quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Gilmar Mendes merece impeachment

Por Altamiro Borges

Depois de bloquear por mais de um ano a aprovação do fim do financiamento privado das campanhas eleitorais - que já tinha o voto favorável de seis ministros do Supremo Tribunal Federal -, o sinistro Gilmar Mendes despiu-se totalmente da toga nesta quarta-feira (16) e assumiu de vez sua posição de chefete da direita no Brasil. Por quase cinco horas, ele defendeu as doações bilionárias das empresas - uma das principais causas da corrupção na política -, atacou de forma criminosa o PT e comportou-se como advogado da oposição. Ao final, o "juiz-jagunço" ainda desrespeitou seus colegas de toga e desacatou o presidente do STF, ao retirar-se teatralmente da sessão. Uma vergonha para o Judiciário brasileiro! Já passou da hora de se discutir seriamente o impeachment deste estorvo à democracia!

Gilmar Mendes, que foi indicado para o STF por seu amigo e ex-chefe FHC e que ficou famoso pelos habeas corpus para o médico estuprador e para o maior agiota do Brasil, tirou totalmente a máscara. Ele não se comporta como um magistrado, mas sim como um defensor dos interesses dos "donos do dinheiro" e como um cabo eleitoral de luxo do PSDB. A sabotagem explícita a aprovação do fim do financiamento privado e sua postura teatral, desrespeitosa e provocadora na noite desta quarta-feira mereceriam uma resposta contundente dos ministros do STF e das forças que lutam pela preservação do Estado de direito democrático no país. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já deu a largada nesta reação às truculências de Gilmar Mendes. Vale conferir a nota de repúdio da entidade:

*****

Nota do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB sobre o Ministro Gilmar Mendes

O Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil vem lamentar a postura grosseira, arbitrária e incorreta do Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, quando abandonou o plenário diante de esclarecimento prestado, de forma legítima, educada e cortês, pelo advogado e dirigente da Ordem dos Advogados que, naquele momento e naquele julgamento, representava a voz da advocacia brasileira.

Repudia o Colégio de Presidentes os ataques grosseiros e gratuitos, desprovidos de qualquer prova, evidência ou base factual, que o Ministro Gilmar Mendes fez à Ordem dos Advogados em seu voto sobre o investimento empresarial em campanhas eleitorais, voto vista levado ao plenário somente um ano e meio depois do pedido de vista.

Ressalta o Colégio de Presidentes que comportamentos como o adotado pelo Ministro Gilmar Mendes são incompatíveis com o que se exige de um Magistrado, ferindo a lei orgânica da magistratura, e estão na contramão dos tempos de liberdade e transparência. Não mais o tempo do poder absoluto dos juízes. Não mais a postura intolerante, símbolo de um Judiciário arcaico, que os ventos da democracia varreram. Os tempos são outros e a voz altiva da advocacia brasileira, que nunca se calou, não será sequer tisnada pela ação de um Magistrado que não se fez digno de seu ofício.

Enfatizamos que o ato de desrespeito às prerrogativas profissionais do advogado foi também um ato de agressão à cidadania brasileira e merece a mais dura e veemente condenação; o ato de abandono do plenário, por grotesco e deselegante, esse se revelou mais um espasmo autoritário de juízes que simbolizam um Poder Judiciário e desconectado da democracia, perfil que nossa população, definitivamente, não tolera mais.

*****

Leia também:





4 comentários:

Anônimo disse...


Hoje, mais um golpe será dado pelo STF contra a nação!
Resta saber qual "supremo(a)" repetirá Ayres Britto no protagonismo da tragédia enquanto farsa!
O STF não irá finalizar o julgamento que trata da supressão do financiamento empresarial de campanha!
Corte Suprema?!...
Entenda

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

https://www.youtube.com/watch?v=kXLOjEzlCiU

STF segura ação cível do mensalão mineiro

Anônimo disse...


O CALOR DAS BRASAS GOLPISTAS JÁ PRODUZ MAIS DO QUE FUMAÇA!
- e que a honrada e nacionalista presidente Dilma Rousseff não se esqueça de convocar o honesto povo trabalhador brasileiro para bater na porta da "Corte Suprema"!
A presidente que vá confiando, apenas, nas decisões "técnicas" do STF da IMUNDA &$ [mega]corrupta Casa Grande irrecuperável!
Entenda

##################

Dilma vai ao STF se perder no TCU ou se processo de impeachment for aberto

A presidente Dilma Rousseff já instruiu seus ministros para que preparem uma estratégia de resistência jurídica no caso de uma derrota no TCU (Tribunal de Contas da União) ou se um processo de impeachment for instalado contra ela na Câmara dos Deputados. O governo vai apresentar recursos ao Supremo Tribunal Federal para manter a petista no comando do país o quanto for possível.

(...)

FONTE: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/09/17/dilma-vai-ao-stf-se-perder-no-tcu-ou-se-processo-de-impeachment-for-aberto/

L3G10N4R10 disse...

Boa tarde a todos os leitores/seguidores... augusta e proba OAB, considerando a recente desqualificação/desclassificação do Adv. José Dirceu, não caberia medida equânime em relação ao Adv. Gilmar Mendes???

sergio m pinto disse...

Tivesse o PT sido menos "replublicano" e não errasse tanto na escolha dos ministros, esse cidadão seria apenas um contraponto na defesa da Constituição.
Agora com esse quadro, a questão é que falta parlamentar com "aquilo roxo" e providenciasse uma ação de impeachment. Já tentaram, pouco tempo atrás, mas o pessoal do senado amarelou ou, pior ainda, concorda com o dito cujo. Motivo não falta e não é o seu comportamento. Vide o caso do IDB e do Tribunal de Justiça da Bahia.