sábado, 6 de junho de 2015

Agressor fascista de haitiano é bandido



Por Altamiro Borges

Os grupos da extrema-direita nativa começam a produzir cenas execráveis, que mereceriam enérgica resposta dos poderes públicos. Na semana passada, um sujeito em trajes militares ameaçou um jovem haitiano durante seu trabalho como frentista de um posto de gasolina de Canoas (RS). Ele mesmo fez questão de postar o vídeo acima na internet. Xenófobo e racista, ele acusa o governo “comunista” de Dilma Rousseff de tirar o emprego de brasileiros para beneficiar os imigrantes. Ele também questiona o haitiano sobre treinamento militar. De imediato, a identidade do agressor fascista foi descoberta. Trata-se de Daniel Barbosa. Agora, a Rádio Guaíba informa que o sujeito é um marginal, com várias passagens pela polícia gaúcha.

Segundo a rádio, “a Polícia Civil começou a investigar as ofensas proferidas a um haitiano que trabalha em um posto de combustíveis de Canoas, na região metropolitana. A 20ª Delegacia da Capital registrou a ocorrência ao identificar o caso via internet. Um vídeo foi feito pelo agressor e divulgado na rede mundial de computadores. A polícia não informou o nome do agressor, mas confirmou que, na sua ficha criminal, há antecedentes por roubo a estabelecimentos comerciais e sequestro. A TV Record identificou que o homem que aparece no vídeo é Daniel Barbosa”. Ainda segundo a matéria, o escrivão da 20ª Delegacia, Leonel Radde, registrou queixa contra o fascista por crime de preconceito racial.

Diante da revelação do nome do babaca, o sempre atento Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, foi conferir a história bizarra. Ele descobriu que Daniel Barbosa é um dos chefetes do grupo fascista “Revoltados Online”, que organizou as recentes marchas pelo impeachment de Dilma e pela volta dos militares ao governo. Ele também ouviu o escrivão Leonel Radde. Vale conferir a entrevista:

*****

Blog da Cidadania: Leonel Guterres Radde, você é escrivão do 20º Distrito Policial de Porto Alegre e tomou conhecimento do caso envolvendo o frentista haitiano que foi agredido verbalmente por um indivíduo chamado “Daniel Barbosa” e, por dever de ofício, fez uma denúncia, correto?

Leonel Radde: Na verdade, eu fiz um Boletim de Ocorrência do fato.

E, ao fazer esse Boletim de Ocorrência, você apurou que essa pessoa já teria passagens pela polícia?

Sim, porque, na verdade, quando a gente faz esse tipo de registro e começa o processo de instauração de inquérito policial, é preciso fazer um levantamento do histórico policial dos indivíduos acusados.

E quais são as passagens desse indivíduo pela polícia?

O que a gente apurou é que ele tem passagens por porte ilegal de arma de fogo, desacato, maus-tratos contra idoso, roubo a estabelecimento comercial, sequestro e cárcere privado, lesão corporal e ameaça.

Nossa, mas é muita coisa! Você pode dar mais informações sobre as complicações desse indivíduo com a lei?

Infelizmente não posso dar detalhes porque os nomes das vítimas do indivíduo são informações sigilosas. O que posso lhe dizer é que ele já cumpriu pena em presídio por roubo a estabelecimento comercial, ou seja, não é réu primário.

E essas denúncias contra ele tiveram inquérito instaurado?

Sim, sim… Mas não posso dar detalhes. Isso será revelado pelo inquérito policial que está sendo instaurado.

E ele ainda está respondendo por alguma dessas acusações?

Ele já respondeu por quase todas. No momento, está respondendo apenas a uma acusação, por injúria.

E você sabe dizer qual é a profissão dele?

A princípio, o que se sabe é que ele não tem uma atividade remunerada fixa. O que se sabe é que ele se diz “gerente de vendas”.

E quais serão os próximos passos a partir desse B. O. que você fez contra ele?

Agora o caso está na fase de instrução do inquérito. Será averiguado o local do fato, a data precisa em que ocorreu, iremos ouvir a vítima dele, o frentista haitiano. Já temos os nomes dos dois autores do crime, do rapaz que gravou o vídeo e do próprio Daniel.

Mas como vocês obtiveram todas essas informações?

Foi a partir do vídeo, pois no fim da gravação aparece a placa do veículo que Daniel e o dono do veículo usavam.

E quais são os nomes dos dois indivíduos. O nome do agressor é só Barbosa mesmo?

Daniel Barbosa Amorim é o agressor e o motorista do veículo – que, como vimos pela Carteira Nacional de Habilitação dele, é bem jovem – se chama Alex de Jesus da Silva.

E, a partir daqui, quais serão os novos passos do processo?

Na segunda-feira faremos mais algumas diligências e, em seguida, passaremos o caso para a delegacia competente, de Canoas.

O prosseguimento do inquérito ficará para decisão da delegacia de Canoas ou haverá, obrigatoriamente, que dar seguimento à investigação?

Depois que se inicia o procedimento, não tem mais como arquivar. Serão feitas as diligências e tudo será enviado ao Ministério Público, que decidirá se será apresentada a denúncia ao Judiciário ou não.

E a acusação contra ele, basicamente, qual será?

Será com base na lei 7716, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Nesse caso, será por preconceito de origem nacional, pois ele cita, além dos haitianos, venezuelanos e angolanos.

Estão dizendo que esse indivíduo, o Daniel, é “administrador” do grupo Revoltados On Line, não é? Você verificou isso?

É fácil verificar. Basta fazer uma busca no Google. Ele faz várias publicações – não comentários, mas publicações mesmo – no perfil desse grupo no Facebook e para fazê-lo é preciso ser administrador.

Esse Daniel usa roupas e símbolos militares. Isso não é ilegal?

É uma discussão, mas, na verdade, ele usa como vestimenta civil porque não é fardamento completo. Se ele usasse roupa completa de militar aí, sim, seria ilegal.

Ok, mas haveremos de convir que a forma como ele se veste deve ter intimidado o frentista haitiano, não?

Sem dúvida. Existe a possibilidade de usurpação de função pública se ele se fizer passar por policial ou militar para intimidar, mesmo não usando o uniforme completo.

Qual é a pena a que esse indivíduo pode ser condenado, Leonel?

Em princípio, de 2 a 5 anos de prisão. Talvez em regime semiaberto.

Infelizmente, no fim o que acontecerá é que ele terá que pagar umas cestas básicas e pronto, não?

Não é bem assim, pois ele não é primário.


*****

Leia também:





1 comentários:

Unknown disse...

E esse tipo de imbecil que quer o impeachment de Dilma, e bem a cara da mídia golpista.