quinta-feira, 16 de abril de 2015

As marchas e os leitores reaças da 'Veja'

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:


Uma pesquisa feita por pesquisadores da USP e da Unifesp, com apoio da Fundação Ford, confirma o que todo mundo já desconfiava: quem foi às ruas no domingo foram os leitores de direita e centro-direita da revista Veja, a maioria brancos e de classe média alta. 571 manifestantes foram ouvidos na avenida Paulista, em São Paulo, onde houve a maior aglomeração de pessoas. A margem de erro é de 2,1.

“São basicamente pessoas de direita, mas surpreende que, apesar de terem nível superior, possuem um nível de desinformação política altíssimo, o que é assustador”, diz a professora de Relações Internacionais da Unifesp Esther Solano, uma das coordenadoras da pesquisa. “É gente que se informa por meio de colunistas da Rádio Jovem Pan e da Veja. Confiam mais em Reinaldo Azevedo e Rachel Sheherazade do que em políticos, até mesmo Aécio Neves. Ou seja, duas figuras estão pautando essas pessoas em detrimento de uma informação política séria.”

Confirma o que diz Solano o fato de os manifestantes acreditarem em tudo que é tipo de boato, sem sequer checar se são verdadeiros. 64% acham que o PT quer implantar um regime comunista no Brasil e 71,3% crêem que o filho de Lula é dono da Friboi, mesmo que ele esteja processando as pessoas que espalharam isso. Acreditam até que o PT trouxe haitianos para votar no Brasil!



Os manifestantes não confiam em partidos, nem mesmo no partido no qual votaram, o PSDB. E quem não confia em partidos, já sabemos o que quer para o País. Nas ditaduras, o Congresso é fechado e os partidos extintos.



Eles negam que são todos brancos, mas os números não mentem: 77,4% se declararam brancos. Também estão longe de ser pobres: 28,5% ganham entre 7,8 mil e 15 mil por mês e 19,5% ganham ACIMA de 15 mil por mês. Um protesto burguês falando em nome do povo! Do quê eles reclamam?



A leitura favorita dessa gente é, claro, a revista Veja. São pessoas que nunca votaram no PT nem nunca votarão. Foi uma manifestação de oposição, choro de perdedor. Fica claríssimo agora.



Para ler a íntegra da pesquisa, clique aqui.

0 comentários: