quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Feliciano tenta calar o Sensacionalista

Por Altamiro Borges

O deputado-pastor Marco Feliciano, famoso por suas posições preconceituosas e direitistas, não tem senso de humor. Vaidoso e rancoroso, ele moveu uma ação judicial contra o site "Sensacionalista", hospedado no UOL, exigindo nunca mais ser alvo das piadas desta página satírica. Ele ficou irritado com o hilário texto intitulado "Marco Feliciano cancela remessa de Xampu comprado de Miami", postado quando o Congresso dos EUA aprovou o casamento gay. Segundo o parlamentar, que adora posar de valentão, a brincadeira o deixou "abalado moralmente e torturado conscientemente, não podendo suportar a ideia de que qualquer pessoa possa acessar esse tipo de site virtual".

Além da exclusão da matéria, Marco Feliciano ainda pediu indenização por danos morais e segredo de Justiça para impedir que a ação fosse veiculada na imprensa. Em despacho no dia 6 de julho, o juiz Raimundo Silvino da Costa Neto negou os pedidos do deputado. Segundo o magistrado, punir o site significaria ferir a liberdade de expressão. "O Sensacionalista se propõe exclusivamente a destacar coisas fantasiosas de pessoas conhecidas pelo público em geral. Este tipo de manifestação é salutar para o regime democrático e garantia de livre manifestação", diz um trecho da decisão judicial. 

Procurado pelo Portal Imprensa, o editor do site, Nelito Fernandes, ironizou a tentativa de censura. "Não vamos comentar pois a maior piada já é a ação. Quando o comediante maior sobe ao palco só resta ao menor aplaudir". O site satírico apenas registrou o episódio grotesco, sem atiçar o deputado-pastor: "Feliciano tenta censurar Sensacionalista e ainda pede segredo de Justiça". A nota lembra que a página foi criada em 2009 e "jamais foi processada. Todos os dias, faz em média 10 notícias com celebridades, políticos e empresas. Até hoje ninguém tinha ido aos tribunais contra o site. Feliciano argumenta que, como deputado federal, tem a 'obrigação social de manter incólume a sua honra'".

De fato, a "sagrada honra" do reacionário vinha sendo duramente abalada pelas tiradas de humor da página. Numa delas, o site brincou: "Feliciano propõe boicote à Natura após seu batom quebrar". Em outra, "Marco Feliciano lança projeto de lei contra exame da próstata". E mais uma: "Feliciano diz que é contra o aborto porque foi abortado". Num dos textos mais hilários, o Sensacionalista postou "Mais 10 projetos de Marco Feliciano e seus respectivos embasamentos bíblicos". Vale conferir:

*****

Veio à mídia o famoso projeto de Marco Feliciano que busca tratar a homossexualidade como doença. Segundo o pastor, a recriminação aos homossexuais é fundamental, pois em Levítico está escrito: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher, é abominação”(Lv.18,22). O que falta vir à tona são os outros 10 projetos de Feliciano, todos embasados em supostas verdades bíblicas. Vamos a eles:

1 – Projeto de lei que visa tratar a menstruação como doença.

Baseado em Levítoco. 15:19: “Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde.”

2 – Projeto de lei que visa banir da cidade homens que se envolvam com mulheres doentes de menstruação.

Baseado em Levítico 20-18 E, quando um homem se deitar com uma mulher no tempo da sua enfermidade, e descobrir a sua nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo.

3 – Projeto de lei que visa converter morcegos em aves.

Baseado em Deuteronômio 14:11-18: “Toda ave limpa comereis (…) A cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.”

4 – Projeto de lei que visa a derrubada do Cristo Redentor.

Baseado em Êxodo 20:4 Deus proíbe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4)

5 – Projeto de circuncisão compulsória.

Baseado em Gênesis 17:10 “Todo homem e criança entre vós será circuncidados.”

6 – Projeto que visa apartar pessoas com deficiência da sociedade e que regride os projetos de inclusão já feitos até agora.

Baseado em Levítico 21:21 “Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.”

7 – Projeto de lei que visa o apedrejamento de homens e mulheres que transam fora do casamento.

Baseado em Deuteronômio 23:24 “Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram.”

8 – Projeto de lei que visa promover que prostitutas sejam queimadas em praça pública, mas apenas se forem filhas de sacerdotes religiosos.

Baseado em Levítico 21-9: “E quando a filha de um sacerdote começar a prostituir-se, profana a seu pai; com fogo será queimada.”

9 – Projeto de lei que determina que todo sábado será feriado obrigatório e absoluto.

Baseado em Êxodo 35:2 “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá.”

10 – Projeto de lei que condenará à pena de morte quem zombar de carecas pela rua.

Baseado em 2Reis:23,24 “Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.”


*****

Leia também:









0 comentários: