domingo, 16 de novembro de 2014

A "surpresa" de Lobão na marcha golpista

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Soa como piada o “arrependimento” de Lobão ao ver parte dos manifestantes da direita pedirem “intervenção militar” no ato – ato paulista, essencialmente, porque no resto do país as manifestações reuniram apenas gatos pingados – pela deposição da presidente eleita.

Porque governante eleito pelo voto cai por três razões: processo judicial contra si que resulte em condenação, renúncia ou então golpe.

Não há, é óbvio, nenhuma das duas primeiras situações.

Portanto, por eliminação, pretender impedir a Presidente de exercer o mandato que obteve nas urnas é, sem meias palavras, golpe.

É indiferente se pretender que o golpe seja dado pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, por um juiz do Paraná ou mesmo pelo parlamento.

Quebra as regras constitucionais e, quando se as quebra, tem-se uma ditadura, pouco importa quais sejam suas razões, orientações ou ideologia.

Temos, neste momento, um Governo legítimo e recém legitimado pelas urnas de outubro.

Se algum defeito institucional pode-se lhe atribuir é o não se defender politicamente como deveria, jamais o de bloquear qualquer ação das instituições legais, inclusive aquelas que se mostram envenenadas pelo partidarismo e facciosismo quando vemos vermos Justiça, Ministério Público e Polícia Federal alimentando vazamento dirigido de acusações generalizadas sem provas a sustentá-las e sem acesso de ninguém, senão eles próprios, ao que se diz e também , não se sabe ao certo o que, traz-se como prova.

A democracia, que não pôde suportar, há 60 anos, a “República do Galeão” não pode suportar uma “República das Araucárias”.

A função constitucional do foro exclusivo das autoridades de governo – tanto quanto as do Legislativo e Judiciário – não é a de conceder privilégios a pessoas, mas a de prover estabilidade ao país.

O Supremo Tribunal Federal não pode fingir que não são seus jurisdicionados exclusivos que estão sendo acusados, na prática, por um processo conduzido por um núcleo onde Polícia, Ministério Público e Judiciário, que deveriam funcionar num sistema de freios e contrapesos, atuam numa evidente sintonia política, ao ponto de produzirem supostas acusações a dois presidentes na antevéspera das eleições e, agora, uma operação impactante para levar, num feriado, à prisões de grande repercussão, cujo objetivo não está, digamos a verdade, nada claro.

Mas que, como envolvem empreiteiros – que, todos sabem, jamais foram ou irão ao reino dos céus – são capazes de produzir impacto e comoção.

Estamos, portanto, na situação de sabermos se o Supremo Tribunal é mais ingênuo ou cínico que Lobão.

E de “não saber” que há, no meio desta história, um apelo à ruptura institucional e e um ataque à democracia.

Ou, até, piores, porque até o Lobão foi capaz de dizer isso e nossa mais alta Corte, até agora, não.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quanto mais o Lobão fala, mais razão ele dá ao Luciano (irmão do Zezé).

José Carlos Dias disse...

Piada é colocar a Globo, o G1 e o Globo neste "bonequinho" aí.
- Não está acontecendo nada na Petrobrás, não é mesmo?