quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O "churrascão da gente desinformada"

Por Mariana Serafini, no site Vermelho:

O evento, em resposta às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que afirmou: “Os eleitores de Dilma são menos informados”, reuniu milhares de “desinformados” na praça Roosevelt, um dos principais pontos de encontro dos jovens na capital paulista, na noite desta terça-feira (14).

Num verdadeiro clima de festa, as pessoas se concentraram na Roosevelt com suas bandeiras para mostrar que, ao contrário da afirmação de Fernando Henrique, cada um dos eleitores de Dilma sabe exatamente o que está fazendo. Ou seja, são eleitores por convicção, acreditam num projeto de governo que beneficiou milhares de brasileiros e votam pela continuidade das políticas sociais e do desenvolvimento.

Já nas proximidades da praça era possível notar a movimentação de uma grande festa popular democrática. Nas estações de metrô mais próximas, entre elas, a Sé, Anhangabaú e República, havia centenas de pessoas com adesivos de campanha de Dilma. O curioso é que eram pessoas com pouco, ou nenhum envolvimento político, trabalhadores e estudantes que apoiaram a manifestação por também defenderem seu voto consciente.

A festa contou com a participação de autoridades políticas, militantes de movimentos sociais, artistas e skatistas que costumam frequentar a praça Roosevelt. O deputado federal eleito Orlando Silva, destacou as vitórias conquistadas nos últimos anos pelo povo brasileiro e ressaltou a importância da participação popular para a continuidade do projeto democrático iniciado com Lula em 2002. “Essa praça não seria o que é se não fossem os skatistas que dão a alma deste lugar, e assim é com milhares de praças por todo o Brasil”, disse.

A atividade é uma iniciativa da Jornada de Lutas da Juventude e contou com o apoio de diversas entidades que trabalharam muito nos últimos dias para garantir o sucesso do evento. Entre elas a UJS, cujo presidente nacional, Renan Alencar, considera muito importante a população ocupar as ruas e as praças porque é uma atitude que intimida os setores conservadores.

“Eles não aguentam a pressão quando o povo está nas ruas. A rua é território nosso, de quem vem mudando o Brasil, de quem lutou e luta pelo Brasil dos nossos sonhos”, disse o dirigente socialista.

O coletivo Fora do Eixo foi um dos principais organizadores da atividade; para Felipe Altefelder, um dos membros, o resultado foi muito positivo. “A adesão popular foi muito satisfatória do ponto de vista da organização porque é uma ação de rua, de praça pública, mas também de redes.”

Felipe destaca o fato de a atividade ter acontecido no centro da capital paulista, um espaço bastante disputado durante as eleições presidenciais, mas afirma que o Churrascão da Gente Desinformada foi comentado em todo o território nacional. “Teve uma repercussão no Brasil inteiro mostrando que tem muita gente conectada e com preferência para no dia 26 eleger o projeto representado pela Dilma”.

0 comentários: