sábado, 14 de junho de 2014

A direita mostra a cara

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:


O decreto de criação da Política Nacional de Participação Social (PNPS) fez a direita botar a cara para fora mais uma vez. Assumiu a distância que a separa do cidadão e, principalmente, dos movimentos sociais. Desde 1964, quando radicalizou e sustentou a derrubada de um governo constitucionalmente eleito, a reação conservadora não se assanhava tanto quanto agora.

A geopolítica da Copa do Mundo

Por Pepe Escobar, no site Outras Palavras:

Numa das imagens que, até aqui, definem a Copa do Mundo, vê-se a Mannschaft alemã – a seleção alemã de futebol – confraternizando com índios pataxó, a poucas centenas de metros de distância de onde o Brasil foi “descoberto”, em 1500. Praticamente, um redescobrimento dos trópicos exóticos.

Quem treinou aquela "elite branca"

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Não ia tocar no assunto dos xingamentos recebidos por Dilma, pois já me sentia contemplado por outros colegas que fizeram a reflexão. Como disse Juca Kfouri, uma coisa é vaiar, o que pode ser democrático, outra é a intolerância, a ignorância e a falta de educação de parte da elite branca presente no Itaquerão para a abertura da Copa. Isso sem contar o machismo.

O que Dilma devia dizer à elite branca

Por Hildegard Angel, em seu blog:

Todas as críticas à abertura sem graça da Copa do Mundo (responsabilidade exclusiva da Fifa) se apagam diante do vexame dado pela Elite Branca Brasileira. Da falta de educação. Da falta de modos. Falta de respeito com a própria família brasileira presente, ao cantar um “hino” chulo, bradando ofensas contra a Chefe do Estado Brasileiro, eleita pelo povo. Vexame planetário!

Tendências da eleição para o Congresso

Por Antônio Augusto de Queiroz, na revista Teoria e Debate:

Antes mesmo do término das convenções partidárias, previsto para 30 de junho, já é possível antecipar algumas tendências da eleição para o Congresso Nacional em 2014.

A primeira é de um número recorde de desistências da tentativa de reeleição – cerca de metade dos 27 senadores e pouco mais de cem deputados. As motivações são basicamente quatro: os altos custos de campanha, considerados exorbitantes; os custos de imagem, pelos quais os políticos são malvistos; o desgaste no exercício do mandato, no qual a ocupação de cargo na Casa ou em relatoria relevante depende mais da relação pessoal do parlamentar com o líder do que de sua qualificação; e, em menor escala, a opção de concorrer a outro cargo, como governador, senador ou mesmo deputado estadual.

Copa 1, anti-Copa 0

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Quando se lembra que, até muito recentemente, dizia-se que o governo deveria render-se se a uma incorrigível incompetência tropical para devolver a Copa para a Fifa, o dia de ontem é digno de festa.

Verdade que foi apenas o início de uma jornada complicada, que terá vários momentos imprevisíveis.

Ataque a Dilma tem cor e classe social

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

A presidenta Dilma Rousseff reagiu, nesta sexta (12), aos xingamentos que ouviu de privilegiados torcedores que puderam pagar os preços dos ingressos disponibilizados pela FIFA para a partida de abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, em São Paulo.

Vai ter água em São Paulo?

Por Bruno Pavan, no jornal Brasil de Fato:

“Só deixo o meu Cariri, no último pau de arara”, assim cantou Raimundo Fag­ner, em 1973, contando a história de um cearense que teimava em não deixar a ci­dade natal que era vítima de uma gran­de seca.

Mais de 40 anos depois, no entanto, é São Paulo que sofre com a falta de chu­vas, trazendo à tona o perigo iminente de um racionamento de água. De acordo com a Companhia de Saneamento Bá­sico do Estado de São Paulo (Sabesp) a água do Sistema Cantareira já tem data pra acabar: 27 de outubro.

Participação Social está sob ameaça

Por Natasha Pitts, no site da Adital:

A presidenta Dilma Rousseff oficializou e ampliou o que já vinha sendo executado no Brasil em matéria de participação social quando assinou o decreto8.243/2014, que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS). Se por um lado a iniciativa foi comemorada pela sociedade civil organizada, por outro, causou histeria em alguns partidos de direita, no Parlamento e até na grande mídia. Organizações sociais já estão se articulando para a defesa do mecanismo, que se encontra ameaçado.

Apreensão na UFRJ a pedido de Aécio

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

A professora Monica Grin Monteiro de Barros, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está no rol dos cinco acusados pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto, de difamá-lo na internet.