quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Coletiva dos blogueiros com Stedile

Lula visita Escola Florestan Fernandes

Grécia assusta a oligarquia financeira

Por Altamiro Borges

As eleições na Grécia, que ocorrem neste domingo (25), agitam a Europa e aterrorizam a oligarquia financeira mundial. Pesquisa divulgada nesta semana indica que a Syriza – organização que se propõe a cancelar as medidas de austeridade fiscal impostas pela famigerada “troika” (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e União Europeia) – ampliou sua vantagem na disputa. A “coligação da esquerda radical” surge com 33,1% das intenções de voto. Já a “Nova Democracia”, partido do atual premiê Antonis Samaras, tem 28,5% da preferencia do eleitorado. Diante do risco da derrota, os banqueiros e a sua mídia venal tentam espalhar o medo, afirmando que a Europa entrará em colapso total.

Lula move ação contra jornalista do UOL

Por Altamiro Borges

O ex-presidente Lula é um dos principais alvos das calúnias e intrigas que infestam a mídia privada e são replicadas nas redes sociais. Mas, pelo jeito, ele se cansou de tanta patifaria. Nesta segunda-feira (19), a sua assessoria jurídica ingressou com uma interpelação criminal contra o jornalista Leandro Mazzini, que publicou em sua “Coluna Esplanada”, no UOL – do mesmo império midiático que edita a Folha –, a falsa e macabra notícia sobre um câncer no pâncreas do líder petista. A ação judicial foi protocolada no Fórum Criminal de São Paulo com base no artigo 144 do Código Penal. Ela visa obter esclarecimentos e serve como medida preparatória para uma eventual ação penal contra o jornalista e o próprio site.

A cerveja e a democracia

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Nunca um país dependeu tanto de um produto como o Brasil dependerá, neste duro ano de 2015, da cerveja.

Calor insuportável, falta d’água, aumento de impostos e juros, mídia mais histérica que nunca, obras de infra-estrutura perdendo ritmo, Petrobrás sob fortíssimo ataque especulativo, governo calado, presidenta calada, comunicação pública desastrosa.

Terrorismo político, econômico, midiático e governamental, 24 horas por dia!

Falta energia e falta de vergonha

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

É inacreditável. Os cortes de energia ocorridos nos últimos dias têm sido usados por economistas e observadores ligados a oposição para sua revanche diante dos benefícios obtidos pela população mais pobre nos últimos anos e para tentar desgastar o governo.

O argumento é sentimental: dizer que ocorreu uma grande ampliação do consumo, em particular de eletro-domésticos, mas lamentar em tom lacrimoso que não houve um aumento correspondente na oferta de energia.

Cunha e a marcha da insensatez da mídia

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O ano não promete ser fácil.

Na política econômica, o pacote de maldades do Ministro da Fazenda Joaquim Levy impactará a atividade econômica e o emprego. O realinhamento de tarifas afetará os preços. Quando vier para valer, a falta de água em São Paulo, criará um clima insuportável. A Lava Jato manterá elevada a temperatura política e afetará a produção industrial e as obras de infraestrutura.

Golpes de Estado de ontem e de hoje

Por Kjeld Jakobsen, na revista Teoria e Debate:

Em um momento crítico da Guerra Fria entre as décadas de 1950 e 1970, quando muitos países do Terceiro Mundo lutavam por sua independência política e outros que já a possuíam buscavam um novo modelo de desenvolvimento econômico e social, as grandes potências defendiam seus interesses imperialistas e colonialistas por meio da promoção de golpes militares para derrocar governantes progressistas ou de esquerda. Esses interesses eram principalmente a preservação do seu espaço geopolítico diante da expansão das experiências socialistas no período pós-Segunda Guerra e a manutenção de suas empresas multinacionais.

Regulação da mídia: batalha do passado?

Por Valter Pomar, em seu blog:

Hélio Schwartsman, colunista da Folha de S.Paulo, acha (ver texto dele ao final) que o Partido dos Trabalhadores tem uma semelhança com o velho Estado-Maior francês.

A imagem é divertida, mas inaplicável para o caso.

No que toca a comunicação, o PT não deve ser acusado de estar "uma guerra atrasado".

A acusação realmente cabível seria outra: estar "atrasado para uma guerra".

Youssef e as propinas nos trens de SP

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

A força-tarefa que investiga a Operação Lava Jato encontrou movimentações financeiras em nome da multinacional canadense Bombardier nas contas usadas pelo doleiro Alberto Youssef na Suíça. É mais uma peça no quebra-cabeças de indícios e provas que o Ministério Público paulista tem de montar sobre o esquema de corrupção no Metrô, chamado pomposamente de cartel pela imprensa tucana, onde empresas combinavam preços nas licitações e pagavam propinas a autoridades do governo tucano de São Paulo nas gestões de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin.

A ilusão da diversidade em Hollywood

Por Dandara Lima, no site da UJS:

A 87ª cerimônia do Oscar, que acontece no dia 22 de fevereiro, celebrará os verdadeiros donos da indústria do entretenimento estadunidense: o homem branco.

Apesar dos tímidos avanços da última edição e da escolha de Cheryl Boone Isaacs como primeira mulher negra a presidir a organização, o Oscar ainda não está disposto a contestar a hegemonia branca masculina.

Mídia e a liberdade de expressão

Por Roberto Amaral, na revista CartaCapital:

Em conversa com jornalistas durante o voo entre o Siri Lanka e as Filipinas, em seu recente périplo pelo Oriente Médio, o Papa Francisco defendeu a existência de limites à liberdade de expressão: "Quanto à liberdade de expressão, todos têm direito de se pronunciar, mas sem ofender. Há um limite, toda religião tem sua dignidade e não pode ser entregue à chacota". O Papa referia-se às sátiras do Charlie Hebdo, mas é evidente que defendia uma tese: todos - religiões e cidadãos - têm direito a que sua dignidade não seja maculada. Esta é, aliás, também, a voz do Estado de direito democrático.

A recessão vai 'curar' o Brasil?

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

O segundo governo Dilma começou há 21 dias.

Há vinte, ele se dedica integralmente ao propósito de convencer os mercados (financeiros) e o setor produtivo de que o Brasil tem futuro.

Dito assim parece trivial.

Porque Dilma preferiu a Bolívia a Davos

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Uma das tolices que estão sendo propagadas pelos suspeitos de sempre é que Dilma cometeu um desatino ao optar por ir à posse de Evo na Bolívia e não a mais uma edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

As críticas derivam de duas coisas. Uma é o preconceito em relação à Bolívia e Evo. Não há nada que se possa fazer a respeito. Augusto Nunes, o Brad Pitt de Taquaritinga, chama Evo de “Llama de Franja”, e presume que está sendo espirituoso.