sexta-feira, 10 de julho de 2015

ACM Neto vai enterrar o DEM

Por Altamiro Borges

O site da revista Época postou nesta semana: "Um grupo do DEM da Bahia promete acompanhar o prefeito de Salvador, ACM Neto, na sua transferência para o PMDB. Isso aumentará a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. Por ser o principal quadro do DEM no país, ACM Neto tem recebido apelos da direção do partido para ficar. Será difícil segurá-lo. O prefeito trata da nova filiação quase todo dia com o chefe do PMDB na Bahia, o ex-deputado Geddel Vieira Lima".

O boato sobre a deserção de ACM Neto já é antigo. Em 2012, nas eleições municipais, ele conseguiu sobreviver ao inferno dos demos. Outros coronéis da legenda decadente foram surrados nas urnas e o DEM quase sumiu do mapa político. Diante da tragédia, o novo prefeito de Salvador deu os primeiros sinais de que abandonaria o barco à deriva. No seu pragmatismo oportunista, ele chegou a negociar com várias siglas – mas nem sempre foi bem recebido. ACM Neto suspirou e aguardou as eleições de 2014, nutrindo a esperança de que o DEM venceria as eleições na Bahia e ainda teria uma sobrevida. 

Não deu certo. O partido perdeu no estado e não elegeu nenhum governador – em 2010, a sigla havia eleito em dois estados – Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Em 2014, ficou sem nenhum governo estadual e ainda assistiu a sua bancada de deputados federais cair pela metade. De "maior partido do Ocidente", na época da ditadura militar – quando seu nome era Arena –, o DEM é hoje uma força em franca decadência, em visível processo de extinção. No desespero, a sigla até tentou uma fusão com o PTB, mas também não deu certo. Caso se confirme a saída de ACM Neto, não sobrarão mais ratos na velha legenda da oligarquia brasileira.

*****

Leia também:





0 comentários: