domingo, 29 de novembro de 2015

O manifesto da frente antifascista

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Demorou, mas, finalmente, surgiu iniciativa de peso contra o surto fascista que se abateu sobre o Brasil. Esse processo de fascistização da sociedade brasileira já saiu de controle. As pessoas estão tendo que esconder suas ideias políticas por medo de descontrolados e que não hesitam em agredir verbal ou fisicamente quem pensa diferente deles.

No Congresso Nacional, o fascismo avança através de uma pauta conservadora que investe contra os direitos das minorias; no Judiciário, garantias constitucionais são “relativizadas” em prol de um pseudo “combate à corrupção”.

É nesse momento obscuro que quase uma centena de juristas, advogados, professores universitários, juízes de Direito, políticos, empresários, jornalistas, cientistas políticos, membros do Ministério Público, entre outros, estão propondo à sociedade a criação da Frente Antifascista pelas Liberdades Democráticas.

Segundo um dos pensadores da entidade, João Ricardo Wanderley Dornelles, Professor de Direito da PUC-Rio; Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, a partir do ano que vem a Frente promoverá Jornadas Permanentes Antifascistas por todo o país.

Haverá atos públicos, seminários, eventos artísticos incorporando partidos políticos, intelectuais, movimentos sociais como o MST, entidades como a OAB, enfim, haverá um levante em todas as frentes contra o surto fascista que se abateu sobre o país.

Destaco alguns pontos do manifesto que resumem a iniciativa.

“A ideia do presente manifesto é, em primeiro lugar, entender as atuais manifestações de ódio e intolerância e, num segundo momento, identificar a dimensão e as consequências desse modo de agir, para, ao final, manifestar-se contra estas práticas perniciosas e fascistas, as quais corroem as relações sociais”

*

“O Brasil tem vivido nos últimos anos, em especial desde meados de 2013, um acelerado processo de polarização política e ideológica em que as históricas características autoritárias e antidemocráticas de elitismo e exclusão passam a ser bandeiras desfraldadas por segmentos ultraconservadores da sociedade brasileira”

*

“Quando se fala de direita no Brasil não significa que ela não existisse ou que estivesse escondida, antes de 2013. Na era neoliberal, a direita brasileira está representada nos meios de comunicação e nas instituições políticas. A novidade, a partir de 2013, é a consolidação de um segmento de extrema direita nas classes médias, defendendo propostas fascistas de forma aberta, sem ter vergonha de suas posições retrógradas e assumindo uma postura quase caricata.”

*

“O avanço das forças de direita, especialmente da ultradireita, exige a criação de organizações de defesa dos direitos humanos em sua plenitude (direitos civis e políticos; direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais), dos espaços de liberdades democráticas e da ampliação dos direitos de todos os setores oprimidos, explorados ou excluídos da sociedade, garantindo as práticas democráticas, a democratização da informação, e a justiça social”

*

“Portanto, diante de todas estas inúmeras práticas fascistas que corroem as atuais relações sociais cotidianas, é fundamental a criação de uma Frente Antifascista que garanta as Liberdades Democráticas com o firme propósito de congregar a diversidade dos segmentos sociais, das entidades, dos cidadãos e instituições que lutam por uma sociedade mais solidária, igualitária, democrática, fundada nos princípios de direitos humanos, respeito e reconhecimento da alteridade, da diversidade e da pluralidade sociocultural”


*****

Este blogueiro teve a honra de ter contribuído para os debates sobre a criação da Frente Antifascista em um grupo do Whats App integrado por pensadores de grande estatura intelectual e moral, e de ser um dos primeiros signatários desse manifesto.

Esse é um movimento que tende a crescer. Fermenta na sociedade um clamor contra a prática de grupos políticos obscuros de tentarem cercear a liberdade de expressão e de pensamento político-ideológico através da opressão nas ruas, no seio das famílias, no ambiente de trabalho, enfim, em vários grupos de convívio social.

Eis a mola-mestra do fascismo: oprimir a divergência por todos os meios, inclusive os meios violentos.

A calúnia, a injúria e a difamação se tornaram cotidianas. Coincidentemente, no dia da publicação deste post, um leitor promove agressão a milhares de pessoas que apoiaram o post anterior deste Blog.



Como se vê, é assim que os fascistas atacam a divergência: qualquer um que discorde de suas ideias políticas e ideológicas passa a ser criminalizado. O indivíduo que escreveu essa agresssão não conhece seus alvos, não sabe nada sobre eles, mas não hesita em lhes atribuir práticas criminosas, infringindo, de forma “exemplar”, o artigo 138 do Código Penal:



Todos os que frequentam a internet já foram alvo de gente assim. Porém, se fosse só na internet que essas coisas acontecem, não seria nada. O problema é que essa gente está agindo nas ruas, portando armas de fogo, agredindo fisicamente quem seja “suspeito” de “ser petista” ou simplesmente de ter simpatia pelo partido.

Há notícias de assédio de empresários contra seus funcionários por conta da opção política de cada um, há relatos de agressões covardes contra mulheres, há atentados a bomba, há um movimento que visa intimidar as pessoas por suas posições políticas.

Resumindo: há um movimento fascista agindo no país e você, leitor, se quiser preservar sua liberdade de pensamento e de expressão deve se preocupar, MUITO, com esse tipo de coisa.

A questão nem é mais o PT ou o governo Dilma ou Lula ou o Papa, é a SUA liberdade de dizer o que pensa, de expressar por vestuário, símbolos, opiniões seus pontos de vista. Tudo isso está em jogo. Você está disposto a abrir mão dessas liberdades mesmo achando que o PT ou Dilma ou Lula cometeram erros?

Reproduzo, abaixo, o manifesto de criação da Frente Antifascista. Como poderão notar, estou entre os signatários. Convido os leitores desta página a aderirem. Quem quiser ser signatário desse manifesto deixe sua opinião via comentário que será integrada ao texto original.

Os que aderirem a essa iniciativa receberão informações por email sobre as ações da Frente.

*****

Manifesto: Frente Antifascista pelas Liberdades Democráticas

A ideia do presente manifesto é, em primeiro lugar, entender as atuais manifestações de ódio e intolerância e, num segundo momento, identificar a dimensão e as consequências desse modo de agir para, ao final, manifestar-se contra estas práticas perniciosas e fascistas, as quais corroem as relações sociais.

A partir dessa ideia – existência de um ódio incontido e irracional – é possível perceber na vivência cotidiana, em especial nos centros urbanos brasileiros, importantes demandas sociais, decorrentes das transformações produzidas pelas novas estruturas sociais e a consequente e radical polarização social.

O Brasil tem vivido nos últimos anos, em especial desde meados de 2013, um acelerado processo de polarização política e ideológica em que as históricas características autoritárias e antidemocráticas de elitismo e exclusão passam a ser bandeiras desfraldadas por segmentos ultraconservadores da sociedade brasileira.

Do ponto de vista histórico é necessário dizer que o advento da modernidade industrial e suas consequentes transformações permitiram o estabelecimento de novas formas de produção e relações sociais entre os indivíduos. E é exatamente nesta efervescência de transformações sociais, umbilicalmente ligada à produção de desigualdades, que vai se caracterizar o sujeito atual pela marca do individualismo, justamente porque os interesses do grande capital intensificaram a perversa e excludente política social e humanitária, danificando sobremaneira os ideais revolucionários da modernidade.

Em todos os cantos do planeta, crescem as manifestações de intolerância, de ódio ao diferente e às diferenças, de preconceito racial, religioso, de gênero, cultural, comportamental, sexual. A alteridade é negada, o “outro” é invisibilizado, o diálogo é substituído por verdades naturalizadas presentes no senso comum que aparecem como absolutas e incontestáveis. A prática democrática, que exige respeito ao outro diferente e reconhecimento a sua existência social e política, é abandonada e toda a diferença e dissensão são consideradas uma ameaça ao pensamento autoritário destes segmentos que passam a ocupar o espaço público.

O ambiente social vivido no Brasil neste quadro de polarização indica o avanço de um senso comum “fascistizante”, o que foi chamado pelo pensador Boaventura de Sousa Santos de “fascismo societal”, como uma das marcas das sociedades contemporâneas em crise. E tal ambiente social produz práticas de violência e ódio que impossibilitam o diálogo político e, portanto, o exercício das práticas democráticas.

O estreitamento de práticas democráticas alarga, de outro lado, as margens da intolerância, do preconceito e do ódio, enfim, de todo o medo daquilo que lhe é desconhecido. Em verdade, é a partir de um modelo de sociedade perpassado pelos graves problemas do desemprego em massa, da pobreza, dos preconceitos racial, religioso e sexual e, fundamentalmente, da xenofobia, visualizada pela intolerância ao fluxo de pessoas (imigração) que deixam seus países por conta das guerras, miséria e catástrofes naturais, para se abrigar em diversos outros países da Europa e América do Sul, em especial no Brasil, que produz o medo da existência do outro e o sentimento social da necessidade de exclusão e separação das pessoas.

A imagem desse terror social produz uma espécie de necessidade de ação disciplinar, própria dos estados totalitários, a qual garante a manutenção dessa massa de indesejados e diferentes, desempregados e “sub-empregados” – conseqüências diretas do capitalismo globalizado – preferencialmente longe dos centros urbanos, tanto por meio do sistema de justiça criminal como, de outro lado, pelas práticas fascistas, justamente para manter distante as classes sociais “subalternas”, produzindo, cada vez mais, as guetificações sociais.

É a retomada do “Estado punitivo” e do “Estado Primitivo”, com o predomínio do vazio, da indiferença e ignorância em relação ao “outro”, pois ao não conseguir ver o mundo com a lógica da alteridade, não se consegue pensar o mundo fora da lógica do consumo.

Este não reconhecimento da existência do outro está a produzir certa incapacidade de perceber e reconhecer os mais variados tipos de violência e buscar soluções possíveis ao problema, isto porque a massificação das cenas de violência tem causado menos indignação e, em certa medida, a naturalização torna estas violências em profundas violações à dignidade, sem que isto seja percebido como tal. São as situações mais comuns e as paisagens quase obrigatórias nos centros urbanos que produzem, ao fim e ao cabo, as práticas fascistas tão corriqueiras de nosso cotidiano.

É preciso, portanto, atentarmo-nos ao fascismo que habita nosso dia a dia e lembrar que determinadas práticas cotidianas não podem ser banalizadas, pois apenas fragilizam as relações, exacerbando o indivíduo enquanto uma mônada antissocial, práticas estas impregnadas de reatividade àquilo que o retira de sua zona de indefectividade, justamente porque o equipara àquele “outro” indesejável e desconhecido. Nesta experiência reside o inexorável: não desejar o desconhecido, isto é, a racionalidade do irracional. As práticas fascistas são repletas de irracionalidade, sobretudo porque, na atual quadra de conflitos e demandas sociais, as classes sociais subalternas, as diferenças sexuais, religiosas, raciais e, principalmente, posturas ideologias e políticas partidárias, estão subjugadas pela violência e pelo ódio.

Quando se fala de direita no Brasil não significa que ela não existisse ou que estivesse escondida, antes de 2013. Na era neoliberal, a direita brasileira está representada nos meios de comunicação e nas instituições políticas. A novidade, a partir de 2013, é a consolidação de um segmento de extrema direita nas classes médias, defendendo propostas fascistas de forma aberta, sem ter vergonha de suas posições retrógradas e assumindo uma postura quase caricata.

O acirramento dos conflitos políticos e ideológicos se deu, no caso brasileiro, por uma conjugação de fatores. Por um lado, alguns avanços relativos no campo dos direitos sociais, resultado das lutas dos movimentos populares e de algumas políticas públicas de inclusão de segmentos historicamente explorados, oprimidos, marginalizados e excluídos (população pobre; trabalhadores da cidade e do campo; população negra; população indígena; mulheres; homossexuais etc). As mudanças ocorridas no país na última década, mesmo com suas limitações reais, incorporaram cerca de 40 milhões de brasileiros à uma existência de reconhecimento e melhoria das condições de vida (bolsa família; políticas de ação afirmativa; ampliação do direito à educação; direitos trabalhistas para as empregadas domésticas etc). Por outro lado, a presença nos espaços públicos de direitos de milhões de pessoas que antes eram consideradas subalternas mexeu nas estruturas seculares de classes e privilégios da sociedade brasileira. Tais transformações, com a presença de população negra nas universidades, de população pobre em espaços antes vedados à sua presença, como no mercado de bens de consumo e serviços, nos shoppings centers, usando o transporte aéreo (a síndrome do “aeroporto que virou rodoviária”), entre outras coisas, acirraram os ânimos.

Por fim, outro fator importante para a polarização política e ideológica foi o longo e persistente papel desempenhado pelos meios de comunicação social, especialmente por meio dos grandes jornais e revistas semanais e grupos televisivos. Constantemente, de forma irresponsável, os meios de comunicação social buscam desprestigiar todas as políticas públicas de inclusão social e de ampliação de direitos, como também de estimulam nos segmentos mais conservadores das tradicionais classes médias um clima de medo e de oposição irracional a toda e qualquer conquista de direitos e bem-estar social.

A conjuntura aberta com o resultado das eleições de 2014 e com o novo Congresso representou um retrocesso com a apresentação e aprovação de uma série de propostas retrógradas, como a terceirização das relações de trabalho, a redução da maioridade penal para 16 anos de idade, privatização do sistema penitenciário e das instituições de medidas socioeducativas para crianças e adolescentes, projeto de lei sobre assédio ideológico, aumento da influência política e legislativa das bancadas conservadoras no Congresso Nacional – bancada punitivista da bala, bancada ligada aos interesses do agronegócio, bancada evangélica etc.

Assim, o contexto atual, no Brasil e no mundo, é de retrocesso, de presença de concepções ultraconservadoras e de soluções antidemocráticas e de ameaça às conquistas civilizatórias que se acumularam a partir do Século XVIII com as lutas sociais de ampliação de direitos e democratização da existência.

O avanço das forças de direita, especialmente da ultradireita, exige a criação de organizações de defesa dos direitos humanos em sua plenitude (direitos civis e políticos; direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais), dos espaços de liberdades democráticas e da ampliação dos direitos de todos os setores oprimidos, explorados ou excluídos da sociedade, garantindo as práticas democráticas, a democratização da informação, e a justiça social.

Portanto, diante de todas estas inúmeras práticas fascistas que corroem as atuais relações sociais cotidianas, é fundamental a criação de uma Frente Antifascista que garanta as Liberdades Democráticas com o firme propósito de congregar a diversidade dos segmentos sociais, das entidades, dos cidadãos e instituições que lutam por uma sociedade mais solidária, igualitária, democrática, fundada nos princípios de direitos humanos, respeito e reconhecimento da alteridade, da diversidade e da pluralidade sociocultural.

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2015.

1. João Ricardo Wanderley Dornelles – Professor de Direito da PUC-Rio; Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio

2. Sergio Francisco Carlos Graziano Sobrinho – Advogado; Professor da Universidade de Caxias do Sul

3. Agostinho Ramalho Marques Neto – Psicanalista; Professor aposentado da UFMA

4. Alexandre Morais da Rosa – Juiz de Direito (TJSC) e Professor da UFSC

5. Amanda Bastos – Mestranda da UFMG

6. Ana Damásio – Psicóloga

7. André Hespanhol – Advogado

8. André Nicolitt – Juiz de Direito (TJRJ); Professor da UFF

9. André Tredinnick – Juiz de Direito (TJRJ) – Membro da Associação de Juízes para a Democracia – AJD

10. Andrea Ferreira Bispo – Associação Juízes para a Democracia – AJD

11. Antonio Martins – Professor de Direito Penal

12. Antonio Pedro Melchior – Professor de Direito Processual Penal do IBMEC/RJ

13. Breno Melaragno – Advogado; Professor da PUC-Rio; Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-RJ

14. Caio Jesus Granduque José – Defensor Público/SP

15. Camila Prando – Professora de Direito da UnB

16. Carlos Magno Spricigo – Professor do PPGDC-UFF

17. Carol Proner – Professora de Direito da UFRJ

18. Cecília Caballero Lois – Professora da UFRJ

19. Cezar Roberto Bitencourt – Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da PUC-RS; Advogado

20. Cláudia Maria Sucena Maciel Machado – Empresária

21. Denis Sampaio – Defensor Público do Rio de Janeiro

22. Denise Assis – jornalista

23. Eduardo Guimarães – Administrador; Comerciante; blogueiro

24. Eduardo Victor Viga Beniacar – Mestre em Ciência Política pela UFF

25. Elmir Duclerc – Professor de Processo Penal da UFBA

26. Fabiana Marques dos Reis Gonzalez – Advogada

27. Fábio da Silva Bozza – Professor do Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC)

28. Fábio Leite – Professor de Direito Constitucional da PUC -Rio

29. Geyson Gonçalves – advogado e professor da Faculdade Cesusc.

30. Gisele Araújo – Professora da UNIRIO

31. Gisele Cittadino – Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio

32. Gustavo Fontana Pedrollo – Procurador Federal; Mestre em Direito Público pela UFSC

33. Jacson Zilio – Professor de Direito Penal da UFPR

34. Job Gomes – Professor de Direito da PUC-Rio; Advogado

35. José Carlos Moreira da Silva Filho – Professor da Faculdade de Direito da PUC-RS; Vice-Presidente da Comissão de Anistia

36. José Henrique Rodrigues Torres – Associação de Juízes para a Democracia – AJD; Professor de Direito Penal e Direitos Humanos da PUC-Campinas

37. José Rodrigo Rodriguez – Professor da UNISINOS e Pesquisador do CEBRAP

38. Juarez Tavares – Professor Titular da UERJ

39. Juliana Neuenschwander magalhaes – Professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ

40. Julita Lemgruber – Socióloga

41. Katie Silene Cáceres Arguello – Professora da UFPR

42. Laura Olivieri Carneiro – Historiadora

43. Lenio Streck – Professor e Advogado

44. Leonardo Costa de Paula – Advogado; ABDCONST

45. Leonardo Isaac Yarochewsky – Advogado; Professor da PUC-MG

46. Leonardo Rossano Martins Chaves – Professor de Direito Constitucional da CESUSC

47. Lucas da Silveira Sada – Advogado do Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH)

48. Luciana Boiteaux – Professora UFRJ

49. Luiz Fernando Lobo – Artista

50. Manoel Messias Peixinho – Professor de Direito da PUC-Rio; Advogado

51. Marcelo Semer – Associação Juízes para a Democracia – AJD

52. Marcia Tiburi – Professora de Filosofia e Escritora

53. Márcio Soteko Felippe – Ex-Procurador Geral do Estado de São Paulo; Advogado

54. Marcio Sotelo – Advogado

55. Marcio Tenenbaun – Advogado

56. Maria Goretti Nagime – Advogada

57. Maria Helena Barros de Oliveira – Chefe do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural – Dihs/Fiocruz

58. Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa – Professora Titular da UFPB; Diretora do Centro de Ciências Jurídicas

59. Maria Luíza Quaresma Tonelli – Advogada; Doutora em Filosofia pela USP

60. Marilia Kairuz Baracat – Mestre em Direito pela Universidade de Alcalá e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Computense de Madrid e Advogada

61. Marilson Santana – Professor de Direito da UFRJ; Advogado

62. Maurício Dieter – Professor de Criminologia da USP

63. Mauro Noleto – Mestre em Direito pela UnB

64. Michelle Aguiar – Advogada

65. Patrick Cacicedo – Defensor Público/SP

66. Paulo Orlandi Mattos – Farmacêutico

67. Pedro Estevam Serrano – Professor da PUC-SP

68. Reinaldo Santos de Almeida – Professor; Doutorando em Direito Penal da UERJ; Advogado

69. Rodrigo Mioto dos Santos – Professor da UNIVALI

70. Rodrigo Mondego – Advogado

71. Rogerio Dultra dos Santos – Professor da UFF; Membro da Comissão da Verdade de Niterói

72. Rosivaldo Toscano Jr – Juiz de Direito (RN); Membro da Comissão de Direitos Humanos da AMB

73. Rubens Casara – Juiz de Direito (Rio de Janeiro)

74. Salah H. Khaled Jr. – Professor de Direito Penal e Criminologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

75. Sérgio Verani – Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Professor da UERJ (aposentado)

76. Simone Dalila Nacif Lopes – Juiz de Direito

77. Taiguara Líbano Soares e Souza – Professor de Direito Penal da UFF e do IBMEC-RJ

78. Tarso Cabral Violin – advogado e Professor de Direito Administrativo

79. Taysa Matos – Professora de Direitos Humanos

80. Valdez Adriani Farias – Procurador Federal

81. Vanessa Batista Berner – Professora Associada da Faculdade Nacional de Direito – UFRJ

82. Victoria de Sulocki – Professora da PUC-Rio; Advogada

1 comentários:

Airoldi disse...

Boa noite, ontem passei por um constrangimento facistal, moro em Uruguaiana/RS
e fui surpreendido por um senhor de cabelos brancos gritando em minha direção dizendo que deveriam prender todos os PTs e quem tivesse votado neles, olhei e disse bom dia, vá ler mais, e ele irritado disse ler o que? já leio a Zero Hora, assisto a RBS(Zelotes), Globo, Veja, Bandeirantes, e torneia a recomendar vá ler mais, ele gritando ler o quê? disse ao senhor fascista, leia a Constituição Federal, ele respondeu, há não interessa vamos prender todos vocês, disse a ele que teria que ler mais pois ele era filiado ao PMDB e eu a partido nenhum,mas que já tinha votado no Lula, Dilma e Tarso e que em 2018 iria vota no Lula, ele gritando se afastou dizendo que íamos todos para cadeia, e tornei a dizer vá ler mais, e disse a ele com toda a calma que o partido dele faz parte do governo e me despedi, pois o senhor de cabelos brancos já havia no passado sofrido um infarto, nada mal para uma manhã de domingo, sou médico veterinário e funcionário público estadual, vamos a luta, contra a onda fascista que vem crescendo em nosso país.