domingo, 29 de março de 2015

José Dirceu e o ódio na internet

Por Lino Bocchini, na revista CartaCapital:

No final da tarde desta sexta-feira 27 José Dirceu deu entrada em um hospital de Brasília com a suspeita de estar com um princípio de AVC. Sem maiores detalhes sobre o estado de saúde do ex-ministro, sites publicaram a notícia e a publicaram em suas redes sociais.

Foi o suficiente para uma enxurrada de comentários de ódio brotarem nas redes sociais pedindo a morte de Dirceu, muitas delas com requintes de crueldade. Outros pediram também a morte da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Abaixo reproduzo alguns comentários que conseguiram, o apoio de mais de 500 pessoas (“likes”) em apenas duas horas de Facebook:

“Você vai conseguir vencer essa! Força AVC!!”

“Estamos juntos AVC. Não mata não por favor, só deixa ele vegetativo, cagando na cama.”

“Morre que passa.”

“#SomosTodosAVC”

“O demônio tá vindo buscar!”

“A Dilma leva vantagem pois como não tem cérebro nunca vai ter AVC!!!”

“Que morra e volte para buscar Dilma e Lula.”

“A chapa quente do inferno tá prontinha pra ele a para o molusco.”


São frases fortes, e peço desculpas por reproduzi-las. Acredito, contudo, que neste caso a reprodução é justificável, para ilustrar o tamanho da irracionalidade e do ódio.

Curiosamente, muitos dos perfis autores destas mensagens ou seus apoiadores são pessoas que se dizem cristãs e têm imagens religiosas em meio a seus perfis. E ainda defendem a paz, a família, um mundo melhor...

Muitos dos comentários inclusive evocam a religiosidade para pedir a morte de José Dirceu:

“Glória a Deus, minhas preces foram atingidas.”

“Deus é pai, aqui se faz, aqui se paga.”

"DEUS. Faça ele ser atendido no SUS por um dos médicos cubanos que dará o diagnóstico de virose e ele será enviado para casa e morrerá dentro de poucas horas. Amém!"


Não quero entrar no mérito sobre a conduta de José Dirceu, o que ele fez ou deixou de fazer. Não é disso que se trata esse artigo. Também não defendo a censura de ninguém. Tampouco pretendo atacar a fé de quem quer que seja.

Este breve texto é apenas um convite à reflexão. A que ponto chegamos? Quando perdemos totalmente nossa humanidade a ponto de ser normal alguém falar publicamente algo como “Não mata não, só deixa ele vegetativo, cagando na cama” e receber o apoio de mais de mil pessoas em menos de uma hora?

Como será possível continuarmos debatendo não apenas política, mas qualquer assunto nesses termos? É com este tipo de debate sério que iremos melhorar o Brasil?

E, o pior de tudo, a publicação deste artigo deverá gerar ainda mais mensagens de ódio, comprovando que quem está doente não é o ex-ministro. É a sociedade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quanta crueldade. Quanto ódio. Estamos enganados ou voltamos à barbárie. Voltasse Cristo à Terra e seria lançado às feras de um 15 de março caso vestisse uma camisa vermelha

Rasil disse...


Esses motos "vivos" que espelham tantos desejos mórbidos contra Dirceu, se esquecem que José Dirceu jamais morrerá, porque já é parte da história da libertação do nosso país do atraso graças a Lula e Dilma, os quais ajudou a eleger e em seus projetos de governo. São espécies medievais que teimam em sair dos túmulos obscuros com resistência a luz, muito longe da pratica do amor pregado por Jesus Cristo a quem se dizem muitos, fieis aos seus ensinamentos!...

Anônimo disse...

O problema é que nunca saimos da barbarie.