizada, com seu complexo de vira-lata, evitou dar destaque ao assunto para não prejudicar a imagem do sacrossanto FMI. O porta-voz dos banqueiros, que também foi vice-premiê do governo direitista de José Aznar (PP), teve sua prisão temporária decretada a pedido da Agência Tributária da Espanha. Sua casa em Madri foi vasculhada pela polícia, que apreendeu quatro caixas de documentos. Rodrigo Rato é acusado de sonegação fiscal, ocultação de bens e lavagem de dinheiro.

Globo mata e pede desculpas. Patético!

Por Altamiro Borges

A retrospectiva da TV Globo sobre os seus 50 anos de existência é patética! Lembra o assassino que mata e depois pede, candidamente, desculpa pelo crime cometido! Na terça-feira (21), no segundo capítulo da série comemorativa do ‘Jornal Nacional’, a emissora admitiu pela primeira vez que “errou” na cobertura da campanha das Diretas-Já, que teve papel decisivo para o fim da ditadura. Já na noite seguinte, o famoso ‘JN’ fez um mea-culpa sobre a edição criminosa do debate entre Lula e Collor nas eleições de 1989. No ano passado, a famiglia Marinho – proprietária do império global – também havia feito uma autocrítica matreira sobre a sua participação no golpe militar de 1964. A sociedade, vítima destas e de tantas outras manipulações, absolverá a criminosa Rede Globo?

#2BlogProgSP: mídia e direitos humanos


Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“Os blogueiros têm desempenhado um papel fundamental na construção de uma outra narrativa e de uma outra interpretação do Brasil, diferente do que predomina nos grandes meios de comunicação”, afirmou Emiliano José, nesta sexta-feira (24), durante a abertura do II Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais de São Paulo.

Mídia nega os direitos humanos

Foto: Roberto Parizotti
Por Walber Pinto e Érica Aragão, na site da CUT:

“Eu acho que estamos diante de uma mídia no mundo e principalmente no Brasil que é exatamente uma negação dos direitos humanos. Para que seja um direito humano você tem que dar liberdade de expressão para todos”, disse Altamiro Borges na mesa de abertura no 2º Encontro Estadual de Blogueiros e Ativistas Digitais em São Paulo.

Participaram da mesa o Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério da Comunicação, Emiliano José, Simão Pedro, Secretário Municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo, Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos Barão de Itararé, e Aparecido Araujo, coordenador do evento. O tema discutido no encontro foi “A comunicação como Direito Humano”.

O poder paralelo de Cunha e Gilmar

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Cada vez que acompanho pela televisão entrevistas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e do ministro Gilmar Mendes, do STF, custo a acreditar no que vejo e ouço. As palavras simplesmente não combinam com a expressão dos rostos, como se eles próprios não acreditassem no que falam e pensem que do outro lado da tela só existam idiotas.

O direito vazio de Pizzolato

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O retorno de Henrique Pizzolato não é uma decisão proveitosa para o Brasil nem para os brasileiros. Os leitores desse espaço sabem qual é minha opinião sobre o caso. Estou convencido de que o STF condenou Pizzolato a 12 anos e sete meses de prisão sem dispor de provas consistentes, no conhecido ambiente de perseguição e espetáculo que marcou o julgamento da AP 470.

Atos descomemoram 50 anos da Globo

Do site do FNDC:

A Rede Globo completa 50 anos no próximo domingo e a data não vai passar em branco para os movimentos sociais. Diversos atos para descomemorar este meio século de atuação de um dos maiores monopólios midiáticos do mundo estão sendo convocados em vários estados e no Distrito Federal. Cerca de 150 entidades haviam assinado o manifesto "50 anos da TV Globo: vamos descomemorar!" até o início da tarde desta sexta-feira (24/4).

HSBC: Narco mexicano e sonegação nativa

Por Dario Pignotti, no site Carta Maior:

Afundado. As autoridades do Banco HSBC analisam a possibilidade de vender seus ativos no Brasil, desvalorizados por um escândalo de 7 bilhões de dólares, dinheiro supostamente lavado em contas do banco na Suíça, oriundo de subornos, sonegação fiscal e do narcotráfico, investigados pelo governo da presidenta Dilma Rousseff e uma comissão parlamentar criada apesar do boicote da oposição. Curiosamente, a rede de notícias e (des)informação Globo dedica pouco espaço às manobras do HSBC, definidas como "a mãe de todos os escândalos de corrupção" pelo senador Randolfe Rodrigues.

A versão da Globo sobre a ditadura

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Não sei por que, ao ler a entrevista dos irmãos Marinhos no Valor me vieram à cabeça os Globo boys – Merval, Noblat etc.

Quer dizer: sei sim.

É que, no ano passado, quando Lula concedeu uma entrevista a blogueiros, os Globo boys responderam com pedras.

Globo-50 anos: Domingão do Povão

Globo: 50 anos de ataques à democracia

Por Joanne Mota, no site Vermelho:

"Hoje, a Globo que determina o que as pessoas vão conversar, de forma quase monopolista, sem que haja qualquer tipo de alternativa a esse debate. Com uma política editorial de manipulação contra os interesses populares, sempre a favor das elites.", disparou Laurindo Lalo Leal Filho, professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e apresentador do programa VerTV, exibido pela TV Brasil, ao comentar os 50 anos da Rede Globo no Brasil.

Lula já se prepara para 2018

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Todo mundo pensa que Getúlio se lançou candidato em 50 na famosa reportagem de Samuel Wainer, no Carnaval de 1949.

Meses antes, porém, ele já havia feito isso, numa reportagem de Rubens Vidal e fotografias de Flávio Damm, na “Revista do Globo” (nada a ver com as Organizações Globo).

O título não deixa dúvidas: “A longa viagem de volta”

E que diria vovô Tancredo?

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Aécio Neves, hoje senador (PSDB-MG), não era nascido quando seu avô, Tancredo Neves, figura proeminente do velho e pacífico PSD mineiro, era fustigado implacavelmente no Congresso pelos agressivos integrantes da chamada Banda de Música da UDN. Essas agressões dos udenistas, como o tempo provou, faziam parte da tentativa de alcançar o poder a qualquer preço e, por fim, chegar à transgressão.

Transgressão: por insuficiência de votos os udenistas batiam às portas dos quartéis para incentivar os generais a interromper o processo democrático. Foram, por isso, chamados de vivandeiras. O tempo era outro.

A alta velocidade da política brasileira

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A Petrobrás voltou a explodir nas bolsas. Desta vez, ao que parece, com firmeza, porque o mercado incorporou o novo balanço da estatal.

Um balanço que se mostrou ultraconservador, como o momento exigia, estimando ao máximo as perdas, tanto com as mudanças cambiais e no preço do petróleo, quanto em relação aos desvios.