segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O ódio político e o vilipêndio a Dutra

Foto: Alex de Jesus/O Tempo
Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Não é preciso ser sociólogo para constatar que há algo de patológico numa sociedade que viola o tabu da morte e permite que o ódio político invada as cerimônias fúnebres. O respeito aos mortos não é apenas um mandamento cristão mas um pressuposto da civilização. Na hora da morte devemos ser ainda mais reverentes para com aqueles que acabam de sair da vida. A lembrança do que foram e do que fizeram ainda está muito vívida mas deles mesmos resta um cadáver que não fala, que não pode se manifestar nem se defender. Ofender um morto no funeral é de uma covardia atroz. Foi o que alguns manifestantes fizeram hoje em Belo Horizonte no velório do ex-senador, ex-presidente da Petrobrás e do PT José Eduardo Dutra. Ademais, procurando sempre ajustar-se aos tempos e à Cultura, o Código Penal atualmente prevê o crime de ofensa aos mortos, no qual estariam incursos os ofensores de Dutra.

Os manifestantes jogaram panfletos que diziam “Petista bom é petista morto“. Isso é uma pregação perigosa. “Lula, amigo seu nem morto”. Num deles a presidente Dilma Rousseff aparece sentada em um vaso sanitário sob a frase "só faz cagada" e um 7%, referência a seu último índice de aprovação. Outro cartaz dizia "Fora Lula, fora PT. A nação está cansada de vocês”. Um dos manifestantes foi o aposentado Cipriano de Oliveira, de 60 anos que justificou: “impróprio é criar o mensalão e o petróleo”.

O ex-deputado federal Virgílio Guimarães, que estava no velório, disse que a liberdade de expressão faz parte das democracia mas cobrou respeito. “Tudo tem limite. Além do desrespeito, estes cartazes incitam ao crime”. Se petista bom é petista morto, numa adaptação do que pregava o esquadrão da morte sobre os bandidos, daqui a pouco vamos ter linchamento de petistas.

Leio que a família e o PT devem reagir judicialmente. É necessário. O artigo 212 do Código Penal refere-se ao crime de vilipêndio aos mortos, assim entendido como a prática de aviltar, ofender, tratar com desprezo ou de forma desrespeitosa os restos mortais daquele que se foi, de forma a ofender diretamente à sua memória. O artigo 209 tipifica também como crime a perturbação de cerimônia fúnebre.

5 comentários:

marcia correa disse...

Vergonhosa ação. Cai por terra a frase de que somos um povo cordial.
Pessoas desqualificadas. . Merecem punição para que tais ações cessem.

Anônimo disse...


MAIS UMA SERPENTE DESONESTA, HIPÓCRITA E MISERÁVEL VULGAR DO PIG!

... No final da edição de hoje do INFAME programete panfletário-terrorista 'MAU Dia Brasil' do rádio *o nazifascista &$ boçal [pseudo]jornalista Alexandre Garcia dos Marín(hos) do FIFALÃO mencionou a morte do José Eduardo Dutra...
*e [reles] lacaio ex-porta-voz da ditadura militar
Nas poucas palavras:
"... Ele [O José Eduardo Dutra] faleceu, e teria que depor na Operação Lava Jato."

RESCALDO:
sim, esse escroque não é ser humano!
O infeliz tem a alma do demônio!
Um sacripanta da pior espécie!
Canalha e covarde!
Imundo!...

NOTA FÚNEBRE:
aqui em Feira de Santana, Bahia, o programete fasciterrorista e antinacionalista ‘MAU Dia Brasil’ é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade AM 970.
Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
Empresas católicas [do lucro!].
E, atualmente, também a serviço do 'golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão'!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República Desses Bananas ‘Penas Amestradas’ a $oldo IMUNDO, Panfletário-terroristas, Nazifascistas e [mega]Corruptos até a enésima geração.

Azevedo disse...

O Nazismo na Alemanha e o Fascismo na Itália, começaram assim. E tanto Lula quanto Dilma, têm culpa, por não tomarem posição firme contra isso. Se acovardaram através de ministros parvos que não tomaram nem tomam medidas drásticas contra tais episódios.

Anônimo disse...

É impossível não ver nisso a barbarie que toma conta de alguns segmentos da população brasileira. Devemos reagir, não aceitar nunca, recusar esse comportamento onde quer que ele se apresente.É errado ficar calado. Não ha necessidade de apelar para a força mas é imperativo reagir.

Blog do Ximango disse...

Pensei que em pleno terceiro milênio não mais veríamos episódios despropositafos assim. Há em curso um gigantesco retrocesso civilizatório.

Perde a nação.