segunda-feira, 23 de junho de 2014

Aécio tenta calar vozes dissonantes

Por Renato Rovai, em seu blog:

Aécio Neves e o seu PSDB entraram com pedido de busca e apreensão de computadores e equipamentos eletrônicos de uma série de pessoas no Rio de Janeiro, entre eles o da jornalista Rebeca Mafra, que só não teve a sua casa arrombada pela polícia porque uma vizinha tinha a chave do seu apartamento. Segundo a revista IstoÉ (ainda estamos apurando se isso é verdade, porque não recebemos nenhum comunicado oficial) o candidato tucano está movendo um processo contra a Revista Fórum e o Blog da Cidadania baseado na seguinte acusação: somos uma quadrilha virtual porque recebemos uma publicidade da prefeitura de Guarulhos.

A Revista Fórum que tem 13 anos de existência, vários jornalistas em seus quadros e uma história limpa, pois não tem nenhuma condenação judicial em toda a sua existência por conta do jornalismo que pratica, não parece ser imprensa pela lógica aeciana. Na lógica dele, imprensa deve ser apenas aquele tipo de veículo que o elogia.

Foi assim durante todo o período que esteve à frente do governo de Minas Gerais. Se você não conhece bem a história, assista a este vídeo.

Agora, o PSDB tem a cara de pau de soltar uma nota cujo título é “Pelo Direito a opinião”. Será ótimo podê-la usar a favor de Fórum nos tribunais caso de fato Aécio tenha nos processado. Mas ela é um amontoado de frases que o partido juntou para defender o que não tem defendido.

O texto cujo título é “pelo direito a opinião” ataca exatamente esse direito que foi exercido pelo vice-presidente do PT, Alberto Cantalice. É absurdo querer lhe impedir de escrever que certos colunistas são “pitbulls da grande mídia“. Inclusive porque há anos esses mesmos colunistas atacam ao seu partido como se fosse uma organização criminosa dirigida por bandidos.

Aliás, esses “pitbulls” usam exatamente o mesmo argumento que Aécio utiliza para atacar a imprensa que não o bajula. O tucano já se referiu à blogosfera como quadrilha algumas vezes. E pior, acionou a polícia. Imaginem se Cantalice tivesse entrado com mandado de busca e apreensão na casa daqueles que chama de “pitbulls”.

A grita contra Cantalice, orquestrada principalmente por Reinaldo Azevedo e Danilo Gentili (aliás, qual dos dois é o humorista?), é algo absurdamente exagerado. Quem deveria gritar desse jeito era Rebeca Mafra e todos que já foram silenciados e atacados pela lógica da “liberdade de imprensa” aeciana. Eles, sim, impedidos de usar seu direito a opinião.

Aécio tem se mostrado um perigo para a liberdade de imprensa. Todos os seus movimentos, inclusive este texto contra Cantalice assinado pelo PSDB, demonstram que seu interesse é o de calar as vozes dissonantes e construir unanimidade midiática em torno do seu nome. Quer a mídia tradicional a seu favor. E vai buscar silenciar os outros setores, criminalizando-os. É uma lógica a lá democracia no Egito. Que tem enviado à cadeia jornalistas que denunciam a ditadura por formação de quadrilha. Esse é o risco real.

Segue a nota do PSDB.

*****

Pelo direito à opinião!

O site do Diretório Nacional do PT deu mais um triste passo no estímulo à intolerância, ao ódio e à divisão do país, ao passar a atacar oficialmente, sem nenhum subterfúgio, o livre direito à opinião.

O PT e suas lideranças, que têm perpetrado ataques diários e insistentes à imprensa e seus profissionais, chegaram agora ao absurdo de criar “listas negras” para expor, à execração da sua militância, jornalistas e artistas que pensam diferente do partido e têm a coragem de expressar publicamente estas opiniões.

Não por acaso, na última sexta-feira a Folha de S. Paulo noticia o gesto de um governador do PT de processar criminalmente uma jornalista apenas por ter reproduzido uma declaração de terceiros.

A radicalização das ações do partido contra a liberdade de imprensa e opinião preocupa muitos brasileiros.

Na internet, aumentam as calúnias e difamações contra os adversários do PT. Aqueles que ousam manifestar opiniões contrárias aos interesses do partido são perseguidos por uma rede de comentários agressivos e desrespeitosos.

Há pouco tempo, o jornalista Merval Pereira, de O Globo, foi constrangido em local público. O mesmo aconteceu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, agredido verbalmente por militantes petistas.

Hoje, os jornais noticiam que agressões à imprensa e a defesa do “controle social da mídia ” ocuparam papel de destaque na Convenção Nacional do PT.

O PSDB repudia toda e qualquer tentativa de limitação do exercício da livre opinião e manifesta, mais uma vez, o seu compromisso com a defesa de todas as liberdades, especialmente a de imprensa.

Brasília, 22 de junho de 2014

0 comentários: