domingo, 7 de dezembro de 2014

O debate sobre golpe e impeachment

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Debate acirrado, numa lista de amigos que trocam mensagens por e-mail.

Há os que acreditam que a campanha pelo impeachment de Dilma caracteriza um golpe, dentre eles o Eduardo Guimarães e o Luís Nassif. Breno Altman discorda, alegando que o que a direita busca é enfraquecer o PT.

O otário que acreditou em Aécio

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um protesto pode virar, perfeitamente, uma comédia, como se viu hoje em São Paulo.

O mais difícil é saber quem foi o palhaço principal.

São três os candidatos: Aécio, Lobão e Serra. Francamente, estou em dúvida sobre qual foi mais ridículo.

Folha manipula pesquisa Datafolha

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No último sábado, o autor deste site gravou participação em um programa de debates da TV dos Trabalhadores (TVT) sobre política. Participaram comigo da mesa de debates Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo, jornalista e professor de Jornalismo da ECA-USP, e Renata Mielli, jornalista e membro da diretoria do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Moro é casado com advogada do PSDB

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A “República do Paraná”, que investiga a corrupção na Petrobrás, se revela, cada vez mais, um núcleo ultra-tucano.

Vejamos.

Os delegados federais da Lava Jato são tucanos tão descarados que operam nas redes xingando Lula, o governo, e dando loas a Aécio Neves.

Aécio faz o marketing do ódio

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

A Fel-lha (no ABC) descobriu que o Aécio Never babar de ódio não passa de marketing eleitoral:

O fantasma da censura e os zumbis

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

Ressuscitar fantasmas e transformá-los em zumbis a atazanar a vida das pessoas é um recurso bastante utilizado em Holywood e tem sido muito adotado, também, pelos donos dos meios de comunicação privados no Brasil e em outros países. Neste caso, o fantasma da censura é evocado para criar pânico na sociedade e colocar todos contra qualquer proposta de regulação dos meios de comunicação.

Ódio de classe não admite conciliação

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Depois de debater com André Lara Resende e Paulo Guedes, em São Paulo, na semana passada, Thomas Piketty confessou a CartaCapital: “Não sabia que teria de me encontrar com homens de negócios”. De fato, os organizadores da singular tertúlia atiraram Piketty a uma cilada, não fosse ele capaz de impagável ironia voltairiana.

Liberdade de expressão e democracia

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

O país que se orgulha de estar entre as dez maiores economias do mundo, é uma das raras democracias em que os meios de comunicação agem sem limites, atuando apenas segundo os interesses de quem os controla. As vozes dissonantes ainda são sufocadas. Dessa forma, a democracia deixa de funcionar plenamente por não contar com um de seus principais instrumentos: a ampla circulação de ideias. Para enfrentar o problema é necessária uma regulação da mídia, capaz de ampliar o número de pessoas que têm o privilégio de falar com a sociedade.

Vida bandida: Aécio dá o cano em Lobão

Da revista Fórum:

O cantor Lobão saiu “de luto” da manifestação realizada no último sábado (6) contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), em São Paulo. Se antes do ato, ele se mostrava animado – chegou a postar em seu perfil no Twitter a mensagem “HOJE O CHÃO DA PÁTRIA IRÁ TREMER!!!”–, ao fim, demonstrou frustração. O tweet que encerrou sua participação no protesto dizia: “Gente, infelizmente tive mas uma vez que sair da passeata por todos os motivos que expus ontem. Estou de luto”. Duas possíveis razões: a presença de manifestantes pró-intervenção militar e a ausência de Aécio Neves.

Jornalismo bandido quer PT fora da lei

Por Breno Altman, em seu blog:

Não demorou para um dos menestréis do neoconservadorismo, Reinaldo Azevedo, colocar as garras de fora e entregar as intenções de sua trupe.

O sonho de consumo da cloaca vai além do impedimento de Dilma Rousseff. Não é à toa que o mais recente artigo do autor, publicado na Folha de S.Paulo dessa sexta-feira, ergue a bandeira da cassação do PT.

Mensagem de paz e cooperação da Unasul

Editorial do site Vermelho:

Reveste-se de enorme significado não só para a América do Sul, mas também para a vida política internacional a Cúpula de chefes de Estado da Unasul (União das Nações do Sul), realizada na Metade do Mundo, no Equador, na última sexta-feira (5).

Seu valor está muito além do simbolismo contido na inauguração de um arrojado edifício de linhas futuristas na latitude zero, que marca geograficamente o centro do planeta, “onde os povos ancestrais adoravam o deus Sol e festejavam suas colheitas” - como assinalou o presidente Rafael Correa, anfitrião do encontro -, e da justa homenagem a Nestor Kirchner, que dá nome ao edifício. O ex-presidente argentino, falecido em 2010, foi o primeiro secretário geral do organismo e um convicto lutador pela causa da integração das nações sul-americanas.

A integração regional não é notícia

Por Vanessa Martina Silva, no blog Diferente, pero no mucho:

Enquanto a TeleSUR transmitia ininterruptamente as falas e o ato cultural que marcou a inauguração da sede da Unasul na tarde desta sexta-feira (05/12), a GloboNews transmitia entrevista com a ex-candidata à presidência pelo Psol Luciana Genro e o principal telejornal do país, o Nacional, da mesma Rede Globo, ignorou solenemente a reunião realizada no Equador e que reuniu mandatário e representantes dos 12 países sul-americanos.

Aécio, Lobão e a marcha golpista

Por Altamiro Borges

A direita golpista bem que se esforçou, mas voltou a se frustrar com a baixa adesão às suas marchas pelo impeachment de Dilma Rousseff neste sábado (6). Em São Paulo, segundo o comando da PM, o ato juntou 2 mil pessoas; em outras capitais, elas não lotaram um ônibus – com todos sentados e confortáveis. O empenho foi grande: o cambaleante Aécio Neves gravou vídeo conclamando a presença – mas ele mesmo não foi e alegou que estava “trabalhando” (finalmente!). Outros aloprados do PSDB, como José Serra, também postaram seus vídeos. Novamente ocorreram rachas e confusões. Lobão, o novo bobão da corte fascista, disse que foi tratado como “otário” pelos caciques tucanos.