sábado, 10 de janeiro de 2015

Anastasia e o “lava-jato” de Aécio

Por Altamiro Borges

Em mais um vazamento ilegal da Operação Lava-Jato, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi acusado nesta semana de ter recebido grana do esquema de corrupção na Petrobras. Segundo reportagem da Folha, "no depoimento de 18 de novembro passado, o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, disse que entregou R$ 1 milhão ao então candidato a governador a mando do doleiro Alberto Youssef em 2010". A denúncia caiu como bomba no ninho tucano. De imediato, o cambaleante Aécio Neves tentou lavar a imagem da sua criatura. O mesmo leviano e bravateiro que utilizou outros vazamentos ilegais para acusar a presidenta Dilma de ter sido reeleita graças "a uma organização criminosa", agora corre para salvar o seu correligionário mineiro. Haja cinismo!

Governador tucano será cassado no Pará?

Por Altamiro Borges

O PSDB encolheu na disputa para os governos estaduais – caiu de oito eleitos em 2010 para cinco em 2014 – e ainda pode perder mais um governador. Após analisar mais de 20 ações contra 50 candidatos acusados de irregularidades no pleito de outubro, a Procuradoria Regional Eleitoral do Pará concluiu que Simão Jatene, reeleito no Estado, cometeu vários crimes e solicitou a sua cassação. O pedido foi feito pelo procurador Alan Rogério Mansur e lista inúmeras irregularidades: abuso de poder político e econômico, compra de votos e prática de condutas proibidas a agentes públicos durante as eleições.

Pimentel subsidiará as rádios de Aécio?

Por Altamiro Borges

Faltando apenas oito dias para deixar o poder em Minas Gerais, os tucanos que governaram o Estado por 12 anos finalmente divulgaram os dados relativos à publicidade oficial. Mesmo assim, malandros, eles só publicaram os gastos com os anúncios institucionais, excluindo o montante – bem maior – da publicidade das empresas estatais. Os números indicam que o governo mineiro não foi generoso com Aécio Neves apenas na construção do aeroporto na fazenda do seu titio-avô, em Cláudio. Entre 2003 e 2011, o Estado repassou mais de R$ 1,1 milhão às três emissoras de rádio e ao jornal da família do cambaleante tucano. Andrea Neves, irmã do ex-governador, gerenciou diretamente as "doações"!

A lógica que há por trás dos atentados

Por Martín Granovsky, do jornal argentino Pagina12, no site Carta Maior:

É óbvio que o direito de matar não existe. É óbvio que o direito ao humor existe.

É óbvio que a liberdade de expressão é um dos direitos individuais e coletivos mais apreciados.

É óbvio que nem sequer o sentimento de ter recebido a pior ofensa pode desembocar em assassinato.

É óbvio que não é momento para comparações, porque cada morte é absoluta em si mesma e quem fizer um ranking corre o risco de acabar justificando a matança, como aconteceu no 11 de setembro de 2001, quando poucos no mundo acreditaram que era de esquerda relativizar a gravidade do ataque às Torres Gêmeas.

O que deve mudar na comunicação?

Do site do FNDC:

Em entrevista ao programa “Com a Palavra”, da Rádio Câmara, nesta terça-feira (6), a secretária-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli, falou sobre a retomada do debate acerca da regulação democrática das comunicações no país. O compromisso foi assumido pelo novo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. Renata ainda comentou a iniciativa das organizações da sociedade civil para promover o direito à comunicação no país, a partir do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática. Para ouvir o áudio, clique aqui. A íntegra da entrevista também pode ser conferida no texto a seguir:

Inflação e a “bola fora” dos urubólogos

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Saiu o índice de inflação do IBGE para dezembro, com a alta que se esperava: 0,78%.

Alto, mas menor do que o registrado em 2013: 0,92%.

Com isso, o teto da meta de inflação, esta “linha sagrada” de nossos economistas e comentaristas econômicos neoliberais – a turma do “tripé macroeconômico” – foi respeitada pelo 11° ano consecutivo.

Provocação da PM contra protesto em SP

Por Rodrigo Gomes, na Rede Brasil Atual:

O primeiro ato contra o reajuste das tarifas do transporte público na capital paulista – que entrou em vigor na última terça (6) – terminou sob forte repressão policial, na noite de ontem (9). Com bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e cassetetes, a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) atacou as cerca de oito mil pessoas que participavam do ato público, em ruas da região central da capital.

Conflito da água em banho-maria

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

No ambiente tenso de Brasília, onde, na semana passada, o segundo escalão buscava seu lugar após a definição do ministério, Vicente Andreu tinha direito a uma situação diferente. Diretor-presidente da ANA (Agência Nacional das Águas), ele tem mandato assegurado até 2018.

Mas a tranquilidade na rotina de Andreu, 57 anos de idade, casado, pai de Lara, se encerra nesta segunda-feira, com seu retorno à Capital Federal após o descanso de fim-de-ano. Num país que enfrenta aquela que está se transformando na pior crise hídrica de sua história, afetando o consumo das famílias não apenas no Nordeste, mas também em São Paulo - sem falar nas usinas hidroelétricas, cada vez mais atingidas pela estiagem -. ele estará no centro de um debate que, a julgar pelos boletins metereológicos, não deve terminar tão cedo. Apesar das chuvas de dezembro, que tanto a ânimo despertaram em São Paulo, os números do sistema Cantareira seguem muito baixos - em janeiro de 2015, a marca de quinta-feira, 8, já era pior que a do mesmo período em janeiro de 2014.

Os novos tempos no Maranhão

Por Theófilo Rodrigues, no blog O Cafezinho:

Em tempos em que governadores aprovam pensões vitalícias para eles próprios, usam helicópteros e jatinhos para viagens particulares periódicas, aumentam seus salários e nomeiam assessores e motoristas que os servirão pelo resto da vida, dá um pingo de esperança ver o que o novo governador do Maranhão está fazendo.

PM reprime manifestação em SP

Por Wanderley Preite Sobrinho, na revista CartaCapital:

Ao contrário das manifestações que encerraram o levante pelo passe livre em 2013, quando a Polícia Militar baixou a guarda diante da adesão popular, o protesto contra o aumento da passagem nesta sexta-feira 9 em São Paulo terminou em repressão. Um pelotão de 800 homens, incluindo 110 da Tropa do Braço (com treinamento em artes marciais), não suportou a provocação de um pequeno grupo de Black Blocs e decidiu por fim à toda manifestação faltando 200 metros para que ela terminasse na região da Avenida Paulista.

A sórdida campanha dos Marinho

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Como descrevemos neste post, no Reino Unido qualquer leitor, ouvinte ou telespectador pode reclamar do conteúdo de jornais, revistas, emissoras de rádio ou TV a entidades independentes, reguladoras da mídia.

Elas abrem investigações e têm o poder de exigir retratações com o mesmo destaque, no mesmo espaço, se decidirem que os meios manipularam, distorceram, omitiram ou divulgaram informações de forma desequilibrada.

É direito de resposta na veia.