quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A tragédia de Mariana e o papel da mídia

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:


O núcleo mineiro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé convida a sociedade a participar do debate “O Silêncio da Lama - A cobertura da mídia sobre a tragédia de Bento Rodrigues”, que será realizado na quinta-feira (19), em Belo Horizonte. A atividade estava previamente agendada para o dia 16, mas teve de ser adiada.

O debate vai abordar a pouca repercussão em torno do que está sendo apontado (pelos veículos de mídia alternativa) como a maior tragédia ambiental da história nacional. A omissão dos veículos tradicionais envolve a relação que possuem com as mineradoras responsáveis pelo desastre e com o mercado financeiro. A tragédia de Mariana mostra que, o interesse público e a importância de cobrir tragédias ambientais e sociais estão subordinados a todos os interesses particulares dos amigos da grande mídia.

Essas e outras questões serão aprofundadas na atividade do Barão Minas, que vai contar com representantes das entidades MAB, CUT Minas, Brasil de Fato, Jornalistas Livres, Sindicato dos Jornalistas, CTB Minas, MAM, Arfoc - MG e Sindicato Metabase Inconfidentes.

O evento começa às 19h, na Casa do Jornalista - Av. Álvares Cabral, 400, Centro. Mais informações por e-mail em baraominas@gmail.com.

0 comentários: