domingo, 16 de agosto de 2015

A selfie da "cansada" Regina Duarte

Por Altamiro Borges

A atriz global Regina Duarte, uma das vedetes do fracassado movimento "Cansei" - organizado pelo empresário-trambiqueiro João Doria Jr. e outros expoentes da direita contra Lula -, voltou aos palcos golpistas. Segundo relato do site de entretenimento F5, da Folha tucana, a veterana "marcou presença na manifestação de Copacabana deste domingo (16). A atriz subiu subiu numa árvore para tirar uma selfie mostrando a multidão e convocou seus seguidores para o ato, com a hashtag 'vem pra rua'".

Em campanhas eleitorais do PSDB, a estrela decadente da TV Globo nunca escondeu seu ódio ao PT e às esquerdas. "Eu tenho medo" - a frase em apoio ao José Serra ficou famosa em 2002. Frustrada com a derrota do tucano, ela e outras celebridades midiáticas - como a malufista Hebe Camargo e a risível Anameba Brega (apelido gentilmente concedido pelo sarcástico José Simão) - participaram da organização do "Cansei", em 2007 - que também foi uma vergonhosa frustração.

Na sequência, Regina Duarte ganhou projeção fora das novelas globais como líder dos ruralistas. Em 2012, ela virou garota propaganda dos latifundiários na luta contra os direitos dos povos indígenas. Na época, o Centro de Estudos Ambientais revelou que a atriz grilou terras em áreas pertencentes a comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul, na faixa da fronteira entre Brasil e Paraguai - região que ganhou destaque  pelo aumento dos conflitos entre ricos pecuaristas e os índios Guarani Kaiowá e Guarani Ñhandeva, com um saldo de 245 indígenas mortos em confrontos com fazendeiros.

“Regina Duarte lidera o setor pecuarista contra os povos indígenas e participa de comícios contra as demarcações em todo Brasil. No Mato Grosso do Sul, ela é a ‘garota propaganda’ em campanhas contra os indígenas”, relatou na época o blog União Campo, Cidade e Floresta. O jornalista Leonardo Sakamoto já havia feito a mesma denúncia em seu blog em maio de 2009. Reproduzo alguns trechos:

*****

A atriz global e pecuarista Regina Duarte, em discurso na abertura da 45ª Expoagro, em Dourados (MS), disse que está solidária com os produtores e lideranças rurais quanto à questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no estado.

“Confesso que em Dourados voltei a sentir medo”, afirmou a atriz, neste domingo (18), com referência à previsão de criação de novas reservas na região de Dourados. “O direito à propriedade é inalienável”, explicou ela, de forma curta, grossa e maravilhosamente elucidativa o que faz do BRASIL um brasil. Em verdade, ela deve estar sentindo medo desde a campanha presidencial de 2002…

(O deputado Ronaldo Caiado, principal defensor desses princípios, deveria cobrar royalties de Regina Duarte… Inalienáveis deveriam ser o direito à vida e à dignidade, mas terra vale mais que isso por aqui.)

“Podem contar comigo, da mesma forma que estive presentes nos momentos mais importantes da política brasileira.” Ela e o marido são criadores da raça Brahman em Barretos (SP).

*****

Com este invejável currículo, a "cansada" Regina Duarte voltou às ruas neste domingo para berrar pelo "Fora Dilma". É certo que ela não conseguiu muitos adeptos entre seus próprios coleguinhas da TV Globo. Segundo a citada reportagem do F5, "no geral, os famosos dispensaram os protestos e aproveitaram o domingo para pôr em dia o bronzeado e curtir a família. Adriane Galisteu, que postou fotos lavando a bandeira do Brasil nos atos de 15 de março, dessa vez resolveu usar o domingo para ir à praia na Barra da Tijuca... Já Luciano Huck, que costuma usar as redes sociais para expressar sua insatisfação contra o governo, também parece não ter saído de casa no Rio de Janeiro". Deixaram a Regina Duarte pendurada na árvore!

*****

Leia também:




5 comentários:

Anônimo disse...

A moça(?) levou o motorista dela junto?

rl disse...

"O direito à propriedade é inalienável"? Sim, eu também acho. Tanto que defendo a devolução de todas as terras aos povos que aqui viviam há dezenas de milhares de anos. Vamos parar de enganar as crianças com essas histórias de descobrimento? O que nós brancos fizemos foi roubar as terras e escravizar as populações que não eram "civilizadas".

babalu disse...

É viúva Porcina, assistir isso dá medo. Participar sacramenta a imbecilidade. Logo...

Anônimo disse...

Esse pessoal é gozado: grila terra, não admite que os nossos índios tenham direito à terra e depois vai na avenida falar em democracia, contra a corrupção, etc. e tal. É muita hipocrisia. Ou cara de pau.

Anônimo disse...

CAra, eu não sabia nada sobre essa palerma. Começo a entender melhor nosso país e quanto mais o entendo, mais odeio a classe privilegiada e branca. Embora tenha a mesma "cor" destes palermas, ficarei ao lado do verdadeiro brasileiro, apoio incondicional a remarcação das terras dos índios, dos quilombolas e que os grileiros sejam presos e condenados a devolver o dinheiro que tenha sido originado de sua grilagem. Caiado e Regina Duarte, vocês deveriam ter vergonha de ser quem são.