segunda-feira, 2 de junho de 2014

Brasil, EUA e as omissões da mídia

Por Emílio Carlos Rodriguez Lopez, no blog Viomundo:

Estamos no sexto ano da maior crise do capitalismo mundial, só comparável à de 1929.

Nesse período, o mundo perdeu - e ainda não recuperou! - 65 milhões de postos de trabalho, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), até o final de 2013.

Enquanto isso o Brasil conseguiu criar mais de 11 milhões de empregos na economia formal.

Receita de Aécio e recessão na Europa

Do blog de Zé Dirceu:

Há semanas, bem antes da eleição para o Parlamento Europeu e dos seus resultados – que mostraram o Velho Continente dando uma guinada para a direita e, em alguns casos, para a extrema-direita -, a nossa direita e mídia tupiniquins vêm anunciando que a União Europeia sairá da recessão porque cortou gastos governamentais e diminuiu o déficit público, saneando suas contas públicas.

Joaquim Barbosa, guerreiro de Ogum

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Coube ao Globo, em duas matérias ontológicas, “explicar” a aposentadoria de Joaquim Barbosa, o personagem que ajudou a criar e cuja trajetória precisava de um desfecho menos decepcionante.

A primeira é uma tentativa de vitimizar JB. Aplicando a técnica do jornalismo declaratório, mas sem dar crédito a quem teria criado a teoria (vale lembrar a reportagem sobre o contínuo do advogado que falou com alguém que ouviu de uma pessoa que Marcelo Freixo alguma coisa), a saída de Barbosa foi “precipitada pelas ameaças que ele vem sofrendo”.

A Rússia e o negócio da China

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Em um momento em que os Estados Unidos tentam, inutilmente, isolar a Rússia, atacando-a com sanções, e enfraquecer a unidade dos BRICS, Putin viajou a Pequim e fecha o que pode ser chamado de o maior acordo comercial da história: o fornecimento, pelos russos, de 400 bilhões de dólares em gás, à China, pelos próximos 30 anos.

Guerra e paz na Colômbia

Obra de Fernando Botero
Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

Os personagens de García Márquez estão imersos num mundo de guerras civis intermináveis. Eles cruzam toda a história do último século e meio na Colômbia. O ciclo mais recente dessa história data do assassinato do candidato do Partido Liberal à presidência, Jorge Gaitán, em 1948. Sua morte desatou um processo chamado de “Violência”, um brutal movimento de represálias mútuas entre as famílias conservadoras e liberais, com requintes de crueldade poucas vezes vistos no continente.

Berzoini fala aos blogueiros

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

Noite de sexta-feira em São Paulo. Um friozinho outonal e um bom bate-papo. Foi neste clima que aconteceu a entrevista com o Ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, a um grupo de blogueiros. A entrevista, divulgada na agenda oficial do ministro, movimentou parte da mídia privada, que queria a todo custo participar também. Não foram convidados e ponto. Aliás, não me lembro destes jornalões nos convidarem para confraternizar nos almoços e nas entrevistas promovidas por eles.

Salário mínimo e renda máxima

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Devemos ao professor Claudio Deddeca, da Unicamp, uma informação preciosa sobre a realidade salarial brasileira. Num artigo publicado na Folha, destinado a discutir o futuro da lei do salário mínimo, o professor lembra qual é o nosso salário máximo.

Ellus: Que atraso é esse?

Por Jandira Feghali, no site Vermelho:

É grande a repercussão da frase estampada em camiseta da Ellus em desfile recente da marca. Com os dizeres “Abaixo este Brasil atrasado”, resta indagar a que atraso se refere. Com certeza não é uma justa indignação contra a utilização do trabalho escravo, sinal maior de atraso, uma vez que a Ellus enfrenta inúmeras denúncias no Ministério do Trabalho sobre estabelecer condições análogas de trabalho escravo a seus funcionários.

O circo do futebol montado pela Globo

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Logo na primeira semana de treinamentos da seleção brasileira, em Teresópolis, a Granja Comary já foi transformada numa grande cidade cenográfica. Um verdadeiro circo do futebol está montado na concentração, com prioridade para a Globo, é claro, a emissora que tomou conta do pedaço e é quem dá as cartas, como se aquilo fosse uma filial do Projac.

Conjuntura favorável à lei da mídia

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

A notícia veiculada, esta semana, de que a presidenta Dilma Rousseff vai encampar a bandeira da regulação econômica da mídia, já definida como questão central da agenda brasileira pelo PT e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, animou os movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação. A avaliação é que o debate público sobre o tema será, finalmente, travado de forma apropriada, plural e democrática.

Faustão ataca a Copa e esquece a Globo

Por Altamiro Borges

O apresentador Fausto Silva anda muito revoltado. Não deve ser por causa do salário, já que ele recebe uma fortuna da TV Globo e ainda tira uns “trocados” dos bilionários anunciantes. Nos últimos tempos, ele transformou o seu programa Domingão do Faustão num verdadeiro palanque, com duros ataques ao governo Dilma. Neste domingo (1), segundo o site UOL, ele aproveitou para “criticar a incompetência e a corrupção no Brasil”, reforçando o complexo de vira-latas das elites tão em moda nas vésperas da abertura da Copa do Mundo. Vale conferir alguns trechos da reportagem: