quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Cecília Malan e o vexame da Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Chegou a mim o vídeo em que a jornalista Cecília Malan entra em pânico, ao vivo, na cobertura de um dos atentados de Paris.

O vídeo viralizou nas redes sociais, e fui observar os comentários. Um deles era de uma internauta italiana, que se divertiu com a cena bizarra e a compartilhou.

Pelo lado bom, isso quer dizer que Cecília e a Globo se tornaram notícia mundial.

Mas o comentário que resumiu tudo, em minha opinião, foi outro. “Sem noção a Globo.”

Clap, clap, clap. Palmas. De pé.

Cecília não tem culpa de nada. A responsabilidade toda é de quem a colocou numa missão para a qual ela estava evidentemente despreparada.

Escolher a pessoa adequada para cada tarefa é um dos fundamentos do jornalismo. Mas a Globo não é tão boa assim em fundamentos.

Cecília tem todos os atributos para não cobrir um caso tão dramático quanto aquele.

É jovem, inexperiente e foi criada num ambiente altamente protegido, como filha de Pedro Malan, homem forte da economia sob FHC.

Até ser obrigada a ouvir tiros, a a eles reagir vexatoriamente, ela fazia coisas na Globo como entrevistar os garotos do One Direction e Adele.

Estava estacionada em Londres, para onde foi devolvida agora. No Twitter, ela anunciou seus próximos trabalhos londrinos. Vai entrevistar Colin Forth e outros atores, e pediu perguntas a seus seguidores.

Esta é Cecília Malan.

De quem foi a ideia de colocá-la em Paris?

Aparentemente, não é uma questão que preocupe o comando jornalístico da Globo.

Foi postada nas redes sociais, hoje, uma carta que o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, enviou à Folha.

Um repórter da Folha deu, ontem, que Cecília tinha sido tirada da cobertura dos desdobramentos dos tumultos em Paris.

Kamel disse, em sua carta ao jornal, que ela não fora afastada. E concluiu dizendo que Cecília merecia “aplausos e não insinuações”.

É uma afirmação, para voltar ao comentário já citado de um internauta, completamente sem noção.

Ali Kamel tem duas compulsões: processar blogueiros e escrever cartas para jornais para desmentir, ou tentar fazê-lo, notícias desagradáveis.

É um hábito que ele, aparentemente, herdou de outro diretor de jornalismo da TV Globo, Evandro Carlos de Andrade, já morto.

Quando eu dirigia a Exame, demos uma matéria que criticava o critério de notícia da TV Globo. Um campeonato mundial de clubes não estava sendo coberto pela Globo porque não era ela que o transmitia.

Era um fato, não uma opinião, e ainda assim chegou uma carta de Evandro a mim sobre o texto que déramos.

Mais tarde, quando trabalhei na Globo, me contaram que era uma mania dele: não deixar nada sem resposta. Nem o irrespondível.

Kamel talvez devesse prestar mais atenção na audiência do Jornal Nacional no que em pequenas notícias sobre a Globo.

Sob sua gestão, a audiência do jornalismo da Globo desaba, desaba e ainda desaba. Não que seja inteiramente culpa dele, é verdade: ainda que se tratasse de um jornalista brilhante, a internet é um competidor forte demais para a tevê e qualquer outra mídia.

Ainda assim, você pode pelo menos mitigar a queda de público.

Mas não é escalando novatos como Cecília Malan para jornadas altamente desafiadoras e nem escrevendo cartas para jornais.

10 comentários:

Anônimo disse...

ta preocupado com a audiencia do seu inimigo?

REINO DE CLIOS - VISITAS VIRTUAIS disse...

O MUHSE, Museu do Homem Sergipano, ligado à UFS, conta, através de suas peças, a História da ocupação do território, desde o homem primitivo, passando pelos invasores portugueses, o ciclo do açúcar, etc. Agora, o site Reino de Clio disponibiliza a visita virtual, com imagens feitas por alunos da UFS para preservação digital do acervo. Vale à pena conhecer. Onde? No Reino de Clio!

http://reino-de-clio.com.br/

Unknown disse...

Fazer parte da Globo não é para qualquer um não, achei que Cecilia Malan foi ótima e reagiu como qualquer ser humano, foi um justo inesperado. Agora quem não tem condições e capacidade de trabalhar na Rede Globo de Televisão, fica falando o que não deve. Cecilia Malan, pode ser até tachada de novata, porém ela é uma profissional competente, que faz seu trabalho sem prejudicar
aos outros, e melhor ainda uma profissional com ética... Antonia Maria - Fortaleza. Ceará

Unknown disse...

Nossa, ontem fui procurar esse vídeo da Cecília Malan admitindo que não tinha notícias porque tava sem internet etc e simplesmente não existe mais! Sumiram com todas as versões do vídeo da Internet! Nada, nadinha. Alguém sabe onde eu acho? Queria muito rever pra rir da gafe mas a Globo simplesmente sumiu com o vídeo. Alguém que o tiver me manda por e-mail please? dedehvale@gmail.com

Anônimo disse...

Bem, acho que esta jornalista é muito esforçada e MUITO despreparada em vários sentidos. Não consigo escutar uma notícia que ela narra, pois não sei onde ficam LondreX e PariX. Gente, alguém paga um curso de dicção de portugues para ela. Nào é o problema do sotaque, mas ela deve ter problemas vocaiX. Não suporto.... além de ser bem fraquinha né....

Unknown disse...

A inveja é uma merda!

Unknown disse...

Cecília continue com seu trabalho tranquilamente pois com ou sem experiência vc está matando uma turma de não globais de inveja.....

Unknown disse...

Cecília parabéns!!!! A inveja é uma merda 2

Unknown disse...

XEXILIA MALAN!

Unknown disse...

Boa jornalista. Péssima dicção.