quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Jovens camponeses expulsam a Globo

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Do jornal Brasil de Fato:

Jovens rurais, reunidos no III Congresso Nacional da Juventude Camponesa, em Recife, na tarde desta quarta-feira (15), expulsaram a equipe local de reportagem da Rede Globo que foi até o evento. Com palavras de ordem, os jovens gritavam e protestavam contra a emissora: “a realidade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura”.

Copom cede novamente e juros sobem

Por Altamiro Borges

Pela sétima vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou nesta quarta-feira (15) a taxa básica de juros, a Selic, de 10% para 10,5% ao ano. Um verdadeiro crime, que beneficia uma minoria de rentistas em detrimento da geração de emprego e renda no país. Até abril de 2013, a taxa de juros sofreu acentuada redução – chegou a 7,25%, o nível mais baixo desde que o Copom foi criado, em 1996 –, o que sinalizou uma mudança de postura da área econômica do governo Dilma no enfrentamento da ditadura financeira. De lá para cá, porém, a brutal pressão dos banqueiros e da mídia rentista fez com que o Banco Central cedesse covardemente na sua política monetária.

60 dias; 60 cruzes no STF

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Do Movimento Solidariedade e Justiça, no blog de José Dirceu:

Há dois meses o Brasil assistiu a mais um perigoso passo de ameaça ao Estado Democrático de Direito, numa série de violações que se somam desde o início do julgamento da Ação Penal 470 e reforçam o caráter de um Judiciário pop star.

Quem ganha com Janot?

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Um exercício político que costuma dar bons frutos é colocar-se na posição de oprimido.

O Ministério Público fez assim na PEC 37, quando acusou o Congresso de trabalhar pela impunidade dos corruptos quando debatia a manutenção de uma indispensável divisão de poderes, típica de toda democracia digna deste nome, onde a parte que investiga (a polícia) não pode ser a mesma que acusa (o Ministério Público) sob o risco de se criar uma Justiça que trabalha para atingir resultados pré-definidos. Quando a PEC 37 foi rejeitada, no rescaldo dos protestos de junho, o Congresso parecia em clima de felicidade nacional.

As férias subsidiadas de Joaquim Barbosa

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Cadu Amaral, em seu blog:

E o presidente supremo do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa fez mais um dos seus supremos disparates. O novo baluarte da moral no Brasil está em viagem de onze dias à Europa. Durante sua passagem pelo velho continente ele receberá R$14 mil e fará duas palestras, uma delas de 30 minutos.

A imprensa e os "rolezinhos"

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:
 

Com exceção da Folha de S. Paulo, os principais jornais de circulação nacional não parecem fazer um grande esforço para compreender o novo fenômeno social, conhecido como “rolezinho”. Na edição de quarta-feira (15/1), o Globo ignora o assunto e o Estado de S. Paulo se limita a reproduzir manifestações de autoridades da segurança pública e entidades que representam os shopping centers. A Folha busca as origens do movimento e produz sua própria versão da nova forma de protagonismo de jovens da periferia.

Vargas Llosa sumirá da mídia nativa?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Vargas Llosa, um dos queridinhos da mídia brasileira por suas posições quase sempre conservadoras, deve sumir dos jornais e revistas do país, a partir de agora.

É que Llosa disse, numa entrevista, uma coisa que a mídia não quer que se discuta: que a concentração é uma real ameaça à democracia.

Daslu, Danuza e Dá o fora!

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

O Brasil tem cerca de 500 shoppings centers.

O conjunto fatura R$ 184 bi por ano, ocupa mais de 11 milhões de m2 - uns 2. 200 campos de futebol; emprega 870 mil pessoas.

Em 40 anos, desde 1996 quando surgiu o primeiro até 2006, foram erguidos 350 shoppings no país; de lá para cá a expansão foi geométrica e ininterrupta. Nos últimos sete anos surgiram mais 120.

A fala de Haddad e o silêncio de Dilma

Por Antonio Martins, no sítio Outras Palavras:

Desta vez o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad foi preciso e veloz. Diante da atitude da PM paulista, que reprimiu com truculência um rolezinho de jovens periféricos num shopping da cidade, ele relacionou o movimento à segregação social brasileira. Lembrou que faltam, à maior parte da juventude, até mesmo “espaços para usufruir a cidade”. E, ao invés de mobilizar a Guarda Civil Metropolitana contra os que buscam tais espaços, preferiu orientar as secretarias de Cultura e Igualdade Racial a dialogar com eles.

O caso extraconjugal de Hollande

Por Gianni Carta, na revista CartaCapital:

Ao anunciar para 600 jornalistas na opulenta Salle de Fêtes do Palácio do Eliseu que não responderia a perguntas “privadas” sobre seu affair reportado na sexta-feira 10 pela revista marrom Closer, Hollande, de 59 anos, admitiu ter uma amante, a atraente mãe de dois filhos de 41 anos.

Haddad e as ações na Cracolândia

Por Renato Rovai, em seu blog:

Há exatos dois anos, em janeiro de 2012, buscando criar um fato político para as eleições que se aproximavam e cada um ao seu jeito buscando tirar proveito da ação, os governos Kassab e Alckmin realizaram uma desastrosa ocupação do território na região central denominado como cracolândia. O objetivo foi o de limpar a área. Ou seja, expulsar os usuários de drogas para iniciar a recuperação urbana do local com o projeto Nova Luz. Em bom português, ao invés de reinserção, higienização.

Dirceu e as intrigas da Folha

Por Altamiro Borges

No domingo (12), a Folha tucana publicou mais uma “reporcagem” com o objetivo explícito de instigar algum tipo de revolta na penitenciária da Papuda, em Brasília, contra os condenados no julgamento midiático do “mensalão”. O ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, foram apresentados como “privilegiados”, que gozariam de “regalias” entre os presos. De imediato, o blogueiro Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho, criticou o “jornalismo cafajeste da Folha”. Nesta terça-feira, a assessoria de José Dirceu também cavou um espaço no jornal para criticar a “reporcagem”. Reproduzo abaixo a nota publicada no jornal e a sua versão na integra.

A “guerrilha” da TV Globo por audiência

Por Altamiro Borges

O jornalista Daniel Castro observou nesta semana no seu antenado sítio Notícias da TV que “a Globo não é mais a mesma. No último domingo, a emissora permaneceu durante uma hora e 54 minutos sem intervalos comerciais, em pleno horário nobre. Ela lançou mão de uma estratégia de programação que sempre criticou na Record e SBT, por privilegiar a audiência. Depois de um bloco de quatro minutos de comerciais no Domingão do Faustão, a Globo ficou sem intervalos das 19h20 até as 21h14. Foram uma hora e 25 minutos de Domingão do Faustão e 29 minutos de Fantástico sem ir para o break... O que a Globo fez é chamado de estratégia de guerrilha”.