terça-feira, 5 de maio de 2015

A geração filhinho de papai do PSDB

Por Renato Rovai, em seu blog:

Se Aécio ganhasse em Minas Gerais dificilmente perderia a eleição presidencial. Antes do pleito, os tucanos previam de 60% a 65% dos votos para o neto de Tancredo no estado. Mas no fim ele perdeu para Dilma tanto no primeiro quanto no segundo turno. E de quebra viu Fernando Pimentel levar o governo estadual.

Aécio é da geração filhinho de papai do tucanato. No caso dele, mais precisamente netinho do vovô. Já Beto Richa é filho do ex-governador José Richa, um dos fundadores do PSDB. São pessoas que herdaram a partir do nome a carreira política. Se tornaram representantes da família na vida pública. E de alguma forma representantes dos negócios da família e dos interesses de classe que ela passou a defender.

Aécio e Richa são já há algum tempo tratados no PSDB como os herdeiros. E entre os poucos méritos de José Serra na sua vida pública mais recente está o de ter lutado por anos a fio para impedir que essa geração tomasse conta do partido. Ao ser derrotado em 2010, Serra ainda tentou compor com Richa, mas Aécio já tinha feito um acordo com o paranaense.

A forma como o mineiro disputou a eleição no ano passado permitiu que o Brasil o conhecesse melhor. Ao mesmo tempo que obteve um ótimo resultado eleitoral, jogou boa parte da sua reputação e do verniz de low-profile no lixo. Aécio se mostrou um coronel à moda antiga. Xingou num único debate Dilma várias vezes de leviana, ameaçou veículos de internet de processo, estimulou o ódio na disputa e ao não sair vitorioso teve uma atitude bizarra de pedir recontagem de votos, desacreditando o processo eleitoral brasileiro. Não satisfeito agora posa de líder do impeachment mesmo preferindo ir à praia do que às manifestações.

Beto Richa se reelegeu e não precisou fazer palanque para mostrar sua verdadeira face. Foi num governo que ele prometia ser melhor do que o primeiro, que sua reputação foi à lona. Richa mostra como seria uma presidência de Aécio. Não haveria diálogo com o movimento social e todas as medidas que interessassem ao grupo político que o elegeu seriam implementadas na base do cassetete.

Se alguém ainda tinha alguma ilusão com essa nova geração do tucanato, Richa tem mostrado no limite da crueldade o que ela representa.

É importante que o PT não seja a única alternativa de poder com algum compromisso com os movimentos sociais, mas o PSDB deixou de sê-lo desde que Fernando Henrique decidiu enfiar goela abaixo do povo brasileiro as privatizações. E só piorou desde lá.

Beto Richa e Aécio Neves são ainda piores do que FHC, Serra e companhia. E olha que isso não é assim algo tão fácil de superar.

3 comentários:

Miguel Oliveira disse...

Curiosamente Aécio não chegava nem a 20% das intenções de voto até o avião sem dono em que estava Eduardo Campos fosse abatido. Dilma foi salva porque a própria Folha denunciou as falcatruas de Aécio, porque infelizmente a comunicação social de Dilma e do PT é nula. Até hoje ninguém fica sabendo o que Dilma tem feito. A mídia não publica e o governo também não. Dilma pode ser honesta e competente, mas lamentavelmente não é boa política. Como é que a PF, subordinada ao Ministério da Justiça, vaza informações confidenciais negativas ao PT escandalosamente e nada acontece com os vazadores. Não rebate as mentiras diárias da mídia. É verdade que não tem tempo para isso,mas se tivesse um porta voz tipo Ciro Gomes, Requião, ou até mesmo João Santana, que fizesse releases periódicos mostrando todas as obras e todos os benefícios causados à população, pelo menos contra balançaria a informação geral do povo, que já está saturado de notícias catastróficas todo dia ,na TV, nas revistas, nos jornais e no rádio. E acaba acreditando neles, porque só eles escrevem e falam o que querem o tempo todo. Acho que Dilma e o PT têm OBRIGAÇÃO de fazer o povo saber a verdade e não ser iludido e manipulado diariamente, deixando de ter entusiasmo e orgulho do país.

Assis disse...

Já passou da hora do governo federal tratar a comunicação social com a devida atenção e estratégia, como a oposição sempre fez, ninguém agüenta mais tanta manipulação e má notícia bombardeados 24hs por dia, 7 dias por semana desde que o PT subiu ao poder. Também ajudaria colocar gente competente nos cargos de confiança, reduzir o numero de comissionados e passar um pente fino na vida do cidadão antes de nomeá-lo para qualquer cargo público!

Márcio Vieira disse...

Estou plenamente de acordo com o Sr. Miguel. A Dilma tem viajado levando dinheiro e não levando notícias das obras executadas. Sempre, em nossas conversas, lembramos que essa atitude tem, para a sociedade, cheiro de compra de voto e prestígio. Aqui nas Minas Gerais, soltou dinheiro a rodo para os governantes e o resultado são os viadutos caindo e a população colocando a culpa na Dilma, inclusive com faixas. Louve-se, uma vez, o prefeito Márcio Lacerda ter pedido para retirar a faixa porque a Presidenta não tinha culpa. A culpa era dele, da Sudecap, do Governador e das empresas construtoras, às quais eles deram a fiscalização das obras, repetindo o que o Serra já havia dito quanto o Metrô de São Paulo desabou, somente que ele se eximiu da culpa, o prefeito Kassab e o governador Alkmim. Faltou honradez no paulista. Quando da construção de Furnas, Juscelino ia semanalmente fiscalizar as obras, embora não fosse encargo dele. Quem asseverou-me disso foi o sogro de meu irmão, que reside em Passos, elogiando o Presidente pela responsabilidade em que fosse tudo feito como programado. Confessou-me aquele senhor que, de inimigo do Juscelino, tornou-se um dos seus admiradores. Infelizmente não me lembro do nome do referido Senhor que é, parece-me alemão. Por isso, que o nosso JK não fazia questão nem prendeu o Juca Chaves que, em sua irreverência sadia, fez a música "Presidente Bossa Nova. Voar, voar pra bem distante. Por 3 dinheiros Judas vendeu Jesus. Por vários dinheiros, Eduardo Campos, os Governantes de Minas denegriram o nome do PT, de Lula e Dilma. Os benefícios para os estados, o PIG abafou.