quinta-feira, 8 de maio de 2014

Aecistas rejeitam Serra na vice

Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, a mídia tucana soltou rojões para uma possível dobradinha Aécio-Serra nas eleições presidenciais. Eliane Cantanhêde, colunista da Folha sempre empolgada com a “massa cheirosa” do PSDB, não escondeu a sua alegria. Seria a chapa dos sonhos dos neoliberais, que ajudaria a cicatrizar as sangrentas bicadas tucanas e ainda uniria Minas Gerais e São Paulo. Mas, pelo jeito, a manobra pragmática ainda não deu muito certo. Segundo a jornalista Julia Duailibi, no site do Estadão desta quinta-feira (8), “as especulações envolvendo o nome do ex-governador José Serra para vice na chapa do presidenciável Aécio Neves não têm grande receptividade entre os aliados do senador mineiro”.

CPI dos pedágios e a sujeira tucana

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No último ano do atual mandato do governador Geraldo Alckmin finalmente a oposição conseguiu aprovar sua primeira CPI, a dos pedágios. Parece mentira, mas, em quase quatro anos, a oposição ao governo paulista na Assembleia Legislativa jamais conseguiu aprovar uma CPI que a situação, ou melhor, que o Palácio dos Bandeirantes não quisesse ver instalada.

Linchadores por todos os lados

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Nas edições de quinta-feira (8/5), os jornais seguem dando repercussão ao linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, trucidada no sábado (3/5) por uma multidão no bairro de Morrinhos, município de Guarujá, litoral paulista. O leitor encontra referências à investigação policial e declarações do criador da página do Facebook que teria espalhado o boato sobre uma suposta sequestradora de crianças, tido como o motivo do crime.

Sheherazade é, sim, sócia da barbárie

Por Renato Rovai, em seu blog:

Valmir Dias Barbosa foi detido no bairro Morrinhos, a mesma região onde Fabiane Maria de Jesus foi brutalmente espancada até a morte, no Guarujá, litoral de São Paulo. Ela foi vítima de uma brutalidade insana. E ele em boa medida vítima do ódio distribuído em pílulas diariamente pela mídia tradicional por pessoas como a apresentadora Rachel Sheherazade, que ainda é âncora do Jornal do SBT e que estava de namoro com a Band para ir ganhar 350 mil reais por mês para voltar a incentivar a violência numa outra concessão pública.

Dilma, enfim, quer Ley de Medios

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

No comício da Convenção do PT, o Lula e o presidente do PT, Rui Falcão, defenderam enfaticamente uma Ley de Meios.

Aos gritos da plateia: “o povo não é bobo”, “a verdade é dura…” e “é o PiG!”.

A Dilma, ali, nada.

Caro senador Aloysio: não perca a cabeça

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Caro senador, essa “carta” é escrita sem rancor nem ironia. O senhor provavelmente nem me conhece. Escrevo depois de vê-lo agredir verbalmente um blogueiro que tentou entrevistá-lo na última terça-feira, no Congresso. O senhor xingou o rapaz, avançou contra ele, e depois tentou se justificar nas redes sociais, dizendo que ele era um “ex-assessor do PT”. Aqui um tweet do @Aloysio_Nunes: “acha que um senador de oposição pode ser ofendido por um ex-assessor do PT? Acha que não há câmeras no Senado?”

A “garrafinha de papel” do tucano

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Muito curiosa a reação da Folha de S. Paulo, querendo atribuir a este rapaz, Rodrigo “Pilha” Grassi, “culpa” pelo completo destempero do senador Aloísio Nunes Ferreira, que o mandou para a “puta que o pariu” e outras ‘cositas más” por perguntas de que não gostou.

Pobres sofrem mais com falta de água

Da revista CartaCapital:

Desde que o Sistema Cantareira começou a registrar sucessivos recordes negativos de nível de água, o discurso é o mesmo: o governo do Estado nega que haja ou que seja necessário fazer qualquer racionamento em São Paulo. E quem mora no Morumbi, Jardins ou Higienópolis, bairros ricos da capital paulista, não precisa se preocupar. Pelo menos por enquanto o problema afeta, principalmente, os pobres da cidade ou da região metropolitana.

Os boatos na internet e a intolerância

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"Você já viu o que está circulando na internet? Tem foto e tudo. Estou com medo de deixar filho meu sair de casa"

"Vi agora no Facebook que vai faltar água e luz, a inflação vai explodir, a coisa está feia".

O discurso “sheherazade” do Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Interfono e peço para o zelador colocar os jornais no elevador, como sempre faço. Quando os recolho e os trago para casa, mal consigo reconhecê-los, porque há uma capa “promocional”, tanto no Globo quanto no Valor. Propaganda dos Correios, que está promovendo sua nova marca.

A matéria principal no Globo é o linchamento de uma moça em Guarujá, São Paulo, por um crime que ela não cometeu, após a divulgação de um falso boato pela internet.

Eleições 2014: Ganhar para avançar

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Emir Sader, no site Carta Maior:

O que se está esgotando não é o governo do PT, mas sua primeira fase. A prioridade das políticas sociais é amplamente vitoriosa, foi e continua sendo a responsável pelo imenso processo de democratização social por que passa o Brasil desde 2003. É assim que diminuímos a exclusão social, a desigualdade, a pobreza e a miséria – objetivo fundamental de um país que sempre carregou esses carmas -, mesmo em meio a uma profunda e prolongada recessão internacional.

Disputa esquenta: Marina ataca Aécio

Do site Vermelho:

Já era previsível, porque são inexoráveis as leis do pragmatismo em disputa eleitoral polarizada e numa conjuntura em que a derrota da oposição é o resultado mais previsível. A coalizão PSB-Rede-PPS de Eduardo Campos decidiu mandar Marina Silva bater no PSDB e em Aécio Neves.

Lula confirma presença no IV BlogProg

Por Altamiro Borges

O ex-presidente Lula estará presente no IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de maio em São Paulo. Sua participação foi confirmada pela assessoria do Instituto Lula nesta quinta-feira. Logo na manhã de sexta-feira (16), o ex-presidente deverá tratar de vários temas, como o papel da mídia tradicional, as eleições de 2014 e a importância do ativismo digital. A decisão de convidá-lo foi tomada pela comissão nacional do movimento dos "blogueiros progressistas" - nascido em agosto de 2010 e também batizado de "BlogProg".