segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Jornalista da cocaína falsa é demitido

Por Altamiro Borges

O que era para ser mais uma reportagem sensacionalista contra o governo Dilma acabou virando um vexame e um drama numa emissora afiliada da TV Globo. Na semana passada, a TV Centro América demitiu o repórter Alex Barbosa, que ficou 'famoso' após ser preso, em 12 de outubro, quando tentava simular o tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia. Ele e mais três funcionários foram detidos pela Polícia Federal transportando 240 quilos de gesso embalados como se fossem pacotes de cocaína, permanecendo presos por quase sete horas na sede do órgão em Cáceres, no Mato Grosso. Agora, segundo informa o jornalista Daniel Castro, do site Notícias da TV, o repórter virou bagaço:

"Alex Barbosa foi desligado na última quarta-feira (28). Ele agora aguarda a decisão da Globo sobre seu futuro profissional. É certo que não ficará desempregado. Deverá ser contratado por outra afiliada da rede ou absorvido por alguma das emissoras da família Marinho. Os repórteres de rede são indicados pela direção-geral de jornalismo, no Rio de Janeiro, mas são contratados e pagos pelas afiliadas. Ex-TV Mirante (Maranhão), da família Sarney, Alex Barbosa estava havia apenas três meses no Mato Grosso. Procurado pelo Notícias da TV, o repórter não quis se manifestar".

Ainda segundo a matéria, "Barbosa teria sido demitido porque suas reportagens investigativas, como a que expôs a fragilidade da polícia na fronteira, incomodavam o governo local. Pressionados política e economicamente, os donos da TV Centro América teriam decidido demiti-lo... A pauta desagradou autoridades. O secretário de Segurança do MT chegou a dizer à imprensa que, 'independentemente da questão de ser reportagem, eles [jornalistas] serão tratados de acordo com o que rege a lei". E cobrou publicamente a exibição da reportagem, mostrando que o repórter falhou na missão de provar a fragilidade do policiamento". 

Daniel Castro só não registra que o governador do Estado, Pedro Taques, recentemente trocou o PDT pelo PSDB - num festança que contou inclusive com a presença de Geraldo Alckmin, pré-candidato da sigla à Presidência da República em 2018. Mas, afinal, os tucanos amam a liberdade de expressão! Já a TV Globo, que também ama de paixão a liberdade de imprensa, preferiu não se pronunciar sobre a dispensa. Procurada pelo site, "a Globo, oficialmente, diz que Barbosa não foi demitido. Mas, é fato, o jornalista foi informado pela TV Centro América que seu contrato será rescindido. Ele continua à disposição da Globo, como repórter de rede, mas está sem contrato e afastado da atividade".

*****

Leia também:



2 comentários:

Anônimo disse...

E os outros três funcionários? também serão recontratados?

Anônimo disse...

Sinceramente,que construção gramatical mais esquisita:"estava havia".Como o h é
mudo fica estavavia...Que horror! Por que não 'estava há'?
P.S.-não sou professora de português mas prezo bastante pelo bom uso do idioma pá-
trio,o que creio ser um dever de cidadania...