quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vedetismo e deslumbramento do STF

Por Dalmo de Abreu Dallari, no Observatório da Imprensa:

A experiência que já se tem da transmissão ao vivo – ou, segundo a gíria dos meios de comunicação, da transmissão em tempo real – das sessões do Supremo Tribunal Federal deixa mais do que evidente que essa prática deve ser imediatamente eliminada, em benefício da prestação jurisdicional equilibrada, racional, sóbria, inspirada nos princípios jurídicos fundamentais e na busca da Justiça, sem a interferência nefasta de atrativos e desvios emocionais, ou de pressões de qualquer espécie, fatores que prejudicam ou anulam a independência, a serenidade e a imparcialidade do julgador.

O desafio progressista em SP

Editorial do sítio Vermelho:

A cidade de São Paulo completa 460 anos tendo em seu comando um governo progressista e muitas questões estruturais mal resolvidas, o que, em ano eleitoral, ganha contornos dramáticos. O prefeito Fernando Haddad (PT), que tem como vice a comunista Nádia Campeão (PCdoB), está sob cerco das forças conservadoras. Estas forças realizam plena ofensiva para inviabilizar a sua gestão e fazer disto um trampolim para concretizar sonhos eleitorais e planos reacionários. As forças progressistas não se podem equivocar nesta questão. O êxito da gestão Haddad-Nádia é essencial para derrotar os desígnios da direita em São Paulo.


Entre Davos e Porto Alegre

Por Marco Piva

No início do século XXI, o embate era nítido. De um lado, os defensores da globalização a qualquer custo; de outro, aqueles que acreditavam que “um outro mundo é possível”. Geograficamente, Davos, na Suíça, e Porto Alegre, no sul brasileiro, explicitavam a enorme distância entre essas duas ideias.

Justiça quebra sigilo dos Perrella

Por Altamiro Borges

A 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquia de Belo Horizonte autorizou nesta quarta-feira (22) a quebra do sigilo bancário e o bloqueio dos bens do senador Zezé Perrella (PDT-MG), de seu filho, o deputado estadual mineiro Gustavo Perrella (SDD), e do irmão do senador, o empresário Geraldo de Oliveira Costa. A medida atendeu ao pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que apresentou denúncia contra a família sob o argumento de que ela causou prejuízos aos cofres do estado em contratos feitos sem licitação entre 2007 a 2009, época em que Minas Gerais era governada pelo senador Aécio Neves (PSDB).

Fórum pede asilo para Snowden

Por Fabricio Solagna

Mais de mil máscaras do ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, farão parte de uma intervenção programada para a marcha de abertura do Fórum Social Temático. O ato acontece nesta quinta-feira, 23 de janeiro, com concentração a partir das 13h30 no Largo Glênio Peres e saída prevista para as 15h30.

O "rolezinho" da solidariedade

Lição do nocaute de Diogo Mainardi

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Nunca antes, na história deste blog, dois posts receberam tantas “curtidas” no Facebook e foram feitos tantos acessos quanto ontem, por conta do “nocaute” impiedoso que a empresária Luiza Trajano aplicou ao “dandi” Diogo Mainardi.

Motivos da prisão do jornalista em MG

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

O deputado estadual Rogério Correia (PT-MG) conversou mais cedo com Hernandes de Alecrim e Bruno Moreira Silva, advogados do jornalista Marco Aurélio Carone, do Novo Jornal, preso em Belo Horizonte desde as seis da manhã dessa segunda-feira 20.

Qual a diferença entre crack e cocaína?

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

A iniciativa da prefeitura de São Paulo de experimentar outra abordagem contra o crack, hospedando em hotéis e pagando 15 reais por dia a viciados para que varram ruas me deixou muito otimista. É hora de os governantes brasileiros passarem a combater as drogas de maneira menos hipócrita e higienista - como fazem o PSDB e o DEM, que sempre preferiram simplesmente expulsar os viciados do centro ou interná-los em instituições mentais, para bem longe da vista dos “cidadãos de bem”. Obviamente os obtusos da direita (pleonasmo?) já atacaram a ideia do prefeito Fernando Haddad. Para que tentar dar uma chance a essas pessoas se é possível varrê-las para debaixo do tapete? “Pessoas? E usuário de crack é gente?”, perguntam-se os defensores dos “humanos direitos”.

O trilionário negócio das armas

Por Renato Brandão, na Revista do Brasil:

Há pelo menos 70 mil anos o Homo sapiens já era dotado da capacidade de produzir armas. Junto com a capacidade de desenvolver a linguagem e dominar o fogo, a construção de instrumentos acompanhou a espécie humana nas tarefas de conquistar e se consolidar por diversas regiões do planeta. Transformações posteriores, em especial após os períodos Paleolítico e Neolítico, abririam uma nova etapa da evolução do homem, culminando com a formação de pioneiras organizações sociais e o surgimento da escrita, colocando fim à Pré-história. Homens e armas evoluíram pela Antiguidade até os dias atuais, em uma história de mais de 5 mil anos que vai do uso de metal derretido para fazer espadas, flechas e lanças, até o domínio biológico, químico e nuclear para construir armas de destruição em massa capazes de aniquilar o planeta em poucos minutos e por várias vezes.

O governo invisível não quer Dilma

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

A expressão ‘siga o dinheiro’, comum em filmes policiais, ilustra a percepção correta, adiantada por Adam Smith, de que a moeda desenha estradas invisíveis na sociedade.

Rastreando-as é possível desvendar aquilo que não se oferece imediatamente à vista.

Pelos caminhos do dinheiro circulam desde carregamentos lícitos, como safras, a armamentos, sonegações fiscais, drogas, favores políticos e outras miunças.

Um grave retrocesso da democracia

Por Alípio Freire, no jornal Brasil de Fato:

Na quinta-feira 16 de janeiro, a Rede Brasil Atual publicou o artigo “Ministério da Defesa iguala movimentos sociais a criminosos e os considera ‘força oponente’“, onde denuncia e analisa a Portaria 3.461/MD, que regulamenta atuação das Forças Armadas em operações de segurança pública. Assinada pelo ministro da Defesa Celso Amorim, a 3.461/MD foi publicada em 19 de dezembro passado, data a partir da qual passou a vigorar.

Falsos e reais problemas da economia

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Ontem, o hit do Facebook foi uma entrevista da presidente do Magazine Luiza, Luiza Trajano, ao programa Manhattan Connection.

Não se trata de um programa propriamente jornalístico. Embora tenha alguns jornalistas experientes na bancada, não se exija dele o aprofundamento de outros programas da Globonews.

Mainardi: Inadimplente com a verdade

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O comentarista conservador Diogo Mainardi (aquele que, aparentemente, foi morar na Itália para escapar de processos judiciais) passou vergonha no programa Manhattan Conection, da “Globo News”. Disse que o comércio varejista e a economia vivem grande crise. E foi desmentido pela empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza.

A baixaria do PSDB contra Mercadante

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Em nota oficial publicada no site oficial do partido, na terça-feira, e escondida do noticiário da grande imprensa, o Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudos políticos e econômicos do PSDB, atacou de forma grosseira o ministro da Educação Aloizio Mercadante, que deverá assumir a chefia da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff no próximo mês.

O Facebook está envelhecendo

Por Roberto Amado, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

“O Facebook está morto e enterrado”, anunciou no fim do ano passado o jornal inglês The Guardian. Pode parecer um exagero para uma rede social que tem mais de 1 bilhão de usuários, mas a convicção veio do estudo Global Social Media Impact realizado com adolescentes de até 18 anos em oito países.

Dois Brasis, um rolezinho

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O Brasil está sempre discutindo o rolezinho - mesmo quando não percebe.

Temos o rolezinho conjuntural, dos garotos e garotas da periferia que decidiram fazer concentrações
em shopping centers. Quem nunca experimentou a condição de oprimido poderia fazer um exercício de empatia social para imaginar como é entrar num ambiente estranho, ser olhado como estranho, ouvir palavras estranhas.

As relações entre Dantas e Gilmar

Por Alisson Matos, no blog Conversa Afiada:


Na noite desta terça-feira (21), com transmissão ao vivo, via TVT, pelo Conversa Afiada, o jornalista Rubens Valente, autor do livro Operação Banqueiro, concedeu entrevista a blogueiros sujos, no Barão de Itararé. Com mediação do jornalista Leandro Fortes, participaram da sabatina Paulo Henrique Amorim, Geórgia Pinheiro, Palmério Dória, Luiz Carlos Azenha, Altamiro Borges, Amaury Ribeiro Jr, entre outros.