quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ao lado de Cunha, direita pede impeachment

Da revista CartaCapital:

Apesar das inúmeras denúncias de corrupção que enfrenta, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), segue no cargo sem ser incomodado pelos representantes dos principais partidos. Prova da tolerância com o parlamentar acusado de ter milhões escondidos na Suíça foi dada nesta quarta-feira 21 por oposicionistas, que levaram a ele o 28º pedido de impeachment apresentado neste ano contra a presidente Dilma Rousseff.

Posaram para fotos com Cunha diversos deputados, como Carlos Sampaio (PSDB-SP), Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Vanderlei Macris (PSDB-SP), Rubens Bueno (PPS-PR), Paulinho da Força (SD-SP), Arthur Oliveira Maia (SD-BA), Pauderney Avelino (DEM-AM) e Mendonça Filho (DEM-PE), entre outros. Ao receber o documento, Cunha prometeu analisar o pedido com “total isenção”.

Também estavam presentes representantes do Movimento Brasil Livre, um grupo pró-impeachment, e Maria Lúcia Bicudo, filha do jurista Helio Bicudo, que compareceu à Câmara representando o seu pai. Ao lado do também jurista Miguel Reale Jr., Bicudo assinou o pedido de impeachment contra Dilma.

O líder do Solidariedade, Arthur Oliveira Maia, afirmou que a novidade deste pedido seria a comprovação de que as chamadas “pedaladas fiscais” foram realizadas pelo governo federal também em 2015, e não apenas em 2014, o que poderia barrar um pedido de impeachment para o atual mandato.

Segundo Maia, houve crime de responsabilidade fiscal no atual mandato da presidente, o que abriria caminho para o impeachment. Ele disse ainda que, caso Cunha recuse o pedido, “não será a palavra final”, pois os líderes vão recorrer ao Plenário. O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), ressaltou que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que congelaram o rito de tramitação do impeachment definido por Cunha “não vão retirar do Plenário a decisão”.

Pauderney Avelino (DEM-AM) se disse confiante com o andamento do processo: “Acredito que o presidente Eduardo Cunha não tem como rejeitar este pedido. Ele agrega as pedaladas de 2015 e quatro decretos sem número editados pelo governo Dilma. Estes quatro decretos perfazem total de R$ 820 milhões que foram créditos abertos sem autorização do Congresso Nacional. Isto já foi motivo da rejeição das contas e do crime de responsabilidade pelo qual ela será responsabilizada”.

Os juristas que assinam o pedido já tinham apresentado documento semelhante no mês passado, mas decidiram reformular o texto, para incluir a recomendação do procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira. O procurador recomendou a abertura de um novo processo para analisar operações do governo federal que teriam violado a Lei de Responsabilidade Fiscal este ano, a partir de demonstrativos contábeis oficiais da Caixa Econômica, do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), já encaminhados ao TCU.

Este é o vigésimo oitavo pedido de impeachment contra Dilma em 2015. Desde o início do ano, 27 pedidos foram apresentados, sendo que 20 foram arquivados e 7 estão em análise.

* Com informações da Agência Câmara e da Agência Brasil.

2 comentários:

Dilma Coelho. disse...

Poderíamos dizer, é uma quadrilha, ou um bando de capangas, que cinicamente se divertem as nossas custas, por não termos autoridade que os impessa. Criminosos como cunha, aeroécio et caterva estão livres, leves e soltos.
Seria possível alguém fornecer uma lista dos políticos que acabaram de entregar o pedido de impeachment ?
Precisamos ficar de olho para que não sejam reeleitos (??).
Na verdade só com a comprovação do voto, que não sei porque não desperta o interesse de nenhum partido, inclusive o PT.

sergio m pinto disse...

O que move tanto entusiasmo de quem "trabalha" de terça feira à tarde até a hora do almoço de sexta, se não tiver um feriado no meio ou grandes comemorações nos seus currais eleitorais:
- o tempo que estão distantes das tetas do governo ou
- promessas maravilhosas feitas por gente de fora?