quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Juventude bancária mostra sua força

Do site da CTB:

Neste fim de semana (23 e 24/08), aconteceu no Águas Claras Beach Resort, na cidade de Saubara (BA), o III Encontro da Juventude Bancária da Bahia e Sergipe.

Promovido pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, apoiado pelos seus 12 sindicatos filiados, o evento que já era tema de destaque nos anos anteriores por sua realização, mobilização e participação crescente da juventude bancária, mais uma vez superou as expectativas dos seus organizadores.

Participaram deste 3º Encontro, 130 jovens bancários da Bahia e Sergipe, pertencentes às delegações das cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Jequié, Jacobina, Aracajú, Irecê, Camaçari, Itabuna e Ilhéus. A delegação dos bancários de Irecê e Região, foi composta por 21 bancários das agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Bradesco e Caixa Econômica das cidades de Irecê, Barra, Central, Ibititá, Morro do Chapéu, Barra do Mendes.

“ O crescimento deste terceiro encontro, mostra que as entidades sindicais bancárias da Bahia e Sergipe, acertaram em investir num diálogo mais aprofundado com a juventude bancária. É preciso garantir que esse segmento sinta-se efetivamente partícipe no processo de construção política e das lutas dos trabalhadores ” destacou Carlos Alberto, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Com objetivo de mobilizar os jovens para a luta dos trabalhadores e incentivar uma maior participação na atividade sindical, o encontro conseguiu promover a integração dos jovens de diferentes cidades bem como esclarecer o papel dos sindicatos para a classe trabalhadora.

A primeira etapa do encontro (23), teve como provocação inicial a palestra do jornalista Altamiro Borges, sobre conjuntura política. “Estamos vivendo uma fase muito contraditória. A juventude tem dado sinais de insatisfação, mas, por outro lado, essa insatisfação não tem sido canalizada. Uma alternativa para os jovens é ir para dentro dos sindicatos e arejar as ideias nas entidades. A mudança depende dessa mobilização”, afirmou.

No período da tarde do sábado (23), a participação dos bancários foi bastante produtiva com a divisão em grupos de trabalho. Na manhã do domingo (25), os jovens aprovaram a Carta de Saubara e o Planejamento estratégico de ação para a juventude bancária da BA e SE para os próximos três anos. O evento foi finalizado com a eleição da nova Comissão da Juventude Bancária da Bahia e Sergipe.

Para Emanoel Souza, presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, o evento é um importante passo na busca por renovação das ideias. “O encontro reforça a nossa política de dar voz aos jovens, e, além disso, empoderá-los para buscar intervenções a partir das suas reivindicações.”

0 comentários: