sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sabotada na mídia, Dilma aposta na rede

Por Dandara Lima, no site da UJS:

A presidenta Dilma Rousseff reafirmou o compromisso do seu segundo mandato com o diálogo, nesta terça-feira (28), durante o lançamento da plataforma “Dialoga Brasil – O país fica melhor quando você participa” em Brasília.

O “Dialoga Brasil” é um fórum de participação digital que tem o objetivo de receber propostas da população para melhorar as ações e programas do governo federal. A cerimônia de lançamento no teatro Plínio Marcos da Funarte contou com a presença de lideranças dos movimentos sociais e dos ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência da República), José Eduardo Cardozo (Justiça), Arthur Chioro (Saúde), Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Renato Janine (Educação).

Para Wevergton Brito, um dos editores do Portal Vermelho, a plataforma é uma tentativa do governo federal de furar a blindagem negativa da mídia hegemônica, que criou a ideia de que no Brasil tudo dá errado.

“A mídia hegemônica conseguiu atingir as camadas médias e populares. A campanha é tão forte que parte significativa da população acredita que o governo atual é ladrão e incompetente, que a Petrobras está falida, entre outras coisas. O Dialoga Brasil é uma tentativa para quebrar esse preconceito que se formou em torno do governo federal”, afirma Wevergton.

Porém, ele alerta que a plataforma não é o suficiente para solucionar os problemas de comunicação no país. “É uma tentativa tardia, que não vai resolver o dilema da comunicação. Para isso precisaria de medidas mais ousadas como a Lei de Meios, mas é uma boa iniciativa”.

Entenda o Dialoga Brasil

Por meio do site – www.dialoga.gov.br – qualquer cidadão brasileiro poderá apresentar sugestões para 80 programas relacionados a 14 áreas de atuação do governo, como saúde, educação, cultura e segurança pública. A plataforma permite também que o usuário conheça os programas e possa “curtir” propostas de outros participantes.

O Dialoga Brasil também possibilita bate-papos com ministros e integrantes do governo. O primeiro ministro a participar será Arthur Chioro (Saúde) no dia 6 de agosto. A partir de novembro o governo irá responder as três propostas mais apoiadas de cada programa.

Para participar do Dialoga Brasil, os internautas devem fazer um cadastro no site. Também podem utilizar suas contas pessoais no Facebook ou no Google.

0 comentários: