segunda-feira, 8 de junho de 2015

ACM Neto: o novo socialista do PSB?

Por Altamiro Borges

Saiu no site da revista Época nesta segunda-feira (8):

Após o fracasso na tentativa de fusão entre Democratas e PTB, o prefeito de Salvador, ACM Neto, negocia a saída do DEM e a transferência para três partidos: o PDT, sigla que ele já vinha conversando desde o ano passado; o PMDB que o convidou; e agora ele passou a sonhar com a ida para o PSB. Seu padrinho entre os socialistas é o ex-deputado Beto Albuquerque, candidato a vice presidente na chapa de Marina Silva. Beto consultou a senadora baiana Lídice da Mata, principal figura do PSB no estado, que resiste a ser companheira de Neto na mesma legenda. Ela foi uma das adversárias mais duras do avô do prefeito, o senador ACM, já falecido.

A notinha, assinada pelo repórter Leonel Rocha, tem uma chamada irônica: "Estrela dos Democratas, prefeito de Salvador poder virar socialista". Se não for pura especulação da revista Época, a filiação do "grampinho" – como ACM Neto é carinhosamente chamado pelos baianos – será mais uma prova da acelerada direitização do PSB. 

Nas eleições presidenciais do ano passado, esse processo ficou nítido com o apoio da legenda ao cambaleante Aécio Neves. Na sequência, setores mais a esquerda da sigla foram alijados da sua direção. Nas últimas semanas, a cúpula partidária acelerou a negociata para a fusão com o PPS do coronel Roberto Freire – o que causou forte resistência interna. Agora, a possível filiação da principal referência dos demos no cenário político brasileiro.

Diante dos vários sinais de degradação ideológica e de oportunismo político, o ex-dirigente da sigla, Roberto Amaral, já havia se rebelado. Em artigo intitulado "O harakiri do PSB", postado no início de maio, ele advertiu a militância para o triste processo em curso. Argumentou que a fusão com o PPS, "a excrescência reacionária da direita", resultaria num partido que seria "o grande satélite do PSDB". Lembrou a criação da sigla por "socialistas históricos", que estariam envergonhados com as filiações de direitistas históricos, como os ex-demos Heráclito Fortes (PI) e o clã Bornhausen (SC) e concluiu:

"A fusão [ao PPS], portanto, é apenas o clímax de um processo de grave decadência ético-ideológica. Uma vertiginosa trajetória de declínio político e renúncia moral, orientada pelo ganhar a qualquer custo. Uma vez mais – e não pela última vez – os fins justificam os meios, ainda que espúrios. Essa fusão é moralmente inaceitável, é o ponto final do PSB. É o sepultamento, no seu programa, do socialismo, do nacionalismo e da prática de uma política de esquerda. No entanto, é processo natural no PSB de hoje, que nada tem a ver com o PSB de seus fundadores... Esse neo-PSB me causa engulhos". Talvez Roberto Amaral nem soubesse das negociações de bastidores com ACM Neto!

*****

Leia também:





1 comentários:

Anônimo disse...


DA SÉRIE ‘OS FASCIGOLPISTAS/TERRORISTAS, ANTINACIONALISTAS E CORRUPTOS CONTUMAZES NÃO SOSSEGAM A CRIMINOSA SANHA LESA-PÁTRIA’!
ENTENDA

###################

TUCANOS INSISTEM EM MUDAR AS REGRAS DO PRÉ-SAL

Comissão de Minas e Energia da Câmara, presidida pelo deputado Rodrigo de Castro (PSDB/MG), tentará aprovar na manhã desta quarta-feira o PL 4973/13, que altera as regras de partilha hoje em vigor para a exploração do pré-sal; o projeto, do deputado Jutahy Júnior (PSDB/BA), propõe o fim da obrigação da Petrobras de entrar com 30% de participação na exploração de todos os campos de pré-sal e de atuar como operadora única no setor, informa Tereza Cruvinel, colunista do 247; se for aprovado na comissão, projeto pode ir direto para o plenário; "Atento, o PT mobiliza aliados para barrar a votação", diz a jornalista; há ainda um outro projeto, propondo as mesmas alterações, de autoria do deputado Domingos Savio (PSDB-MG), e o do senador José Serra (PSDB-SP), que aguarda emendas e parecer do relator

09 DE JUNHO DE 2015 ÀS 19:03

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: HTTP://TEREZACRUVINEL.COM/2015/06/09/PSDB-TENTA-APROVAR-HOJE-MUDANCAS-PRE-SAL/