domingo, 29 de junho de 2014

O taxista, eu e a Copa do Mundo

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Saudando a decisão do STF de derrotar Barbosa e começar a recolocar as coisas em ordem, o jornalista Paulo Moreira Leite escreveu em seu blog um artigo primoroso, no qual diz que "há oxigênio no ar" no Brasil. Também senti O² na conversa que tive com um taxista na volta para casa, na noite desta sexta-feira, véspera de Brasil x Chile.

Bepe - E aí, como está a Copa do Mundo para vocês do táxi ?

Taxista - No início estava fraco. Sei lá, os gringos só queriam andar de transporte público no começo. Era só ônibus e metrô. Mas de uns dias para cá passaram a pegar táxi também. Ainda bem.

Bepe - Pelo que você observa, esses passageiros estrangeiros estão gostando da Copa ?

Taxista - Nossa senhora ! Não entendo línguas estrangeiras, mas dá para perceber a felicidade deles. Os que conseguem falar alguma coisa da nossa língua fazem questão de dizer que nunca houve Copa como essa.

Bepe - Engraçado, a imprensa não dizia antes da Copa que ia cair reboco na cabeça de quem fosse aos estádios, que os transportes públicos não funcionariam e que os aeroportos dariam um nó ?

Taxista - Rapaz, nem me fale. Minha mulher é evangélica e estava preocupada comigo, com o meu trabalho no táxi durante a Copa. Dava no jornal todo dia que só ia ter confusão. Tudo mentira.

Bepe - Por que será que a imprensa do Brasil mente tanto ?

Taxista - É. Só gostam de falar de coisa ruim. Eu não entendo nada de política. Mas acho que essa coisa da Copa era tudo contra a Dilma.

Bepe - Também acho que todo esse terrorismo sobre a Copa só explica pela política. O que eles querem é derrotar o PT.

Taxista - Mas bem que eles podiam separar as coisas, né ? Onde já se viu achar que Copa do Mundo não vai dar certo logo aqui onde todo mundo adora futebol ?

Bepe - Pois é, isso não cabeça de ninguém. E você, como tem se virado para ver os jogos da Copa tendo que rodar tanto no táxi ?

Taxista - Nos jogos do Brasil, paro antes e vou para casa assistir. Depois, volto para a batalha. Não dá para perder. Em dia de jogo tem muita gente querendo táxi. Mas eu gosto muito de futebol e tento ver pelo menos pedaços dos outros jogos quando paro para almoçar ou para dar um descanso. Mas, em casa, à noite, vejo um programa esportivo que mostra os lances e os gols dos jogos.

Bepe - Qual o programa que você costuma assistir ?

Taxista - Um da ESPN que tem uns caras muito inteligentes falando sobre os jogos. E não vejo mais jogo na Globo. Ninguém suporta mais o tal do Galvão Bueno.

Bepe - Também estou vendo a Copa pela ESPN e não perco essa resenha noturna que se chama Linha de Passe.

Taxista - Muitos amigos e parentes também não estou vendo a Copa pela Globo. Já chega, né ? É preciso dar vez para as outras.

Chegamos ao destino, me despedi do taxista e entrei em casa de alma lavada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que esta tenha sido apenas uma pe-
quena amostra do comportamento de
muitos e muitos outros taxistas.

Anônimo disse...

Mesmo na ESPN tem as malas como Juca Kifuro.