quinta-feira, 10 de abril de 2014

Adriano Diogo fala sobre golpe de 1964

A indigência intelectual da Folha

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

O jornal Folha de São Paulo traz na edição desta 5ª feira um artigo assinado pelo jornalista Fabio Maisonnave sobre o escritório regional do Ipea na Venezuela.

O texto registra o descontentamento do veículo e do autor com o fato de a representação do instituto em Caracas não seguir a pauta da Folha na abordagem dos problemas venezuelanos.

Alckmin, o rei da maquiagem

Do blog de Zé Dirceu:

No ritmo em que as manipulações vão, não tem jeito, o governo tucano do dr. Geraldo Alckmin caminha aceleradamente para passar à história como o rei da maquiagem. Semana passada já haviam divulgado que ele faz uma contagem única em presídios no Brasil – não seguida por nenhum outro Estado – na qual inclui acomodações para presos em locais provisórios, hospitais, enfermarias e macas. Com isso inflou em 14 mil o número de vagas em penitenciárias do Estado. Sem colocar um único tijolo em obras.

Lula aos blogueiros em 13 pontos

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Renato Rovai, em seu blog:

1- Se a oposição tinha alguma dúvida acerca da saúde e da disposição de Lula para enfrentar como candidato ou como cabo eleitoral a disputa deste ano, todas as dúvidas foram sanadas nesta entrevista de 3h30 aos blogueiros. Ele falou como um Fidel Castro. Fez análises como há muito tempo não fazia sobre todos os temas. Provocou a oposição, cobrou o PT, defendeu seu governo e o de Dilma, fez piadas e não teve medo de enfrentar temas polêmicos como a regulação da mídia. Lula foi Lula em sua melhor forma.

Pimenta, Cunha e o tratamento desigual

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Onze anos depois de receber R$ 300.000 de Marcos Valério, o tucano Pimenta da Veiga, candidato ao governo de Minas Gerais, foi chamado pela Polícia Federal para explicar-se.

Ex-ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso, Pimenta recebeu uma quantia seis vezes maior do que os R$ 50.000 que a mulher do deputado João Paulo Cunha foi buscar no Banco Rural.

Sheherazade teve o que mereceu

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

Rachel Sheherazade pode se juntar a Heisenberg e cantar com ele a música que fecha gloriosamente Breaking Bad: guess I got what I deserved. Tive o que mereci.

Se for confirmado que ela está fora do SBT, ela terá o que mereceu.

Racionar água para evitar colapso em SP

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Estão brincando com água, que é pior do que brincar com fogo. Fogo tem jeito de se apagar, mas a água, quando acaba, vai fazer o quê? Importar dos países vizinhos, rezar para chover, comprar de caminhão-tanque de outra cidade?

Filho de Jango critica mídia e elites

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

Passados 50 anos do golpe que depôs o presidente João Goulart, seu filho João Vicente acredita que os problemas do país "são radicalmente os mesmos" e que o Brasil necessita das mesmas reformas de base pregadas pelo governo Jango – desencadeadoras da reação civil-militar cujo resultado foi a ditadura. Até hoje, diz ele, setores privilegiados da sociedade resistem a qualquer tipo de mudança progressista. "As elites estão mais arraigadas e as mídias estão mais fortes. As reformas são as mesmas, as elites são as mesmas, a luta é a mesma", afirmou João Vicente, em entrevista organizada hoje (10) pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e pela Agência Sindical.

“Ordem é ouvir só o Paulinho da Força”

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A informação apareceu primeiro no facebook de Marize Muniz, assessora de imprensa da CUT. Ela contou o que aconteceu nesta quarta-feira (9/abril) quando uma repórter da Globo, destacada para cobrir a manifestação das centrais sindicais no centro de São Paulo, teve um infeliz ataque de sinceridade. Vejam:

"Jornalões" e "bloguinhos" com Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Os grandes jornais, hoje, espumaram de ódio com a entrevista de Lula aos blogs.

A Folha registra e consegue conter o despeito, mas o Estadão, em seu editorial, o transborda.

Diz que Lula falou-nos “para ter de antemão a garantia de não ser surpreendido por perguntas incômodas, muito menos ter contestadas as suas respostas”.

Castells e Gil debatem internet

Da revista Fórum:

Nos dias 22, 23 e 24 de abril acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP) o evento #ArenaNETMundial, que conta com uma série de atividades para discutir os rumos da internet no Brasil e no mundo, tendo como foco a democracia na era digital e a sociedade em rede. Já estão confirmados para os debates nomes como Manuel Castells, um dos principais filósofos que abordam o tema e autor dos livros “A sociedade em rede” e “Redes de indignação e esperança”; o britânico Tim Berners-Lee, cientista e criador da WWW – Word Wide Web; e o músico e ex-ministro da cultura, Gilberto Gil, considerado um dos pioneiros no debate sobre cultura digital e democracia 2.0.

"Mídia hoje é igual a de 1964"

Por Felipe Bianchi, no site do Centro do Estudos Barão de Itararé:

Em coletiva a blogueiros e mídias alternativas nesta quinta-feira (10), o filho do ex-presidente Jango, João Vicente Goulart, falou sobre a reconstrução da história política de seu pai e criticou duramente a participação decisiva da grande mídia na preparação do terreno para o golpe militar. Para ele, os 'jornalões' faziam oposição sistemática ao projeto de seu pai, “construindo uma história para esconder a verdade”.