domingo, 7 de junho de 2015

Chico Buarque e o ódio ao PT

Por Altamiro Borges

No próximo final de semana, em Salvador (BA), o PT realizará o seu 5º Congresso Nacional. Os debates deverão ser intensos e tensos, o que faz parte da democracia, já que há muitas críticas na militância petista aos rumos do governo Dilma e à própria trajetória institucional da sigla. Neste contexto conturbado, a mídia oposicionista tem feito de tudo para desacreditar o partido com o nítido objetivo de sabotar a principal força das esquerdas brasileiras. Nos últimos dias, vários “calunistas” amestrados e bem remunerados decretaram a morte do PT. Em editoriais, Folha, Estadão e O Globo também apresentaram prognósticos sombrios sobre o futuro da sigla, não escondendo a sua torcida política e eleitoreira.

Diante dos “urubólogos”, o presidente da legenda, Rui Falcão, tem viajado o país para debater a real situação do PT. Em encontro realizado nesta sexta-feira (5) em Aracaju (SE), ele contestou a visão negativa da mídia. “De acordo com o dirigente, entre janeiro e junho, a sigla recebeu mais de 17,1 mil novas filiações. Segundo ele, há mais de 139 mil pedidos de filiação aprovados e aguardando as plenárias de confirmação da militância. Além disso, outros 47,2 mil pleitos para ingressar na sigla estão em análise. ‘Ou seja, são quase 200 mil que estão pedindo para ingressar no PT’, reforçou Falcão. O presidente nacional do PT ainda informou que, atualmente, a legenda conta com 1,74 milhão de filiados. ‘Isso não é um partido de crise, como a mídia monopolizada tenta mostrar’, disse” – conforme relato de Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias.

Estes números, porém, não inibem o furor da imprensa tucana – cada vez mais editorializada e avessa às informações. Em manchetes, editoriais e “reporcagens” os principais jornais do país – Folha, O Globo e Estadão – insistem na tese da “decadência” e “falência” do PT. Nas emissoras de rádio e tevê, o tom é similar e até mais agressivo. Neste sentido, vale registrar o editorial da Folha do final de maio, intitulado “O PT se esvazia”. Com base em dados de São Paulo – antro do tucanato –, o diário relatou as “prováveis defecções” da legenda para comprovar a sua tese sobre a crise. Os motivos da “decadência” seriam o estelionato eleitoral de Dilma e a corrupção – decreta a “ética” famiglia Frias, que conclui:

“Não admira que cada vez menos gente esteja disposta a manter no peito o crachá do PT, ao mesmo tempo em que cresce o número de pessoas que se comprazem com o próprio antipetismo – embora, neste caso, se registrem exageros, como nos episódios em que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi hostilizado. Se houve práticas corruptas, estas devem ser julgadas e condenadas pelos órgãos competentes; quanto às mentiras, elas já começam a cobrar seu preço em termos de prestígio e popularidade – uma fatura que o PT dificilmente deixará de pagar diante das urnas”. A “Folha”, que até ventilou a hipótese de impeachment da Dilma, agora explicita que a batalha se dará na trincheira eleitoral.

Na sua genialidade, o compositor e cantor Chico Buarque disse recentemente, em entrevista ao jornal espanhol “El País”, que o único intento da direita “é acabar com o PT por medo de Lula voltar”. Sem tergiversar nas suas opções políticas, ele explicou: “Eu tomo partido e não tenho qualquer problema em declarar isso. Sempre apoiei o PT, agora a Dilma e antes o Lula. Apesar de não ser membro do partido, de ter minhas desavenças e de votar em outros candidatos e outros partidos em eleições locais. Mas sempre soube que o problema deste país é a miséria, a desigualdade. O PT não resolveu tudo, mas conseguiu atenuar. Isso é inegável. O PT tem melhorado as condições de vida da população mais pobre”.

Com esta leitura da conjuntura política, ele argumenta que a atual onda direitista no país visa “acabar com o Partido dos Trabalhadores... Querem enfraquecer o governo para que, em 2018, o PT chegue desgastado nas eleições. O alvo não é a Dilma, mas o Lula; têm medo que Lula volte a se candidatar”. Chico Buarque acertou novamente!

*****

Leia também:






1 comentários:

Anônimo disse...


… Falando em fracassos dos fascigolpistas e terroristas

############################

DEZ ANOS DEPOIS, UM LIVRO QUE DESNUDA O ‘MENSALÃO’

'O verdadeiro processo do mensalão' destrincha o escândalo que faz dez anos

(…)
Este é um processo [o da Ação Penal 470] que continua, que se desdobra em outros escândalos e se vincula a um processo novo nas democracias, o de criminalizar as forças políticas indesejadas, ao invés de removê-las por atos de força, como no passado, no tempo dos golpes de estado à base de tanques. Na base de sua construção está a violação do princípio da presunção da inocência, que dá lugar à condenação prévia, ao convencimento da opinião pública antes da manifestação dos juízes.
(…)
Não só para o partido mas para todos que têm compromisso com a verdade e enxergam a sofisticada cultura da criminalização política que vivemos, são importantes os esforços de João Francisco Haas para contrapor-se à narrativa predominante. Ainda que apenas no futuro elas venham a fazer sentido.
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://terezacruvinel.com/2015…

O LIVRO ‘O VERDADEIRO PROCESSO DO MENSALÃO’

Obra do advogado João Francisco Haas “revisita em minúcias todo o processo e expõe as verdades, inverdades e meias-verdades distorcidas que proporcionaram ao país ‘o maior escândalo de todos os tempos'”, descreve Tereza Cruvinel, em seu blog no 247; segundo ela, ‘O verdadeiro processo do mensalão’ “dedica maior esforço a desconstruir, com bases em documentos, o pilar central da acusação de Joaquim Barbosa, o de que foram desviados R$ 78,3 milhões do Banco do Brasil para uma agência de Marcos Valério, a DNA, para financiar o pagamento de mensalões a deputados”; a tese foi resumida aos ministros do STF por Barbosa, relator do caso, “como sendo apenas uma grosseira transferência de recursos públicos sem contrapartida para financiar a corrupção de deputados”; jornalista volta a dizer, dez anos depois da denúncia, que o mensalão “fez mal, muito mal” ao País

7 DE JUNHO DE 2015 ÀS 14:05

(…)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24…

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de 'Nois' Bananas