segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tucano criou vídeo falso de Lula

Por Altamiro Borges

Na semana passada, um vídeo falso agitou a internet e gerou dúvidas sobre a sua procedência. Ele mostrava o ex-presidente Lula pedindo voto para Marina Silva. Agora já se sabe que o crime eleitoral foi cometido por Leandro Lima do Nascimento, dirigente do PSDB no Mato Grosso. Ele fez a montagem a partir de uma peça publicitária da campanha ao Senado da candidata Marina Sant’Anna (PT-GO). O tucaninho meio abestalhado – já que a candidata do PSB ameaça tirar do segundo turno o presidenciável do seu próprio partido – confessou o crime. Disse que postou o vídeo no Youtube na noite de quarta-feira (26) pela “zoeira”. “Vi o vídeo da candidata à senadora Marina e vi a oportunidade de fazer uma piada”.

Num primeiro momento, segundo reportagem da Folha, o tucaninho tentou esconder a sua filiação partidária. “A princípio, ele negou fazer parte de qualquer sigla. Entretanto, os registros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram Nascimento como integrante do diretório mato-grossense do PSDB. Confrontado com a informação, ele disse não ser filiado mais – informação que não consta no TSE. ‘Acredito que na política partidária brasileira tanto faz quem ganhar, será a mesma coisa’. Após a repercussão, as campanhas de Dilma e Marina defenderam inquérito para apurar a autoria da peça”. O vídeo já foi retirado pelo Youtube e Leandro Lima do Nascimento poderá agora ser processado por crime eleitoral.

A cena ridícula desmoraliza de vez o cambaleante Aécio Neves. No início de agosto, ele disse ser “a maior vítima de ataques covardes na internet”, atacou o PT e exigiu providências do governo e da Justiça Eleitoral no combate às calúnias nas redes sociais. Ele tentou surfar na onda das denúncias sobre o uso de computadores do Palácio do Planalto para alterar perfis de “calunistas” da TV Globo no Wikipédia. Ele obteve, como esperava, todos os holofotes da mídia tucana e exigiu: “As denúncias têm que ser investigadas e deve haver punição exemplar”. Será que agora ele e a mídia venal pedirão a prisão para o tucaninho do Mato Grosso por seus “ataques covardes na internet”?

*****

Leia também:






0 comentários: