quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Fala Gabrielli, ex-presidente da Petrobras

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Participei, na noite da última segunda-feira (9/2), de um bate-papo entre o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e um grupo de blogueiros, no Centro Barão de Itararé, em São Paulo. Estiveram presentes, entre outros, Paulo Henrique Amorim, o anfitrião Miro Borges, Rodrigo Vianna, Maria Inês Nassif e Palhares. Ao longo de mais de duas horas de conversa, Gabrielli defendeu as realizações de sua gestão ("o legado deste período tem que ser resgatado") e criticou a tentativa da mídia e da oposição de inviabilizar a Petrobras, ao criminalizarem a empresa a partir de atos de corrupção cometidos por pessoas.

O ex-presidente lamentou também o abandono do blog Fatos e Dados (instrumento de enfrentamento da mídia criado na sua gestão) por parte da administração de Graça Foster. Gabrielli, que vê flagrantes problemas processuais e de desrespeito de direitos na condução da Operação Lava Jato, prevê sérios problemas para a economia brasileira caso as empreiteiras não resistam à crise atual. Ele considera eficientes os sistemas de controle internos da Petrobras, alegando que a corrupção só acontece num estágio no qual a Petrobras não tem como interferir. Alguns trechos da conversa com Gabrielli:

Um milhão de empregos - "Criamos uma política de conteúdo nacional, responsável pela geração de um milhão de empregos. E as 23 empresas envolvidas na Lava Jato são chave nessa política de conteúdo nacional. O Brasil precisa dessas empresas. O fato de extrairmos petróleo do mar teve um impacto importante sobre a indústria naval. Conseguimos montar uma indústria naval brasileira."

Por que a construção de refinarias no Brasil - "Com o crescimento da economia brasileira, muda a estratégia de refinar petróleo fora do país (até então vantajosa porque a margem lá fora era muito grande). Passa a ser necessário, então, aumentar a capacidade de refino no Brasil. Aí surge Abreu e Lima, Maranhão, Ceará e Comperj."

Aquecimento da indústria -"A Sete Brasil, empresa criada para fabricar sondas para a Petrobras, tem 29 sondas contratadas.O aquecimento da indústria de fornecedores foi uma coisa notável. É incrível como a mídia só fala em corrupção e não no que geramos em termos de emprego e renda."

Investimento em gás e biocombustíveis - "O risco de apagão praticamente acabou por causa da nossa produção de gás. Expandimos também os biocombustíveis e voltamos para a Petroquímica. O legado deste período tem que ser resgatado."

Investigação política - "O TCU, através de uma investigação política feita pelo ex-ministro José Jorge, insiste que Pasadena gerou um prejuízo de 792 milhões de dólares. Um absurdo. Pasadena sempre foi lucrativa para o Brasil."

A Lava Jato e o desrespeito de direitos - "A investigação policial do juiz Moro nada tem a ver com a Petrobras, mas sim com diretores e gerentes que confessaram atos ilícitos. Mas esse processo tem problemas graves. Como é que um juiz de Curitiba arrola no processo pessoas que moram no Rio de Janeiro e em outros lugares ? Ou seja, além de existir problemas processualísticos, direitos também são desrespeitados."

O alvo é o PT - "Tudo que tem a ver com o PT vira verdade. Inverteu-se o ônus da prova. Temos aqui um um problema jurídico grave."

Se as empresas quebrarem... - "É impossível separar as empresas atingidas pela Lava Jato dos seus donos, pois são quase todas empresas familiares. Então, se essas empresas quebrarem, não só abalará a política de conteúdo nacional, como se refletirá no PAC, provocando recessão em 2015. Outro fator preocupante são as medidas de ajuste fiscal do governo."

Recordes de produção - "Contudo, a produção de petróleo segue a pleno vapor e logo a Petrobras estará muito bem. Em 2015, a produção vai continuar crescendo."

Corrupção fora do alcance da empresa - "Os níveis de controle da Petrobras são eficientes. A empresa tem um plano estratégico que envolve um conjunto de projetos. São 236 bilhões de reais previstos de investimentos para os próximos 15 anos. Cada projeto envolve centenas de pessoas. E tem que passar pelo que a gente chama de portões. E são quatro portões. Só a partir da fase 3 é que inicia o processo licitatório.É importante lembrar que empresa utiliza, nas licitações, o Decreto 2745, assinado por Gilmar Mendes, quando era advogado-geral da União no governo FHC. Além dessas quatro fases, temos um procedimento derradeiro, o BDI, no qual o diretor da área ainda negocia com a empresa vencedora a redução de sua margem de lucro.Nessa negociação é que pode acontecer os desvios. Ou seja, a Petrobras não tem como controlar, principalmente se a redução ocorrer dentro dos parâmetros usuais."

Não há decisões individuais na empresa - "Toda a diretoria foi mudada em 2003, no primeiro mandato do Lula. O Paulo Roberto só entra em 2004.Para se ter uma ideia do tamanho da máquina da Petrobras, é importante lembrar que ela conta com 3 mil gerentes, dentre os quais 81 têm grande poder de decisão. Projetos abaixo de 25 milhões de dólares não vão nem para a diretoria coletiva .Mas não há decisões individuais, tudo passa por comitês."

Petroleiro não é corrupto - "Só diretores e presidentes são nomeados. O resto vem da corporação petroleira. E a corporação petroleira não é corrupta."

E o blog Fatos e Dados? - "A política de enfrentamento da mídia foi mudada a partir da gestão de Graça Foster. O blog Fatos e Dados praticamente acabou por uma decisão de comunicação da empresa. O blog ainda existe, mas de forma meramente burocrática."

Comprar todas as ações é inviável - "Em 1998, a Petrobras vendeu 20% de suas ações. Mas em 2010 emitiu novas ações, no valor de 72 bilhões de dólares. Foi a maior captação da história do capitalismo. E o governo comprou parte dessas ações, pagando com produção de barris no futuro. Acho inviável a proposta de a Petrobras comprar todas ações disponíveis no mercado. Para isso, teria que desembolsar 30 bilhões de dólares, o que o caixa da empresa não suportaria."

Uma potência - "O fato é que a Petrobras continua hoje com um ótimo portfólio : tem 15 bilhões de reservas aprovadas e 20 bilhões de barris de capacidade de produção. Ou seja, tem condição econômica de se financiar. A Petrobras tem lucro e não para de bater recordes de produção."

PT recebeu de forma legal - "Esse depoimento do Barusco incriminando o PT não se sustenta. A captação para o PT foi legal. As empresas doaram conforme determina a lei."

Não se contabiliza corrupção - "Não há exemplo do mundo de empresa que tenha contabilizado a corrupção em seus balanços. Não tem como fazer isso."

Prisões absurdas - "O que se vê na Lava Jato é a aceleração do processo de culpabilização. É um absurdo estes caras, os diretores das empresas, ficarem na cadeia."

O sentimento do petroleiro - "Os petroleiros hoje se sentem envergonhados, humilhados e sem informação."

0 comentários: