sábado, 9 de agosto de 2014

Calma, Miriam Leitão!

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Na busca desesperada do terceiro turno, a Globo News passou o dia inteiro com a “denúncia” de um factoide.

Alguém entrou na biografia da Miriam leitão no Wikipédia para dizer que ela defendeu o imaculado banqueiro Daniel Dantas.

Primeiro problema: como demonstra nota oficial abaixo, lamentavelmente, não há como identificar o autor da intervenção.

Pode até ter sido um dos coleguinhas do Globo, já que há muitos que a tem em altíssima conta.

Segundo problema: leva a biografia do Wikipédia a sério quem quiser. Porque aquilo ali é uma bagunça sem qualquer compromisso com a verdade dos fatos.

Terceiro problema: se a Miriam jamais defendeu o imaculado será uma exceção no PiG. Porque, como se sabe, no PiG ele é imaculado. No Supremo também.

Quanto à intervenção na biografia de outro “analista econômico” da Globonews é irrelevante ele ser irmão de um economista dos banqueiros.

O citado analista seria um incorrigível neolibelista (**) mesmo que fosse irmão de Leon Trotsky.

Quanto aos pontos cardeais da biografia da romancista Miriam Leitão já estão esculpidos em pedra – fora do Wikipédia.

A seguir, a esclarecedora nota do Palácio do Planalto:

*****

“É lamentável que o endereço IP do Palácio do Planalto tenha sido usado para modificar os perfis do Wikipédia dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg.

A liberdade de expressão na internet é um direito de todos. Mas é absolutamente condenável a utilização de equipamentos públicos com o intuito de atacar a imagem de qualquer cidadão.

Após consulta à Secretaria de Administração da Presidência, constatou-se que é tecnicamente impossível identificar os responsáveis pelas modificações nos perfis dos jornalistas. Isso porque os conteúdos da rede de internet de computadores do Palácio do Planalto, até julho deste ano, eram arquivados por no máximo seis meses. As alterações nos perfis dos jornalistas, citadas pela reportagem de O Globo, foram feitas em maio de 2013. Diante disso, não é possível identificar as máquinas utilizadas para estas alterações.

Informamos que, desde julho deste ano, um novo software foi instalado e triplicou a memória do servidor do Palácio do Planalto, o que permite arquivar por mais tempo todas as operações dos mais de 3,7 mil computadores vinculados à Presidência.

Outro dado técnico que dificulta a identificação de quem fez as modificações na Wikipédia é o fato de elas terem sido realizadas por um número de rede de internet do Palácio que também funciona para a rede wifi. Ou seja, qualquer pessoa, mesmo que estivesse em visita ao Palácio do Planalto, poderia, em tese, ter realizado as alterações.

Ressaltamos que este governo sempre se pautou por uma relação respeitosa com a imprensa. A liberdade de imprensa é um dos pilares da nossa democracia.”


*****

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) “Neolibelê” é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a “Libelu” trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.

0 comentários: