sábado, 24 de maio de 2014

Aécio Campos ou Eduardo Neves?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Vira e mexe, eu me confundo com os nomes dos candidatos de oposição, e não é para menos. Ambos jovens e com pinta de galãs, netos de políticos célebres, Aécio Neves e Eduardo Campos - agora acertei! - fazem campanhas semelhantes, com o mesmo discurso de ataques ao governo Dilma e as peregrinações pelo alto empresariado industrial e financeiro de São Paulo para vender seu peixe e tornar mais competitivas suas candidaturas.

Caminhada ao STF pede respeito à lei

Do blog de Zé Dirceu:

A próxima 5ª feira (29) é o dia marcado pelos movimentos sociais para realizar a caminhada até o Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra a decisão do presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, de proibir o trabalho externo do ex-ministro José Dirceu e por estar revogando autorizações concedidas a outros presos para cumprirem no regime semiaberto as sentenças que lhes foram aplicadas ao final do julgamento da Ação Penal 470.

Ibope, Datafolha e a força de Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Por certo foi uma ducha de água fria na oposição e na mídia a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (22) pela Folha de São Paulo, que, entre outras revelações importantes, mostrou que a maioria dos brasileiros concorda com Lula quando ele diz que é “babaquice” construir estações de metrô dentro de estádios de futebol só para atender a turistas.

A outra censura no Brasil

Por Venício A. de Lima, na revista Teoria e Debate:

A censura do Estado à liberdade de expressão no Brasil é anterior à chegada da máquina impressora e sempre foi muito além dela. No século 17, padre Antônio Vieira já afirmava que “o pior acidente que teve o Brasil em sua enfermidade foi o tolher-se-lhe a fala” e Paulo Freire, três séculos depois, identificou na “cultura do silêncio” uma das características históricas da formação do povo brasileiro.

Aécio e a saudade de Serra

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A última pesquisa Ibope é uma paulada em Aécio. Compare os 20% dados a ele com os quase 24% que o instituto Sensus lhe atribuíra semanas atrás.

Fica agora claro que o que realmente ergueu Aécio foi a decisão do Sensus de usar a ordem alfabética nas cartelas mostradas aos eleitores.

Os 15 ricaços e o Bolsa Família

Por Samantha Maia, na revista CartaCapital:

O patrimônio das 15 famílias mais ricas do Brasil, segundo lista divulgada pela revista Forbes, é dez vezes maior que a renda de 14 milhões de grupos familiares atendidos pelo programa Bolsa Família. De acordo com a publicação americana, os 15 clãs mais abastados do Brasil concentram uma fortuna de 270 bilhões de reais, cerca de 5% do PIB do País. O Bolsa Família, por sua vez, atendeu 14 milhões de famílias em 2013 com um orçamento de 24 bilhões de reais, equivalentes a 0,5% do PIB.

Bolsonaro: "Quero ser vice de Aécio"

Da revista Fórum:

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP), conhecido pelas suas posições contra homossexuais, declarou que se não for candidato à Presidência da República pelo seu partido, quer ser vice de Aécio Neves (PSDB). “Simpatizo com Aécio, que é o representante da direita atualmente”, disse em entrevista ao InfoMoney. “Seria uma grande honra para mim.”

Racionamento, palavra proibida em SP

Por Diego Sartorato, na Revista do Brasil:

Em pronunciamentos oficiais e declarações à imprensa, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é categórico: não haverá racionamento de água em 2014. A temporada é complicada. A capital será vitrine internacional do país durante a Copa do Mundo e a população decidirá nas urnas, em outubro, se mantém com o tucano - como ocorre desde 1995 - a chave do Palácio dos Bandeirantes, sede governo paulista. A realidade, porém, se impõe. Diante da pior estiagem desde o início das medições, há 84 anos, o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de 8 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, começou o ano com apenas 27% de seu volume útil; no fim de abril, minguava abaixo dos 11%.

A guerra contra a Copa no Brasil

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Na medida em que dados concretos começam a ser divulgados, começa a ficar claro que a guerra contra a Copa é expressão de um delírio conservador que recebe, acessoriamente, o apoio ruidoso de uma retórica de ultra-esquerda – bastante comum em situações políticas como a atual.

Alguns números.

Gilberto Carvalho e as vuvuzelas

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Vários leitores pediram para que eu não ficasse tímido, e usasse a oportunidade de falar pessoalmente com o ministro Gilberto Carvalho, titular da secretaria-geral da Presidência da República, para dar uma prensa no governo na questão da comunicação.

Na medida do possível, eu dei.

Campos rompe acordo com Aécio

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A nova política é sensacional.

Depois de um acordo regado por bons vinhos numa mesa do chiquérrimo restaurante Fasano, no Rio de Janeiro, Eduardo Campos roeu a corda do pacto feito com Aécio Neves para que os tucanos apoiassem o PSB em Pernambuco e a recíproca fosse oferecida em Minas.

Eleição 2014: A fumaça do noticiário

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Pesquisas de intenção de voto são um grande incentivo para a criatividade nas redações: com base em dados parciais, e muitas vezes sem considerar elementos conjunturais que influenciam as respostas dos consultados, os editores tascam suas versões com a mesma convicção de um apostador diante do guichê do Jóquei Clube.

O papel decisivo de Lula

Por Antonio Lassance, no site Carta Maior:

A última pesquisa Ibope (maio 2014) mostrou que Dilma voltou a crescer, continua tendo chances de vitória no primeiro turno e, se houver segundo turno, enfrentaria um candidato "com o cheiro da derrota" - para usarmos a expressão de Marina Silva que, pelas pesquisas, serve tanto para Aécio quanto para a sua candidatura do PSB, com Eduardo Campos.

Quem vai denunciar o presidente do STF?

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Nas últimas semanas, a sociedade brasileira assistiu estarrecida às ilegalidades praticadas por ninguém menos do que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), organismo que tem o dever constitucional de zelar pelo cumprimento das leis.

Já não bastassem as claras manifestações do magistrado ao longo do processo AP – 470, sempre atuando de forma discricionária, persecutória, alimentado pela mídia burguesa ávida de punição exemplar, por atos políticos, que são correntes em todas as práticas dos partidos políticos brasileiros: o uso de Caixa 2 das campanhas eleitorais pelo financiamento das empresas.

Como nascem os preconceitos

Por Frei Betto, no site da Adital:

García Márquez, em Doze contos peregrinos, conta a história de um cachorro que, todos os domingos, era encontrado no cemitério de Barcelona, junto ao túmulo de Maria dos Prazeres, uma ex-prostituta.

Com certeza se inspirou nas histórias reais de Bobby, um terrier de Edimburgo, Escócia, que durante catorze anos guardou o túmulo de seu dono, enterrado em 1858. Pessoas comovidas com a sua fidelidade cuidavam de alimentá-lo. O animal foi sepultado ao lado e, hoje, há ali uma pequena escultura dele e uma lápide, na qual gravaram: "Que a sua lealdade e devoção sejam uma lição para todos nós.”