terça-feira, 20 de outubro de 2015

Já está à venda Livro-Agenda do NPC

Do site do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC):

Você já ouviu falar em Dandara, Nísia Floresta, Chico Prego, Santo Dias e Tião Carpinteiro? Sabe quem foi Silva Jardim, José Porfírio e Ana Rosa Kucinski? Esses são alguns dos nomes de brasileiros que sonharam e ousaram lutar por um país melhor para a maioria. Contar algumas dessas trajetórias é um dos objetivos do Livro-Agenda do NPC de 2016, que neste ano tem como tema Lutadores e lutadoras da história do Brasil. São homens, mulheres, negros, negras, indígenas, camponeses, estudantes, operários e outros lutadores, resgatados a cada dia para que não caiam no esquecimento e para que sirvam de inspiração nas lutas atuais.

Nessa edição também prestamos uma homenagem ao lutador Vito Giannotti, idealizador e criador do NPC junto com sua companheira Claudia Santiago. Ele faleceu em julho deste ano, mas acompanhou quase todo o processo de produção da agenda. Quem acompanha a comunicação sindical e popular no Rio e no Brasil inteiro sabe como Vito Giannotti é uma referência na área, e procuramos fazer alguns registros dessa luta de uma vida inteira.

Pesquisadores do país inteiro foram nossos colaboradores

O Livro-Agenda do NPC de 2016 é resultado de uma extensa pesquisa em livros, biografias, sites, jornais, filmes e documentários, além de indicações feitas por companheiros. Também contamos com a gentil colaboração de pesquisadores e militantes de referência no país inteiro. Alguns deles são os professores Mário Maestri (UPF), Anita Prestes (UFRJ) e Reginaldo Moraes (Unicamp); a militante feminista Rachel Moreno; os professores e militantes do movimento negro Flávio Antônio do Nascimento e Natana Magalhães; o jornalista e dirigente do setor armado do MR-8, Cid Benjamin; e outros. Eles executaram a difícil tarefa de apresentar, em poucas linhas, um breve panorama de lutas como o movimento feminista, o movimento negro, as resistências dos escravos, a luta pela distribuição de terra, as várias formas de combate à ditadura civil-militar brasileira e outros aspectos desse grande mosaico.

Sabemos que o assunto não está esgotado. Também queremos, com esse Livro-Agenda, incentivar os trabalhadores a conhecerem mais sobre cada nome ali apresentado e tantos outros que tiveram que ficar de fora. Achamos que ter em mãos esse material de formação e informação é essencial para fortalecer nossas lutas e despertar o interesse de conhecer personagens de uma história de resistência tão rica e variada.

À venda na Livraria Antonio Gramsci

A agenda “Lutadores e lutadoras na história do Brasil” custa R$ 25,00 e pode ser comprada no Centro do Rio ou pela internet. Interessados em adquiri-la podem ir à Livraria Antonio Gramsci, que fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia. Também enviamos para o país inteiro. Basta fazer os pedidos pelo e-mail livraria@piratininga.org.br ou pelo telefone (21) 2220-4623.

Serviço:

Livro-agenda NPC Lutadores e lutadoras na história do Brasil 2016
R$ 25,00 (cada)
À venda na Livraria Antonio Gramsci, do NPC
Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia.
Informações e encomendas: livraria@piratininga.org.br / (21) 2220-4623

0 comentários: