quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Datafolha atiça a briga Aécio-Marina

Por Altamiro Borges

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (2) vai acirrar ainda mais a briga entre o cambaleante Aécio Neves e a ex-verde Marina Silva. O instituto do tucaníssimo Grupo Folha, que já foi apelidado de Datafalha, mostra a presidenta Dilma com os mesmos 40% das intenções de voto das duas sondagens anteriores. Talvez a estranha estabilidade decorra da sobrenatural “margem de erro”. O que chama a atenção, porém, é a disputa acirrada pelo segundo lugar. Pela sondagem, a candidata-carona do PSB voltou a cair – desta vez, um ponto – e surge com 24%. Já o tucano subiu um ponto e aparece com 21% das intenções de voto. Eles estariam tecnicamente empatados.

A Folha online nem disfarçou sua alegria com o resultado. Ela aposta todas as fichas na realização do segundo turno e, depois de um período de crise existencial, não esconde mais sua torcida pelo tucano: “A três dias da eleição, Aécio Neves (PSDB) conseguiu empatar com Marina Silva (PSB) na disputa pelo segundo lugar da corrida presidencial... A tendência é de uma briga bastante acirrada pelo ingresso no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Marina cai ou oscila para baixo pesquisa após pesquisa desde o início de setembro. No mesmo período, ocorreu o oposto com Aécio. A vantagem da pessebista sobre o tucano chegou a ser de 20 pontos. Hoje é de 3 pontos”.

A Folha e o restante da mídia investirão pesado para garantir a passagem do fiel tucano ao segundo turno. Marina Silva será bombardeada nos próximos dias – mas não poderá usar mais a tática teatral da vitimização. Os tucanos, famosos por seus ataques rasteiros, não pouparão baixarias para sangrá-la. Além da ajuda da mídia, eles contam com uma estrutura partidária mais forte e com milhares de candidatos à Câmara Federal, às Assembleias Legislativas e ao Senado. É certo que o tempo é curto, de apenas três dias e sem o recurso do horário eleitoral de rádio e tevê, que termina nesta quinta-feira. Mas, como diz o ditado, a esperança é a última que morre. Eu costumo acrescentar: mas morre!

***

Em tempo: talvez já conhecendo os resultados parciais da pesquisa, a jornalista Eliane Cantanhêde, da Folha – do mesmo grupo empresarial do Datafalha – já havia expressado sua esperança na reação de Aécio Neves. Em sua coluna nesta quinta-feira (2), a “massa cheirosa” se mostrava radiante com “a possibilidade real de mais um embate entre PT e PSDB no segundo turno, como ocorre desde 2002”. Para ela, Dilma “aparentemente estacionou no patamar de 40%. É alto, mas insuficiente para lhe garantir uma vitória no primeiro turno”; e “Marina Silva, grande fenômeno da eleição, virou alvo, reagiu mal à pressão e vem perdendo não apenas fôlego, mas algo essencial na sua postulação: o encanto”.

Já o tucano estaria no seu melhor momento. “Aécio Neves, que tem um partido maior e mais estruturado, mais palanques estaduais e um conjunto de circunstâncias mais consistente do que o de Marina, depende agora dele próprio para ir ao segundo turno. A diferença entre Aécio e Marina caiu a apenas cinco pontos, mas é resultado mais da queda dela do que da efetiva subida dele... Vejamos, portanto, a complexa equação a dias das urnas: Dilma com 40% e sem previsão de ir além, Marina caindo fortemente, Aécio subindo levemente... Na contagem regressiva, Dilma continua favorita, com as Bolsas caindo, o dólar subindo e a Petrobras, coitada, pagando o pato. Mas tudo ainda é bastante imprevisível”. Haja esperança!

*****

Leia também:







0 comentários: