terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Patrus traz Kátia Abreu à realidade

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Coube ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, hoje, chamar à realidade a colega da Agricultura, Kátia Abreu, pela tolice de ontem, ao dizer que “não existe mais latifúndio” no Brasil.

A nossa ruralista precisa entender que ela não é mais líder de um segmento da sociedade, mas uma agente pública de toda a sociedade para a produção rural.

Como dizem os gaúchos, um “trancaço” para Kátia Abreu aprender que governo é, para ser democrático, o encontro de visões diferentes e o alcançar da síntese possível e produtiva para todos.

Aliás, um “trancaço” com direito às palavras do papa Francisco, a quem não se pode chamar de “bolivariano”.

O trabalhismo socialista, no Brasil, jamais negou a importância do produtor rural. Ao contrário: até Lula todos os seus grandes líderes eram ligado à produção e o ex-metalúrgico não seguiu caminho diferente, dando ao agronegócio brasileiro um apoio que “nunca antes na história deste país” teve.

Existe latifúndio, é inevitável que exista no modo capitalista de produção no campo e o Brasil não tem, propriamente, uma escassez de terras para todos.

Quem passa pelos imensos campos do Centro-Oeste brasileiro, naquela amplidão, não pode imaginar aquela área produzindo só em pequenas chácaras ou minipropriedades.

Mas quem, nas franjas daquela imensidão, vê milhares de famílias vivendo com pequenos terrenos e em barracos de lona também não pode reduzir este problema a ação de “agitadores” que foi para lá acabar com a “calma” da escravidão senhorial.

Patrus deu uma aula de civilização a Kátia Abreu.

E também o que significa uma visão moderna de economia inclusiva, onde escalas de produção e realidades econômicas devem se integrar e oferecerem-se, mutuamente, os benefícios da sinergia.

A menos que o produtor rural brasileiro ainda tenha a visão do “velho oeste”, achando que seu perfil que sua cabeça e sua cintura se prestem apenas para usar chapéu e um coldre de revólver.

E cowboy, D. Kátia, nem no cinema mais anda passando….

Leia a cobertura da posse de Patrus no Valor:

*****

Ignorar a desigualdade é uma forma de perpetuá-la, defende Patrus

Raphael Di Cunto e Andrea Jubé

Em contraste com a declaração da ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), que declarou não existirem mais latifúndios no Brasil, o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT-MG), afirmou nesta terça-feira, ao tomar posse no cargo, que “ignorar, ou negar, a permanência da desigualdade e da injustiça é uma forma de perpetuá-los”.

“Não basta derrubar as cercas do latifúndio. É preciso derrubar também as cercas individualistas e excludentes do processo social”, afirmou Patrus, aplaudido de pé pela plateia formada principalmente por representantes de movimentos sociais, funcionários do ministério e políticos do PT. A cerimônia não foi acompanhada por Kátia Abreu, que, ao tomar posse na segunda-feira, disse que pretendia atuar próxima do Desenvolvimento Agrário.

Patrus disse trabalhará para fazer um país mais justo para todos os 200 milhões de brasileiros, mas que a reforma agrária não depende apenas do governo. “Não depende apenas da vontade da presidente da República e de seus ministros. Passa pelo Congresso Nacional, Poder Judiciário, pelo Ministério Público, passa sobretudo, pela sociedade, pelos meios de comunicação, pelas organizações sociais. No limite, é escolha feita pela própria sociedade”, afirmou.

O ministro citou os papas João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e Francisco como defensores da função social da terra e pregou que os conflitos no campo sejam resolvidos de forma pacífica. “Sabemos que a relação entre as pessoas, grupos e classes sociais são conflitantes. O que não significa o domínio da violência. As divergências podem ser processadas pelas vias civilizatórias da ética pública, do diálogo e da democracia”, discursou.

Para o petista, o princípio da função social da terra, “que está nas constituições brasileiras desde 1934”, precisa ser “cada vez mais reconhecido, regulamentado e implantado” para fazer a reforma agrária e urbana. “Não se trata de negar o direito de propriedade, que é uma conquista histórica e civilizatória. Trata-se de adequar o direito de propriedade aos outros direitos fundamentais, ao interesse público e ao desenvolvimento integrado do Brasil”, disse.

O novo ministro prometeu buscar ações conjuntas com todos os ministérios que tenham “áreas afins e complementares” e “adotar parcerias com governos estaduais e municipais, igrejas e tradições religiosas, universidades e centros de pesquisas, entidades sindicais e sociais”.

“O MDA, em sintonia com a liderança da presidenta Dilma, vai avançar nas conquistas sociais, assegu radas na legislação vigente e nas políticas já implementadas e em fase de execução”, disse Patrus, que substituiu Miguel Rossetto (PT), deslocado para a Secretaria Geral da Presidência da República, onde fará a interlocução com os movimentos sociais.

Compareceram ao ato os ministros Jaques Wagner (Defesa), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Manoel Dias (Trabalho), Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), Pepe Vargas (Relações Institucionais), Hélder Barbalho (Pesca), Marcelo Néri (Assuntos Estratégicos), Nilma Gomes (Igualdade Racial), Eleonora Menicucci (Política p ara as Mulheres), Miguel Rossetto (Secretaria Geral da Presidência) e Ideli Salvatti (Direitos Humanos).

1 comentários:

Sonia disse...

Sem falsa modéstia: os meus candidatos são os melhores dos melhores.