domingo, 18 de janeiro de 2015

O mundo segundo Mafalda

Por Dandara Lima, no site da UJS:

A exposição “O mundo segundo Mafalda”, que comemora os 50 anos da personagem, chegou a São Paulo no dia 17 de dezembro e fica até o dia 28 de fevereiro, na Praça das Artes, com entrada gratuita.

A exposição foi idealizada pela conterrânea de Quino, Sabina Villagra, e trazida ao Brasil pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o programa São Paulo Carinhosa, da primeira-dama da capital Ana Estela Haddad.

Mafalda é a personagem mais famosa do cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido como Quino. A pequena contestadora foi desenhada entre 1964 e 1973, nas palavras de seu criador, Mafalda ama os Beatles, a democracia, os direitos das crianças e a paz, nesta ordem, odeia sopa (alusão ao autoritarismo), armas, guerras e James Bond.

A exposição possui diversos ambientes que recriam as tirinhas de Quino, como o carro em que Mafalda passeava com sua família, uma antiga vitrola, diversos globos que representam a visão da Mafalda sobre o mundo, e um espaço interativo para as crianças.

Mafalda ainda é atual, é um dos quadrinhos mais usados em vestibulares e livros didáticos. Quino parou de desenhar a personagem cinco dias depois de um dos dias mais trágicos da história argentina, o massacre de Ezeiza.

“Deixei de desenhar a Mafalda num momento em que na Argentina já corria sangue e havia uma situação muito perigosa. Mafalda não podia ignorar os crimes, nem nada disso, mas se os comentasse quem não poderia comentar mais nada seria eu”, declarou Quino ao receber uma homenagem na Feira Internacional do Livro (FIL) de Buenos Aires.

“O mundo segundo Mafalda”

Praça das Artes – Avenida São João, 281, Centro, São Paulo

Diariamente das 9h às 20h até 28/02.

2 comentários:

Unknown disse...

Prezado Sr. Altamiro,

Vc sabe o motivo porque a Mafalda ama os Beatles e acima de todas as outras paixões dela?

Att,
Fábio.

Unknown disse...

Prezado Sr. Altamiro,

Poderia enviar a resposta da mensagem anterior p/ fabiomdefreitas@yahoo.com.br em vez de enviar p/ fabiomachado.df@gmail.com ?

Agradeço-lhe.
Att,
Fábio.