segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O preconceito contra os nordestinos

Da revista Fórum:

Com o resultado das eleições presidenciais no 1º turno, uma onda de comentários racistas tomou conta das redes sociais. O tumblr Esses Nordestinos reuniu posts do Twitter repletos de ódio e discriminação vindos de eleitores de outras regiões do Brasil. Eles associam os votos dados à candidata Dilma Rousseff (PT) aos programas sociais promovidos pelo governo federal no Nordeste do país.

“Esses nordestinos pobres acham que a Dilma vai aumentar o Bolsa Família deles”, disse uma internauta. “Espero que nunca mais chova lá, seca para sempre”, afirmou outra. “Por mim, separa o Nordeste do Brasil” foi também uma das frases preconceituosas divulgadas pelo tumblr.

Em 2010, a estudante de direito Mayara Petruso foi condenada a um ano e cinco meses de prisão por mensagens como essas, na época das eleições. A pena, no entanto, foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a estudante por crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional, com base no artigo 20 da Lei nº 7.716/89. Ela apoiava o candidato José Serra (PSDB) e publicou as ofensas ao criticar a vitória de Dilma Rousseff (PT) na disputa à Presidência. “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”, escreveu.








5 comentários:

Anônimo disse...

A elite racista está desesperada. Vão perder de novo.

Anônimo disse...

A Rede Globo é a emissora que mais incentiva o preconceito contra os nordestinos.

Anônimo disse...

Os coxinhas racistas estão cada vez mais burros a cada ano.

Mordaz disse...

"Matar um nordestino afogado"? Em São Paulo? Com que água?

Agora falando sério: faço votos de que um segundo mandato da Dilma leve ainda mais prosperidade ao Nordeste.

Unknown disse...

Realmente a sociedade conseguiu decantar em um único ato todas as lacunas do seu confuso processo de formação de valores.

Sucessivos governos massacrando os menos favorecidos, seja com privatizações, seja com mesadas, ambas negligenciaram o mais relevante o conhecimento! O saber é libertador. A única forma de romper com essa lógica inexorável de que ódio se combate com mais ódio é uma das partes dar a outra face. Afinal, segundo Kant o amor é algo a priori e não deve ser afetado pelas fraquezas humana. Trata-se de uma fenda no caráter!