segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Marchas golpistas caem no ridículo

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Para quem esperava grandes "manifestações de protesto" contra o governo, fartamente comentadas pela imprensa durante as últimas semanas, o domingo foi frustrante. Às 10h49, o portal do Estadão já tinha jogado a toalha: "A manifestação marcada para a manhã deste domingo, 15, na Esplanada dos Ministérios reúne poucas pessoas. Boa parte dos que protestam no momento está ligada a movimentos de apoio à intervenção militar".

Eram tão poucos os gatos pingados espalhados pelo gramado em frente ao Congresso que acabaram caindo no ridículo. Para chamar a atenção, um dos grupos golpistas chegou a levar até um imenso boneco do general Antônio Mourão fardado com roupas de combate. Mourão é aquele general que foi exonerado do Comando Sul após fazer duras críticas aos políticos e ao governo Dilma.

Até o final do dia, a PM de Brasília não contou mais de dois mil manifestantes, que acabaram entrando em conflito com policiais quando tentaram invadir o espelho d´água em frente ao Congresso, e foram afastados com jatos de gás de pimenta. Em São Paulo, a polícia nem se deu ao trabalho de contar quantos apareceram na avenida Paulista, mas nas fotos dava para ver que havia mais jornalistas e ciclistas do que "protestantes". O assunto sumiu do noticiário.

Nenhum "movimento das ruas" assumiu a responsabilidade pelo retumbante fracasso. Nem os lideres dos revoltosos apareceram desta vez. Caiado, Bolsonaro e o cantor Lobão não foram vistos nas manifestações.

Depois que até o PSDB desembarcou das articulações pelo impeachment da presidente, na semana passada, a turma do "Somos todos Cunha" saiu antecipadamente de férias. Ao participar de um evento em Porto Alegre, no sábado, o líder tucano José Serra ofereceu a senha do novo momento do PSDB, dando um chega para lá nos radicais da dupla Aécio & Sampaio: "É possível fazer oposição sem causar danos de maneira permanente ao País só para enfraquecer o governo".

A minoritária ala de descontentes do PMDB contava com estas manifestações para defender que o partido rompa com o governo na reunião do Instituto Ulisses Guimarães marcada para esta terça-feira, mas não há a menor chance disso acontecer. Qualquer decisão ficará para a convenção nacional, que foi adiada pela direção do partido para março do ano que vem.

Tudo vai sendo adiado para 2016, como se o País tivesse apertado a tecla "pause". Estamos agora congelados na tela de espera.

4 comentários:

Rogerio disse...

As manifestações dos "caras pintadas" contra o Collor, inclusive com participação do PT, então eram "golpistas"?

Taciana disse...

Um dos movimentos "livres" postou uma foto de ônibus retidos a caminho de Brasília para não irem à passeata e a foto era de 2013 de uma notícia sobre a Costa Verde no Rio.
E outro disse que Dilma viajou para não enfrentar esse tal manifesto.

João Vieira Filho disse...

Como não tem organicidade, apenas pequenos ecos de um ou outro idiota nas redes sociais, como sem multidão não tem TVs, resta aos exibicionistas, deslumbrados e abilolados e logo despolitizados irem para a praia.

Anônimo disse...

Os zumbis da Veja e da Globo já não passam de um grupelho de doentes mentais. Em breve nosso amado Brasil poderá voltar a crescer e a diminuir a miséria resultado de 500 anos de espoliação!