sábado, 15 de novembro de 2014

A luta contra a ofensiva conservadora

Por Adilson Araújo, no site da CTB:

Depois de vencer as eleições de outubro, numa vitória histórica comemorada pelas forças progressistas em todo o mundo e especialmente na América Latina, a presidenta Dilma interpretou com sabedoria o recado das urnas como um clamor popular por mudanças e prometeu empenhar-se para realizá-las, começando pela defesa de um plebiscito popular para definir a reforma política. Mas a direita neoliberal e as forças conservadoras em geral parecem determinadas a sabotar e obstruir o caminho das mudanças.

A aprovação do projeto que suspende o decreto presidencial que criou a Política Nacional de Participação Social, do deputado Mendonça Filho, líder do DEM (uma revanche dos que foram derrotados em 26 de outubro) mostra o horror da direita à ampliação da influência do povo e dos movimentos sociais na elaboração e aplicação das políticas públicas. A mesma fobia antidemocrática revelou-se também nas críticas de líderes do PMDB, partido da base aliada ao governo, à proposta do plebiscito da reforma política, apoiado por mais de 7 milhões de pessoas que votaram no plebiscito popular realizado na primeira semana de setembro.

Os conservadores querem enquadrar a presidenta Dilma e alegam que o Congresso Nacional acaba de ser eleito com a missão de definir a reforma política, admitindo que depois de aprovada pelos parlamentares esta seja submetida a um referendo. Mas a verdade é que o novo Parlamento que surgiu das urnas, produto de um sistema político corrompido e viciado pelo poder econômico, tem uma composição política ainda mais conservadora do que o atual. Por trás da rejeição à participação do povo na elaboração e definição prévia do conteúdo da reforma esconde-se uma ferrenha oposição a uma reforma política democrática e à manobra para manter a sujeição da política e dos políticos ao poder econômico através do financiamento privado das campanhas, que serve fielmente aos interesses da classe dominante.

Os fatos sugerem que o Brasil não vai avançar na direção de uma reforma política democrática e das transformações sociais e políticas que a classe trabalhadora e o povo brasileiro reclamam sem grandes mobilizações e lutas sociais para romper a resistência e a ofensiva da direita neoliberal e das forças conservadoras. Sem mobilização, corremos o sério risco de retrocesso, flexibilização e redução de direitos, ajuste fiscal e desemprego.

* Adilson Araújo é presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

1 comentários:

Henrique -DF disse...

Se é pra ir pra cima!!Então que vamos!!
Eu que tava acostumado no PT desde 1983, a apanhar e ser criticado por ser vermelho, estou acostumado com a disputa desleal, e suja que já fizeram contra a gente!
E os coxinhas será que aguentam!! dúvido!! se é pra defender um SOCIALISMO, neste país, que seja agora!! vamos pra luta! vamos pras RUAS!!
Se o PIG, e a DIREITA quer ver o país passado a “LIMPO”, como estão dizendo, vamos ver se é VERDADE mesmo! Que se investigue tudo!!
“NÃO FICAR PEDRA SOBRE PEDRA”
Eles vão ver!! “ESSA ESTRELA BRILHA”, é quando se tenta quebrar suas PONTAS!!, essas 5 PONTAS, feitas de luta e conquistas!!
VIVA O SOCIALISMO!! VAMOS A LUTA!! VAMOS AS RUAS!! Estamos prontos!!