terça-feira, 12 de maio de 2015

Solidariedade a Cuba agita Pernambuco

Por Ana Cristina Santos

No próximo mês de junho Pernambuco recebe as atividades da XXII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O encontro acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE e tem uma vasta programação cultural e de debates.

A abertura contará com a inauguração da exposição fotográfica Fidel es Fidel, do cinegrafista e fotógrafo Roberto Chile que acompanhou o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, de 1984 até 2006. As imagens serão expostas na sala de reuniões da Prefeitura de Olinda. O primeiro dia de atividades também contará com a saída de um bloco carnavalesco que promete fazer uma grande festa intercultural na Praça Monsenhor Fabrício, em frente à prefeitura.

Além da saudação inicial, na quinta-feira (4), a embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote, falará sobre a situação do bloqueio financeiro, econômico e comercial dos Estados Unidos contra Cuba na segunda palestra do dia 5/06. Já o economista cubano Jose Luiz Rodriguez falará sobre a atualização do modelo socialista cubano.

A libertação dos cinco heróis cubanos e o movimento internacional de solidariedade com Cuba também será tema de debate na sexta-feira (5). Os “cinco heróis”, como são conhecidos em Cuba, foram presos na Flórida em 1998 e, três anos mais tarde, condenados pela Justiça do país por "espionagem e envolvimento no abatimento de dois aviões". Em dezembro do ano passado os últimos dos Cinco Heróis foram libertados e retornaram à Cuba.

O painel Cuba Solidária, que deve abordar as ações de solidariedade prestadas por Cuba aos mais diversos países, incluindo o programa Mais Médicos no Brasil, encerrará a manhã do primeiro dia de debates. Cristina Luna, chefe da Brigada Médica cubana no Brasil será a palestrante deste tema. Todas as mesas de debates preveem tempo para perguntas e considerações do público.

A tarde o debate se inicia com as considerações de Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé sobre mídia, internet e redes sociais como espaço de solidariedade a Cuba. Em seguida, Maria do Socorro Gomes, presidente da Cebrapaz, fala sobre a necessidade do fechamento da base de Guantânamo e sua devolução aos cubanos. Por fim, Ricardo Guardia Lugo, presidente da Organização Caribenha e Latino Americana dos Estudantes – OCLAE, fala sobre a juventude cubana e o socialismo.

Na parte cultural o sábado iniciará com a exposição “Bien Venidos”, do pintor pernambucano Helder Becerra e será encerrado com uma edição especial do tradicional Som na Rural, de Roger de Renor.

Para o sábado (6), estão previstos um painel sobre as principais ações de solidariedade no Brasil, debates sobre as próximas ações, a aprovação de um documento de balanço sobre os debates e a discussão sobre a próxima sede da convenção de solidariedade. O encerramento será feito com um intercâmbio musical.

As inscrições são gratuitas e continuam abertas através do blog http://conasolcuba.blogspot.com.br. A Inscrição é individual e muito simples. Basta que se preencha o formulário informando nome, email e, no corpo da mensagem, a descrição dos documentos oficiais (RG, CPF, CNH, Nº do passaporte) e se pertence a alguma entidade ou organização.

0 comentários: