domingo, 22 de novembro de 2015

Direito de resposta e futuro do jornalismo


Por Conceição Oliveira, no blog Maria Frô:

Com a aprovação do direito de resposta, mecanismo que existe em todos os países desenvolvidos, o Brasil finalmente sairá da idade do coronelismo eletrônico.

Preparem-se para ver a Vênus Platinada parar de manipular a notícia ou gastar boa parte do seu tempo com direito de resposta das vítimas de sua manipulação.

Agora, temos direitos e não sofreremos o que as vítimas da Escola Base sofreram por décadas, sem nunca verem a verdade restabelecida.

PS. Se você nunca ouviu falar de Escola Base, relembre o caso e você entenderá porque o direito de resposta não é apenas vital para a democracia, mas pode significar a diferença entre a vida e a morte das pessoas.

Algumas vítimas já morreram e nunca foram indenizadas ou viram a verdade restabelecida.



Vejam [aqui] como funciona na prática o direito de resposta, se ele não existisse William Bonner não teria se desculpado e informado corretamente os telespectadores do Jornal Nacional, que a "notícia" dada primeiramente não era notícia, era manipulação e conferia um sentido completamente diferente do que disse a fonte originalmente.

A garantia em lei do direito de resposta fará com que a mídia tenha mais responsabilidade e de fato faça jornalismo e não política partidária contra seus desafetos políticos ou contra movimentos sociais dos quais a mídia monopolizada no Brasil é oposição.

0 comentários: