sábado, 15 de novembro de 2014

Mobilização e unidade pelas mudanças

Editorial do site Vermelho:

“Estamos na rua por mais direitos e contra a direita”, declarou um líder de uma organização popular na manifestação realizada em São Paulo nesta quinta-feira (13), pela reforma política democrática e a convocação de uma assembleia constituinte convocada exclusivamente para este fim.

Semelhantes atos ocorreram em outras cidades brasileiras nesta que foi a primeira jornada organizada por partidos de esquerda e movimentos populares no novo quadro político aberto com a quarta vitória eleitoral das forças democráticas e progressistas.

A guerra fria da PF contra o PT

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Coincidências acontecem, mas …

Mas a superoperação da Polícia Federal no caso Petrobras nesta manhã de sexta feira parece feita sob medida.

O estardalhaço tende a desviar as atenções das denúncias – frescas e de alta relevância — sobre o comportamento brutalmente partidário dos delegados encarregados das investigações.

Delegados da PF deixaram digitais

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Ontem, quinta-feira 13, a reportagem de Júlia Duailibi, publicada em O Estado de S. Paulo revelou: no período eleitoral, delegados da Polícia Federal (PF) usaram as redes sociais para elogiar Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência, e para atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff, que disputava a reeleição, bem como a replicar conteúdos críticos aos petistas.

A luta contra a ofensiva conservadora

Por Adilson Araújo, no site da CTB:

Depois de vencer as eleições de outubro, numa vitória histórica comemorada pelas forças progressistas em todo o mundo e especialmente na América Latina, a presidenta Dilma interpretou com sabedoria o recado das urnas como um clamor popular por mudanças e prometeu empenhar-se para realizá-las, começando pela defesa de um plebiscito popular para definir a reforma política. Mas a direita neoliberal e as forças conservadoras em geral parecem determinadas a sabotar e obstruir o caminho das mudanças.

Tucano pede água e não abre o bico

Por Francisco Chagas, na revista Fórum:

Com muito alarde na mídia, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi ao planalto central pedir R$ 3,5 bilhões para obras de abastecimento. Ele ainda não deu detalhes muito claros sobre cada projeto, mas com certeza a população de São Paulo só vai sentir os resultados de todo esse investimento daqui a um, dois ou até três anos.

Petrolão é xeque-mate de Dilma

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Aconteceu uma coisa interessante, que fará os coxinhas surtarem.

O chamado “petrolão”, ao atingir as principais empreiteiras do país e chamuscar todos os partidos, em especial os núcleos representados no Congresso, resultará no fortalecimento de Dilma Rousseff.

A tentativa da “Republica do Paraná”, de orientar politicamente as investigações, fornecendo vazamentos seletivos à imprensa de oposição, acabou surtindo efeito contrário.

Imagem do líder do Banana´s Party

Por Renato Rovai, em seu blog:



O blog recebeu ontem uma mensagem criptografada com uma foto realizada na capital da Coxinholândia de um sujeito que seria, segundo nossa fonte, o líder do Banana´s Party. O autor da imagem pediu condição de anonimato. Ele teme que a turma liderada pelo senhor de barba branca e olhos esbugalhados possa buscar alguma retaliação. “Fiquei sabendo que eles têm feito serenata uniformizados contra aqueles que consideram seus inimigos. Fico imaginando essa turma e esse senhor cantando na janela da minha casa, seria a minha desmoralização total”, disse o anônimo. O compreensivo blogueiro entendeu sua angustia e resolveu que seria justo manter preservado o nome do autor da façanha.


Mídia: volta ao debate?

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Embora com excessivo cuidado e timidez, a presidenta Dilma Rousseff finalmente falou publicamente, e um pouco mais objetivamente, sobre proposta de regulação dos meios de comunicação, que, capciosamente, foi adotada como “fantasma” da censura à imprensa. Assim o debate foi interditado.

Palanque de Aécio e FHC vai desabar

Por Bepe Damasco, em seu blog:

A estratégia de Aécio, FHC, Aloisio Nunes Ferreira, Carlos Sampaio e derivados é clara: apostar no clima de beligerância contra o governo da presidenta Dilma e contra o PT como se a campanha eleitoral não tivesse acabado.

Congresso Nacional, retrato desfocado

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

Congresso que saiu das urnas em 5 de outubro – e será empossado em 1º de fevereiro – terá, como já se demonstrou, perfil mais conservador que o atual. Uma das bancadas que cresceram, e se mostra organizada, é a dos ruralistas, com 153 deputados. A sindical caiu de 90 para 51, enquanto a empresarial tem quatro vezes mais (217). Mas o desequilíbrio não está apenas na correlação de forças. A diferença entre a composição da sociedade brasileira e sua representação legislativa é gritante em todos os recortes de comparação entre os eleitos e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. Um caso é o da representação feminina: elas são 51% da população, mas o número de deputadas eleitas soma 10% do total, com ligeiro crescimento em relação à atual legislatura (9%).

Cardozo e os “delegados do Aécio”

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Com a velocidade, o vigor e a autoridade que lhe são peculiares (reparem que não quantifiquei cada um destes traços), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, resolveu agir.

12 horas depois que o país tomou conhecimento de que os delegados federais da Operação Lava-Jato participavam, no Facebook, de animadas e desbocadas tertúlias sobre a investigação que conduzem, atividade na qual, até em nota oficial, merecem o aplauso do douto Ministério Público da União, seção paranaense.