terça-feira, 3 de novembro de 2015

Lula assombra a oposição tucana

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Há mais de 12 anos a oposição tucana, após ser expulsa de um ciclo de poder de oito, procura com o apoio solidário da mídia um remédio para voltar a ocupar o Palácio do Planalto e os demais vetustos conservadores.

Para isso é preciso vencer Lula. A qualquer preço. Como não pode fazer o ex-presidente beber cicuta e, ainda mais, sem um programa alternativo de governo convincente, a dita oposição sentou-se ao piano para tocar o samba de uma nota só: corrupção.

Essa hipocrisia moralista remete à célebre observação entediada de Millôr Fernandes: “Estou cansado de sentar à mesa com corruptos para falar da corrupção”.

Na continuidade desse objetivo político, os oposicionistas, sem sucesso, abalados por quatro derrotas na disputa pela Presidência da República, partiram para o desespero. Resolveram sacrificar os políticos e os partidos e, para isso, não se importaram em atear fogo às próprias vestes.

A oposição plantou vento e colheu tempestade.

Essa é a tradução mais próxima do resultado apontado pela recém-publicada pesquisa Ibope, cujo objetivo foi o de perceber o sentimento do eleitor sobre os prováveis presidenciáveis na eleição de 2018. O resultado está nos porcentuais elevadíssimos de repulsa aos políticos e, por dedução, à política.

Lula lidera esse ranking negativo com 55% de rejeição, em empate quase numérico com José Serra, que tem 54%. Em empate técnico com esses dois, estão Geraldo AlckminCiro Gomes, com 52%, seguidos por Marina Silva com 50% e por Aécio Neves com 47% de rejeição.



Embora a pesquisa foque a rejeição, pode-se projetar o possível resultado nas urnas, se a eleição fosse hoje, a partir da resposta dos eleitores a duas perguntas: a certeza do voto e a possibilidade de votar (tabela).

“O resultado da pergunta sobre a certeza do voto, manifestada pelo eleitor, é, nesse momento, a mais consistente indicação da pesquisa”, assegura Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope.

Há algumas surpresas no resultado dessa sondagem. A elevada rejeição a Aécio e a Marina. Ele tinha 32% e Marina 31% em outubro de 2014. Um aumento de 15% e 19%, respectivamente.

O porcentual de rejeição a Lula, elevada em 22% desde maio de 2014, é facilmente explicável. Além do intenso ataque da mídia, o ex-presidente recebe reflexos da crise econômica conjuntural.

Os resultados da pesquisa fazem vislumbrar uma trajetória para a vitória de Lula maior do que a de seus adversários. O esforço do desmanche da política e dos partidos beneficia os líderes com capacidade de transferir e captar votos de diferentes classes sociais. Favorece, assim, a Lula.

1 comentários:

Unknown disse...

Por que ele não responde o processo fora do cargo ? Por que o PMDB não o expulsa (Cunha) ? Seria menos vergonhoso para a JUSTIÇA !!!
.

Chega !
Já deu !
O Partido dos trabalhadores precisa REPRESENTAR, URGENTEMENTE, contra esta justiça estranhas aos interesses nacionais, antes que eles causem mal/mau maior !
.
. VERGONHA NACIONAL: MORO/MPF, CUNHA/CAMARA, GILMAR MENDES/STF ...
A justiça/injusta brasileira(I) é um corpo inérte infestado por um câncer (II) ramificado, de de infinita proporção !
I = Instituições, e
II = Prepostos, Vogais Pares, autoridades, etc
.
Ao CNJ !
.
Acordos & Conciliações ?
.
Por que a justiça brasileira está tão distante de uma conciliação com o Estado Democrático e de Direito ?
. Por que este desejo intenso de perseguir Dilma, Lula e o Partido dos Trabalhadires ?
. Por que as investigações seletivas, parciais e partidárias ?
. por que políticos da oposição (tucanos) não são investigados e são blindados tanto pela justiça como pela mídia ?
. Por que não são divulgados nomes de investigados nas operações: FURNAS, ZELOTES, HSBC, SUIÇALÃO e outras ?
. Estariam alguém da justiça envolvidas e/ou se beneficiando nestas operações ?
. Não estaria na hora de trocar aqueles mais critcados como: MORO, NARDES e GILMAR MENDES ?
. Só gostaria de saber o que está ocorrendo dentro e/ou com a justiça brasileira cuja credibilidade vem sendo criticada, denegrida e abalada diáriamente.
.
#FabinhoItanhomi